25/06/2014 15h14 - Atualizado em 25/06/2014 16h12

Google lança Android L; veja o que muda em relação ao KitKat

Elson de Souza
por
Para o TechTudo

O Android L, provavelmente Lollipop, foi apresentado finalmente pelo Google nesta quarta-feira (25). A nova versão do sistema mobile chega com uma reformulação na interface, batizada de Material Design. Além disso, a plataforma deve ganhar uma melhoria no desempenho e no consumo de bateria. Confira o que mudou desde o KitKat.

Google I/O 2014 revela Android L, smart One e soluções em TV, carro e relógio

Android L levará novo design e mais novidades a tablets e smartphones com o sistema (Foto: Reprodução/Google)Android L levará novo design e mais novidades a tablets e smartphones com o sistema (Foto: Reprodução/Google)

Material Design: leve como papel

O Android L apresenta uma interface redesenhada que recebeu o nome de Material Design. O interessante do novo design é que há uma simulação do papel, incluindo efeitos de “dobrar” e o uso de sombras para dar a impressão de diferentes alturas, como se um elemento estivesse flutuando sobre o outro.

Nova interface do Android L ficou mais minimalista e leve (Foto: Reprodução/Google)Nova interface do Android L ficou mais minimalista e leve (Foto: Reprodução/Google)

Assim como o iOS 8 e o Windows Phone, o Android L abusará das cores e do visual mais minimalista, mas com maior efeito de profundidade. O sistema ganhou ainda novas animações e interações baseadas em gestos. Nos apps demonstrados pelo Google, por exemplo, o sistema terá uma espécie de botão flutuante na tela, no qual os usuários conseguirão acessar o teclado numérico, no discador, ou criar um novo e-mail, no Gmail.

Google apresentou diferenças entre Android KitKat e Androdi L (Foto: Reprodução/Google)Google apresentou diferenças entre Android KitKat e Androdi L (Foto: Reprodução/Google)

O Android L investirá no uso de cards na interface, com uma aparência bastante similar à das live tiles do Windows Phone. Os cartões estarão presentes, por exemplos, no Widgets, e no novo discador, com fotos dos contatos na área de atalhos do sistema.

Android L poderá ter botões animados que reponde aos toques do usuário (Foto: Reprodução/Google)Android L poderá ter botões animados que reponde aos toques do usuário (Foto: Reprodução/Google)

O sistema ganhou ainda um redesign no botões virtuais: agora, eles terão um design minimalista, baseado em formas geométricas e não mais em figuras, como no KitKat. Outro recurso que chamou a atenção foi a possibilidade de incluir animações em respostas ao toque, como botões que piscam e mudam de cor ao serem pressionados pelos usuários.

Android L terá notificações na tela de bloqueio como o iOS da Apple (Foto: Reprodução/Google)Android L terá notificações na tela de bloqueio como o iOS da Apple (Foto: Reprodução/Google)

Já na tela de notificações, haverá uma estruturação semelhante ao iOS 8. Ao clicar sobre um alerta, ele pulará sobre as demais e exibirá mais detalhes. As notificações do Android ganharam ainda a possibilidade de interação, como responder ou não uma chamada, de forma semelhante às recem-apresentadas no iOS 8.

Android L também permitirá respostas diretamente nas notificações do sistema (Foto: Reprodução/Google)Android L também permitirá respostas diretamente nas notificações do sistema (Foto: Reprodução/Google)

Performance

O Google também promete uma grande otimização na nova versão do Android. Durante a apresentação, foram demonstradas um grande avanço de performance no Nexus 5 em aplicativos como o Google Maps. Em alguns casos, o consumo de recursos chegou pela metade. A expectativa é que o sistema gerencie melhor a memória e os outros componentes do dispositivo.

Project Volta promete reduzir o consumo de bateria no Android L (Foto: Reprodução/Google)Project Volta promete reduzir o consumo de bateria no Android L (Foto: Reprodução/Google)

A versão do Android suportará ainda processadores com arquitetura 64 bits, como o Apple A7 utilizado no iPhone 5S. Com isso, o sistema operacional deve se tornar capaz de gerenciar mais memórias RAM, abrindo espaço para dispositivos mais poderosos.

Google demonstrou a diferença entre o consumo de bateria no Android KitKat e L (Foto: Reprodução/Google)Google demonstrou a diferença entre o consumo de bateria no Android KitKat e L (Foto: Reprodução/Google)

Outro assunto aguardado pelos milhões de usuários do Android é o consumo de bateria pelo sistema. Para a área, o Google apresentou o Project Volta: uma série de medidas e melhorias que promete melhorar a autonomia do sistema. A novidade, no entanto, foi ofuscada por um protesto de uma pessoas da plateia. Será uma usuária do Android revoltada porque o telefone desligou no meio do evento?

Segurança

O Google aproveitou a conferência para mostrar os esforço da empresa contra os ataques virtuais: um dos grandes problemas do Android. Segundo a empresa, 93% dos usuários roda a última versão do Google Play Services, pacote de aplicativos da companhia.

Android L foi apresentado pelo Google com novidades no design e segurança (Foto: Reprodução/Google)Android L foi apresentado pelo Google com novidades no design e segurança (Foto: Reprodução/Google)



Segundo o Google, o novo sistema trará alguns reforços na segurança, como a verificação contra malware em todos os aplicativos da Google Play Store. Além disso, os aparelhos receberão pacotes de segurança diretamente do Play Services e ainda terão uma função para restaurar o telefone em caso de ataque.

Disponibilidade

O Android L estará disponível primeiramente em uma versão de testes para desenvolvedores, como o iOS e o Windows Phone. No entanto, não foram informados quando o sistema começará a chegar aos usuários finais.

Conheça um pouco mais do "Material Design", no Android L:

O que deve fazer para tornar seu Android mais seguro? Veja no Fórum do TechTudo.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Diego Fagundes
    2014-06-27T16:40:03  

    Só critica a Apple quem não tem condições de comprar um iPhone. Quem tem, não troca por outro.

    recentes

    populares

    • Diego Fagundes
      2014-06-27T16:40:03  

      Agora todo mundo tem mão de moça para usar um aparelinho de 4"??

    recentes

    populares

    • Diego Fagundes
      2014-06-27T16:40:03  

      sokpaksoak, Apple é status.. hoje em dia qualquer um pode ter um Iphone! O problema é que a maioria das pessoas vivem de aparência.

  • Marcelo
    2014-06-26T02:17:14  

    Google imitando a Apple. transformar em conceitos "geniais" soluções bobas e óbvias de design e funções, rsrs

    recentes

    populares

    • Marcelo
      2014-06-26T02:17:14  

      Você quer dizer Google Imitando a Apple que imitou a Microsoft ?? ahh entendi.

    recentes

    populares

    • Marcelo
      2014-06-26T02:17:14  

      Na verdade, Alessandro, a Google imitando a Apple que imitou a Google e a Microsoft.

  • Wilian Brito
    2014-06-27T11:06:50

    Ficou perfeito! Com certeza o melhor e mais bonito Sistema Operacional.. O Google deveria ser tombado como patrimonio da humanidade.. Google é Show!

  • Tiago Almeida
    2014-07-01T10:03:48

    Para os desavisados de plantão o Material Design é claramente inspirado no Flat Design e apesar de cedo de afirmar, achei superior. O Flat Design é adotado pelo iOS e WP. Não sei em que mundo adotar práticas de design comuns do momento é copiar algo, mas o choro é livre.

  • Fernando Andrade
    2014-06-25T18:32:43  

    Só eu que achei ou o Android está ficando muuuito parecido com o Windows Phone?

    recentes

    populares

    • Fernando Andrade
      2014-06-25T18:32:43  

      São tendências atuais, se chama Flat Design que foi adotado pela Apple e iOS. Não tem nada a ver querer ficar parecido com o WP (Até porque deveria ser o contrário já que o lider é o Android ;) ). O material design é um flat design melhorado...

    recentes

    populares

    • Fernando Andrade
      2014-06-25T18:32:43  

      Alias, pela Apple no iOS e pela MS no WP *

  • Diego Fagundes
    2014-06-26T10:55:18  

    Cara de pau... O Google sempre foi assim, eles esperam a Apple e Microsoft anunciarem as novidades, depois copiam tudo e fazem algumas pequenas alterações e lançam um celular com tela maior e pronto. Assim é fácil.

    recentes

    populares

    • Diego Fagundes
      2014-06-26T10:55:18  

      Huuummmm... então o Google fez a nova versão do Android em três semanas. Que rápido, hein?! Já a Apple não copiou o Android em nada quando transformou o seu SO obsoleto nos copia droid iOS 7 e iOS8. Ah, você viu que o próximo iPhone top terá uma tela de 5,5"? Deve ser esse negócio de não ter nada novo pra mostrar e lançar um celular com tela maior. Só uma dica: pense um pouquinho antes de escrever, o Google não fabrica celulares (com exceção aos Moto X e Moto G que, inclusive, tem telas pequenas).

    recentes

    populares

    • Diego Fagundes
      2014-06-26T10:55:18  

      Quanto Mimimi. A maioria das coisas ali já era possível fazer no Android, agora só ficou nativa. E quer chorar melhor ver o que a Apple e a MS copiou do Android também!

  • Chora Urubu
    2014-06-26T07:59:59  

    Só pra não perder o costume, copiando a Apple kkkkkkk

    recentes

    populares

    • Chora Urubu
      2014-06-26T07:59:59  

      Então o Google está copiando as notificações que a Apple copiou dele ano passado? Ou está copiando o layout flat nos ícones e animações que o iOS viu no Android e fez igual? Que interessante... esse fenômeno é conhecido como o paradoxo dos fanboys.

    recentes

    populares

    • Chora Urubu
      2014-06-26T07:59:59  

      Apple a onde ? Estão copiando o Windows Phone, que a Apple ja esta tentando copiar também.

  • MARLOS OLIVEIRA
    2014-06-26T09:11:54  

    As "novidades" das notificações já são assim. Inclusive copiadas pela Apple, não o contrário, como interação de responder ou não chamadas. Foi exibido outra coisa que o techtudo moscou na tradução.

    recentes

    populares

    • MARLOS OLIVEIRA
      2014-06-26T09:11:54  

      Pois é... só os fanboys e os estagiários do Techtudo não lembram que a Apple copiou as notificações do Android para, enfim, mudar alguma coisa no iOS.

  • Júlio Paula
    2014-06-26T12:58:53

    Windows Phone inspirou as fabricantes para usar as cores sólidas!!!

  • Leonardo Rossi
    2014-06-26T12:17:43

    é impressão minha ou ele é inspirado no WP???

  • Áquila Busman
    2014-06-26T10:46:54

    Genial o Android L!!! L = LIXO O choro é L tbm, = Livre kkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Victor Beck
    2014-06-26T08:48:01

    Games com graficos avançados? Vocês acham que um smartphone e um robô? Ahh fala serio vei.

  • Rodrigo Perez
    2014-06-26T07:40:43

    O vídeo da apresentação de design minimalista é realmente bem interessante. A pergunta que fica após o vídeo é se os dispositivos com pouca memória conseguirão rodar o sistema operacional, afinal, para executar toda essa fluidez deve necessitar um bom processador. Pena que a samsung provavelmente estragará o design com o seu touchwiz.

  • Luiz Nogueira
    2014-06-25T23:07:16

    Aos expectadores do Android L, uma dica. Enquanto aguardam pelo lançamento do concorrente pago, que tal ler um pouquinho de Machado de Assis pra desenvolvimento cerebral.

  • Henrique Oliveira
    2014-06-25T19:04:48  

    a google lançando mais uma fragmentação kkkkk vamos ver agora moto g,galaxy s4 optimus g,entre milhares que morrerão no kitkat no máximo aff!!!

    recentes

    populares

    • Henrique Oliveira
      2014-06-25T19:04:48  

      Deixa de ser burro, há várias maneiras de atualizar o aparelho sem usar a atualização oficial. Agora faça isso com um iPhone 4, fera!

    recentes

    populares

    • Henrique Oliveira
      2014-06-25T19:04:48  

      Morrer no Kitkat não vão, existe CyanogenMod!

  • Fogão Campeão
    2014-06-25T20:18:53  

    Não foi feito nada demais. Foi apenas um modificação do IOS da Apple. A Google sempre copia os produtos da Apple.

    recentes

    populares

    • Fogão Campeão
      2014-06-25T20:18:53  

      Tenho certeza que a Apple disponibilizou o código para a google fazer a cópia...

    recentes

    populares

    • Fogão Campeão
      2014-06-25T20:18:53  

      Meu querido, vejamos o iOS 8, agora quem copiou quem? Me diga! Muitos recursos que foram mostrados aí, já existiam no android, nas Custom Roms, nos módulos Xposed, então antes de falar asneiras por aí, vá pesquisar!

  • Pedro Nora
    2014-06-25T20:40:54

    Na realidade, os recursos que ele comparou com o iOS já existem no KitKat, como, por exemplo, a interação nas notificações. Aliás, as notificações na barra superior existem desde a sua origem, sendo aprimorada a cada versão.

  • Wilson Azarias
    2014-06-25T20:37:35

    Show! Ainda bem que os Nexus são os primeiros a receber a atualização.

  • Lucas Costa
    2014-06-25T18:34:11  

    "Como no iOS 8" é repetido várias vezes na matéria, mostrando o ctrl C ctrl V deste sistema ridiculo chamado android

    recentes

    populares

    • Lucas Costa
      2014-06-25T18:34:11  

      Então você não leu a reportagem do iOS8, só fala de Android. Também copiaram muita coisa. E deixa de ser alienado !

    recentes

    populares

    • Lucas Costa
      2014-06-25T18:34:11  

      Somente mostra que o "repórter" não tem conhecimento nenhum de Android...

  • Fernando Ottolini
    2014-06-25T17:56:31

    Sou fã da Apple, mas desde o KitKat comecei a dar mais atenção ao Android. Hoje com um MOTO G com KitKat consigo quase os mesmos recursos que gosto nos mobiles da Apple além do Google+ que é um show a parte. Apesar de gostar muito da Apple, acho que monopólio não é bom e, a partir do Android 4.4, as coisas começaram a mudar. Que venha o Android L

  • Juliano Palmeira
    2014-06-25T17:21:47

    Ficou na cara que o redator é fanboy de iphone, estava comparando tudo com ios 8 e até o processador a7 da samsung ele chamou de apple a7 kkkkkkkkkkk

  • Joao Santos
    2014-06-25T16:12:41

    Aparentemente é muito bonito o visual e a dinâmica do novo sistema. Além de permitir aparelhos com maior poder de processamento e gerencimento de consumo. Pode ser que a partir do próximo ano, começamos então a ver games com poderes gráficos avançados, equiparando-se ao de portáteis como o PS Vita. Vamos aguardar.