Internet

24/06/2014 11h49 - Atualizado em 24/06/2014 11h56

Google Domains: gigante testa serviço de registro de domínio de Internet

Edivaldo Brito
por
Para o TechTudo

O Google revelou na segunda-feira (23) que está construindo um serviço de registro de domínio chamado Google Domains. A novidade colocará a gigante de buscas no mercado de registro de domínios e expandirá seu portfólio de serviços essenciais na Internet; entenda qual é a proposta.

Como registrar um domínio?

Conheça o Google Domains (Foto: Reprodução/Google)Conheça o Google Domains (Foto: Reprodução/Google)


Para ter uma ideia da importância do novo serviço oferecido pelo Google, é preciso entender o que vem a ser domínio. Um domínio é um nome que serve para localizar e identificar um computador ou um conjunto deles na internet. Quando alguém digita um endereço na Internet (como techtudo.com.br), um servidor DNS é consultado. Esse servidor procura o domínio em uma ou mais bases de dados que contém o registro deles e ao encontrar a informação, retorna o endereço real desse domínio (o endereço IP, composto de números como 200.197.158.10). Resumindo: sem o registro de domínios, teríamos que memorizar uma sequência grande de números e digitá-las sempre para acessar um site.

O registro de domínios normalmente é feito através de um órgão autorizado para atuar nessa área, como o InterNIC nos Estados Unidos e o Registro.br no Brasil. Para registrar um domínio, é preciso acessar o site de um órgão registrador e verificar se o domínio está disponível para uso.

Caso esteja, basta criar uma conta, cadastrar o domínio nessa conta e pagar a taxa de registro. Mas, o registro não se resume a apenas pagar a taxa, para manter o registro é preciso cadastrar um ou mais servidores DNS que responderão pelo domínio registrado. Essa medida é necessária, pois evita lentidão na Internet, que pode ocorrer quando um usuário procura o endereço e ele não está online naquele momento.

Além do registro de domínio

A proposta do Google vai além do simples registro de domínios. Segundo a empresa, no serviço, tarefas como encontrar, comprar, transferir e gerenciar um domínio, será uma experiência simples e transparente. E, para garantir um melhor suporte ao cliente, serão oferecidos serviços adicionais, como ferramentas de criação de site móvel, suporte à gestão do domínio e serviços de hospedagem, que virão de um seleto grupo de prestadores de serviços. Entre os fornecedores que trabalharão com o Google Domains estão o Shopify , Squarespace , Weebly e Wix.com.

Qual o melhor site para hospedar e domínio? Dê a sua opinião no Fórum do TechTudo.

Google Domains em fase de testes

Entretanto, o produto ainda está em fase de testes (beta) e, por enquanto, está disponível somente para convidados. Ou seja, você só conseguirá utilizar o novo serviço, se alguém que já está nele, lhe enviar um convite. Outra opção é clicar no link que fica no nome “Domains INVITE-ONLY BETA” e na tela que aparece, clicar no link “I’d like to request an invitation code.”. Depois, preencha os dados e aguarde o e-mail do Google (porém, não há garantias que será enviado).

Página do Google Domains, novo serviço de registro de domínios do Google (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito) (Foto: Página do Google Domains, novo serviço de registro de domínios do Google (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito))Página do Google Domains, novo serviço de registro de domínios do Google (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)


Infelizmente, esse é o procedimento usado pelo Google em boa parte dos seus serviços que ainda estão em construção, como o domains.google.com. Por isso, se você ficou curioso para usar o serviço, inscreva-se e aguarde.

Via Blog Google+ Your Business e The Next Web

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares