TV

02/06/2014 09h24 - Atualizado em 02/06/2014 09h24

Google pode anunciar Android TV já no próximo mês durante I/O

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

Após muita espera, parece que a Android TV está finalmente pronta para ser apresentada durante a conferência de desenvolvedores Google I/O, a ser realizada entre os dias 25 e 26 de junho. Segunda tentativa da companhia depois do fracasso com o Google TV, a nova empreitada deverá trazer grandes novidades para o segmento, incluindo habilidade de rodar aplicativos e jogos do sistema móvel direto na tela grande.

Asus abre Computex com híbrido finíssimo e inova com aparelho cinco-em-um

Sistema baseado em Android deve chegar para substituir de vez a fracassada Google TV (Foto: Reprodução/Google)Sistema baseado em Android deve chegar para substituir de vez a fracassada Google TV (Foto: Reprodução/Google)

Segundo o site GigaOm, que obteve informações de fonte ligada ao Google, a interface da Android TV foi completamente repensada para simplificar o consumo de conteúdo. Além de um design baseado em cartões, um para cada app instalado, a televisão poderá organizar filmes e séries em uma só grade de programação, independente do aplicativo que os detém.

Com isso, espera-se que a novidade tenha uma abordagem mais parecida com serviços comuns de TV a cabo, em que pouco importa para o usuário de onde vem o conteúdo, desde que ele tenha acesso rápido por meio de uma lista. Na prática, isso significa que séries do Netflix possam ocupar o mesmo espaço que web séries publicadas no YouTube, por exemplo.


Jogos na telona

Outro grande atrativo da nova plataforma do Google para a TV seria o suporte total a jogos para Android. Com isso, a companhia espera atrair de vez a atenção de jogadores casuais que se satisfazem com o conteúdo da Play Store e não desejam pagar caro por um console de última geração.

Colabora com isso uma referência a Android TV encontrada no código da suposta nova versão do sistema operacional, que seria a 4.4.3. Dessa maneira, uma possibilidade é, inclusive, que os games adaptados para a TV possam ser controlados por meio de smartphones e tablets com o sistema do robô.

Qual smartphone Android tem melhor custo-benefício? Opine no Fórum do TechTudo.

Android TV x Chromecast

Mas, por que ter um sistema para a TV se o Chromecast traz várias de suas funções em um hardware barato e que faz sucesso no mundo todo? Segundo o GigaOm, uma das respostas seria justamente a incapacidade do dongle de suportar jogos, tornando o Android TV um sistema para quem deseja gastar mais para ter a experiência completa.

Tendo isso em mente, a Google já estaria trabalhando lado a lado com vários fabricantes de TV para ter produtos rodando o novo sistema em breve, pouco após o lançamento. O objetivo geral seria fazer o usuário esquecer do fiasco do Google TV para apostar em algo completamente novo – se a plataforma tem tudo para dar certo ou não, resta esperar alguns dias até o I/O 2014.

Via GigaOm

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • João Carvalho
    2014-06-25T13:21:39

    Nexus 5 por R$ 1.099,00 hoje no site "Barato Descontos"