Redes sociais

28/06/2014 11h01 - Atualizado em 19/09/2016 14h59

Google Docs agora edita arquivos do Microsoft Office; veja novidades

Elson de Souza
por
Para o TechTudo

O Google Docs ganhou uma novidade aguardada a bastante tempo: o suporte a edição de arquivos do Microsoft Office. A partir de agora, os usuário poderão começar uma atividade no Word (.doc), PowerPoint (.ppt) e Excel (.xls) e terminar de editar os documentos online nos respectivos programas do Google. Além disso, o GDocs teve seus apps móveis renovados e ganhou recursos para trabalhos colaborativos.

Google I/O 2014 revela o smart One, Android L e conecta carros e TV´s

Google Docs agora é capaz de editar documentos do novo Microsoft Office e também das versões antigas (Foto: Divulgação/Google)Google Docs agora é capaz de editar documentos do novo Microsoft Office e também das versões antigas (Foto: Divulgação/Google)

Fim da incompatibilidade

Um dos grandes problemas na vida dos usuários do Google Drive era falta de compatibilidade entre os documentos do Office e o Docs, Google Sheets e Slides. Com isso, o usuários era obrigado a recorrer um computador com o programa da Microsoft instalado ou utilizar a Office online no Outlook.com ou Hotmail. No entanto, o Google anunciou o fim desse transtorno durante a sua conferência na quarta-feira (25).

A partir de agora, é possível abrir, editar e salvar documentos no formatos do Word (.doc e .docx) no Docs, do Excel (.xls e .xlsx) no Sheets e do PowerPoint (.ppt e .pptx) no Slides, seja online no Google Drive e no navegador Chrome ou offline no PC. Além disso, será possível optar por manter os arquivos o formado da Microsoft, garantindo uma maior compatibilidade, ou convertê-los para usar os recursos e formatos da empresa de buscas.

Novos e renovados aplicativos para Android e iOS

Outra novidade apresentada durante o Google I/O foi a chegada do aplicativo do Slides aos smartphones e tablets. Com ele, será possível utilizar os seus dispositivos móveis com Android e, futuramente, iOS para criar apresentações de palestras, trabalhos e reuniões sem a necessidade de recorrer a um computador, de forma semelhante ao pacote iWorks da Apple e o próprio Office da Microsoft.

Google Slides ganhou versão para smartphones e tablets com Android e chegará também ao iOS (Foto: Divulgação/Google)Google Slides ganhou versão para smartphones e tablets com Android e chegará também ao iOS (Foto: Divulgação/Google)

Já a versão móvel do Docs e do Sheets também receberam algumas mudanças e pequenas melhorias. Segundo o Google, com os três apps, o usuário poderá ser capaz de editar documentos nos seus dispositivos mesmo sem estarem conectados à Internet.

Qual é o melhor: Microsoft Office ou Google Docs? Comente no Fórum do TechTudo.

Aceite ou recuse mudanças em edições colaborativas

Por fim, uma terceira função que o Google incluiu em seus programas foram as sugestões colaborativas. Com ela, você pode permitir que outros usuários possam fazer edições nos seus documentos e adicionar dados. No entanto as mudanças só serão efetivadas com as sua aprovação, existindo ainda a possibilidade de comentar as mudanças.

Google Docs agora aceita aprovação ou recusa de edições colaborativas e também comentários (Foto: Divulgação/Google)Google Docs agora aceita aprovação ou recusa de edições colaborativas e também comentários (Foto: Divulgação/Google)

Por exemplo, em um relatório ou trabalho da escola, um dos membros pode sugerir ao responsável pelo documento que adicione um determinado dado em uma posição. Caberá a essa pessoa aprovar ou recusar aquela sugestão, que aparecerá na linha do tempo colaborativa, e ainda fazer comentários a respeito daquela ideia. O recurso promete facilitar e organizar o debate entre os usuários sem interferir diretamente no documento final.

De acordo com o Google, as novidades na versão web, Android, desktop e para Google Chrome do Docs já está disponível para todos os usuários. Já o aplicativo do Pages para iOS chegará apenas nas próximas semanas. Conheça também as demais novidades apresentadas na conferência Google I/O e também a interface Material Design.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • André Santos
    2014-06-28T22:53:51

    "A partir de agora, os usuário poderão começar uma atividade no Word (.doc), "..... os usuário poderão ????? Não tem corretor ortográfico no Techtudo ????