Tablet

16/06/2014 06h50 - Atualizado em 16/06/2014 09h54

Moto E ou Razr D3? Confira o comparativo de celular da semana

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

O Moto E, novo smartphone de entrada da Motorola, tenta colocar em um pacote mais barato tudo o que vem dando certo desde o lançamento do Moto X. Porém, com o bom Razr D3 ainda à venda no mercado, a comparação é inevitável antes de decidir pela compra. Se você está em busca de um dos smartphones, confira abaixo o aparelho que mais merece seu investimento.

Novos smartwatches da Motorola e LG aparecem em blog oficial do Android

Moto E e Razr D3? Quem vence a batalha? (Foto: Arte/TechTudo)Moto E e Razr D3? Quem vence a batalha? (Foto: Arte/TechTudo)


Desempenho: Moto E

Ambos os aparelhos trazem consigo processadores dual-core, mas o modelo encontrado no Moto E é mais recente e, notadamente, mais eficaz – o Snapdragon 200, da Qualcomm. O Razr D3 vem equipado com um chip de baixo custo, fabricado pela Mediatek, lançado há um ano.

Em termos de memória, há empate. Os dois dispositivos vêm com 1 GB de RAM, 4 GB de armazenamento e entrada para cartão microSD de até 32 GB.

Moto E é o novo aparelho de entrada da Motorola com Android KitKat e processador dual-core (Foto: Allan Melo/TechTudo) (Foto: Moto E é o novo aparelho de entrada da Motorola com Android KitKat e processador dual-core (Foto: Allan Melo/TechTudo))Moto E vence a batalha de processador com o Razr D3 (Foto: Allan Melo/TechTudo)

Bateria: Empate

Uma vantagem de aparelhos com hardware mais modesto é o baixo consumo de energia. Nesse sentido, os dois oferecem, de acordo com a fabricante, um dia inteiro de bateria – isso apesar do Razr D3 ter uma duração ligeiramente maior.

Parte do desempenho do Moto E se deve à otimização do Android 4.4, que permite uma boa autonomia mesmo com uma tela maior e de maior resolução. Em resumo, bateria não é problema para ambos.

Tela: Moto E

Nesse quesito, o Razr D3 não consegue competir com o Moto E. O smart mais recente da Motorola traz uma tela 0,3 polegadas maior e com imagens mais agradáveis graças aos 156 pixels por polegada, em uma área de 540 x 960 pixels.

Dimensões: Razr D3

Motorola prometeu que Razr D3, assim como a versão D1, vai receber update para Android 4.4 até junho (Foto: Elson de Souza/TechTudo) (Foto: Motorola prometeu que Razr D3, assim como a versão D1, vai receber update para Android 4.4 até junho (Foto: Elson de Souza/TechTudo))Razr D3 é mais compacto e mais leve que o Moto E (Foto: Elson de Souza/TechTudo)


O Razr D3 é certamente mais compacto. Medindo 119.3 x 59.8 x 9.8 mm, suas dimensões são todas menores que as do Moto E, que somam 5 mm a mais na altura e largura, além de 2,5 mm a mais na espessura. O Razr também é 22 g mais leve – são 120 g contra 142 g.

Design: Empate

Moto E e Razr D3 usam plástico na construção, e seu design não salta aos olhos de maneira alguma. Portanto, a aparência se trata mais de uma questão de gosto do que necessariamente qualidade no projeto dos aparelhos. Pode-se dizer, porém, que o Moto E leva pouca vantagem por seguir o padrão mais moderno da linha, inaugurado com o Moto X, mas não chega a ser um diferencial.

Câmeras: Razr D3

Quais os melhores smartphones atualmente? Comente no Fórum do TechTudo

Qualidade de foto não é destaque em aparelhos de entrada, e o mesmo se aplica para os smartphones deste comparativo. Mas, o modelo mais antigo da Motorola traz um sensor capaz de capturar imagens maiores e com ajuda do flash, inexistente no aparelho mais recente.

É possível fazer fotos de 8 megapixels e vídeo em HD (720p) com a câmera traseira do Razr, contra 5 megapixels e gravação com resolução de 854×480 no Moto E. Além disso, o Razr tem câmera frontal para realizar videochamadas, o que não é possível no Moto E.

Sistema operacional: Moto E

O Android do Moto E é mais atual (4.4 “Jelly Bean”) e limpo, por isso oferece experiência melhor que o Razr D3, que ainda não passou da versão 4.1 (Jelly Bean). O Moto E conta ainda com apps exclusivos como Moto Assist, Moto Alerta e Migração Motorola.

Preço e disponibilidade: Moto E

Razr D3 e Moto E são vendidos por praticamente o mesmo preço, R$ 599, mas o modelo mais recente, por motivos óbvios, pode ser encontrado com mais facilidade nos varejistas brasileiros. O estoque do Razr D3 já está escasso nos estoques.

Moto E (Foto: Allan Melo/ TechTudo)Moto E (Foto: Allan Melo/ TechTudo)


Conclusão: Moto E

No seu lançamento, o Razr D3 se mostrou uma boa opção para usuários que buscam smartphones básicos e eficientes por um preço justo, mas isso vem mudando desde o Moto G. Com o novo modelo de entrada da Motorola, vários recursos apresentados há um ano foram refinados (como o processador) e passaram a integrar um aparelho mais bem acabado.

O Moto E é uma melhor escolha porque é mais recente e, por isso, com mais chances de ter o software atualizado, o que geralmente é prova de longevidade. Além disso, ele conta com suporte à TV Digital, algo que atrai em época de Copa do Mundo e Olimpíadas e que só está disponível no “irmão mais novo” do D3, o Razr D1.

No embate quesito por quesito, o Moto E ganhou de 6 a 4.

Tabela comparativa de especificações entre Moto E e Razr D3 (Foto: Arte/TechTudo)Tabela comparativa de especificações entre Moto E e Razr D3 (Foto: Arte/TechTudo)



Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Carlos Eduardo
    2014-06-16T11:18:44  

    Por 600 reais, prefiro compra um Lumia 520, imune a virus e a bug's assim como é no Bugdroid.

    recentes

    populares

    • Carlos Eduardo
      2014-06-16T11:18:44  

      Tenho um Lumia 520 tb, e pra mim a pior coisa que a Nokia ja fez!!!

    recentes

    populares

    • Carlos Eduardo
      2014-06-16T11:18:44  

      tanto que 8 meses depois o Moto E foi pra 550 e o Seu preferido Lumia 520 está por 250. se quiser tenho a nota fiscal aqui de cada um

  • Rodrigo Henrique
    2014-06-20T17:36:50  

    Para quem defende a "superioridade" do Moto E, pq vcs acham que até agora não saiu a tão prometida atualização do Razr d3 para o Kit Kat? Me digam pq alguém compraria um aparelho de entrada, sem câmera frontal e com uma tela que pressionando com um pouco mais de força, as cores viram na tela? Ainda mais com os dois possuindo a mesma versão do android 4.4.2. O próprio techtudo comparou o D3 Vs Moto G e lá mesmo, D3 levou vantagens em câmera, dimensões e bateria.

    recentes

    populares

    • Rodrigo Henrique
      2014-06-20T17:36:50  

      cara, claro que a camera conta muito, mais o moto e acaba perdendo só nela. ele tem o sistema atualizadissimo lollipop 5.0.2 e o moto Razr ficou no Kitkat. e cara, a falha do moto g é o mesmo do moto e, a camera. A motorola é meio doida. Faz um dispositivo para substituir o outro e esquece de alguns pontos. Aah e acredito que o moto E foi feito pra competir com o Razr d1 mais a qualidade é boa e só perde para o Razr d3 na camera. e cara, se prefere o Razr compra um Razr Hd para passar inveja para os Motos E e G, porque no d3 Ta ganhando só nas Fotos

  • Gustavo Volpe
    2014-06-16T18:37:41  

    Minha esposa tem o razri, eu tenho um moto x e meu tio trocou um d3 por um moto G. Eu que configurei todos os aparelhos pra eles. Simplesmente não existe comparação entre essa nova linha da motorola e a anterior. Se comparar o D3 com o moto G, dá pena. Mesmo comparado ao razr i, o moto g sobra, é muito melhor em tudo. O moto E eu vi e, de cara, já tem uma tela mais brilhante e um acabamento muito melhor que o d3, o android flui melhor tb... a linha anterior da moto era bem interessante, mas essa linha nova não tem comparação em nenhuma das categorias, é muito melhor!

    recentes

    populares

    • Gustavo Volpe
      2014-06-16T18:37:41  

      Rafael, o outro comentário é do nerd que clona todas as contas e muda os comentários. É um fake fanboy de iphone.

    recentes

    populares

    • Gustavo Volpe
      2014-06-16T18:37:41  

      kkkkkkkkkkkkkk caraca cara kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Danilo
    2014-06-16T10:35:14

    Memória interna 4Gb, assim que vc ligar o celular já irão pedir atualização : Chrome.Youtube,Flipboard,Google Plus,Pesquisa do Google....2 min depois "Memória cheia' kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Gustavo Volpe
    2014-06-19T16:29:48  

    Minha esposa tem o iPhone 4, eu tenho um iPhone 5S e meu tio trocou um iPhone 4S por um iPhone 5. Eu que configurei todos os aparelhos pra eles. Simplesmente não existe comparação entre a linha da Apple e o resto. Se comparar qualquer aparelho com o iPhone 5S, dá pena. Mesmo comparado ao Galaxy S5, o iPhone 5S sobra, é muito melhor em tudo. O iPhone 5 eu vi e, de cara, é mais elegante e tem acabamento de alumínio que é muito melhor que qualquer celular de plástico, o Android não tem segurança e trava toda hora! O iPhone 5 é interessante, mas o iPhone 5S não tem comparação, é muito melhor!

    recentes

    populares

    • Gustavo Volpe
      2014-06-19T16:29:48  

      Tadinho.. fala sem ter lidado com um S5 nas mãos por pelo menos um dia inteiro de uso! Se vale em cima de comentários que lhe favorecem para justificar a si mesmo de ter gasto um valor tão alto para um aparelho inferior ao do concorrente (fato! não adianta chorar, menos processador, menos memória, menos tela, menos bateria, menos, menos, menos menos....) ... não fale o que você não vivenciou. É no mínio estúpido isso.

    recentes

    populares

    • Gustavo Volpe
      2014-06-19T16:29:48  

      Eu tenho o Sony XPAERIA Z2, meus amigos no serviço tem S5 e 5S, eles estão pagando pau pro meu XPERIA....chuuuuupa!

  • Monsenhor Razão
    2014-06-16T09:39:25  

    Duas porcarias de plástico com sistema operacional emprestado. Resumindo: Lixo vs Lixo

    recentes

    populares

    • Monsenhor Razão
      2014-06-16T09:39:25  

      É verdade!

    recentes

    populares

    • Monsenhor Razão
      2014-06-16T09:39:25  

      Falo o cara que tem um Mp lixo

  • Daniel Maccaferri
    2014-06-16T08:43:41  

    completamente tendenciosa essa matéria o moto E mellhor só pode ser brincadeira 1 o Razr D3 é mais leve melhor dimensão 2 o Razr D3 tem camera frontal e o Moto E tem? 3 o Raz3 D3 tem melhor bateria 4 o Razr D3 é mais robusto, aguenta mais o tranco 5 o Razr D3 tem melhor camera 8 contra 5 megapixel 6 o Razr D3 tem Flash o E tem? 7 o Razr D3 é da Google o E é da Lenovo 8 o Razr D3 é mais antigo mais é melhor 9 o Razr D3 tem o mesmo preço com melhores especificações 10 Razr D3 pode ser atualizado para Kik Kat, basta efetuar o ROOT e instalar a Room que vc quiser, o android é código aberto

    recentes

    populares

    • Daniel Maccaferri
      2014-06-16T08:43:41  

      Moto E ganha em quase tudo , mas falar q a camera do Moto E é melhor q do D3 ai vcs viajaram legal ela é melhor até q do Moto G.

    recentes

    populares

    • Daniel Maccaferri
      2014-06-16T08:43:41  

      Eu vou comprar o Razr D3 principalmente porque tem câmera melhor, flash e camera frontal, coisas que eu necessito muito pois o meu atual nao tem(Samsung) e o preço dele abaixou bastante no site da motorola tá por R$599,00 compensa muito namoral Moto E é muito basicao

  • Mariana Estevão
    2014-06-19T19:06:02

    Não encontro Moto G em nenhuma loja do Grande Rio! Tô pensando seriamente em comprar Moto E...

  • Monsenhor Razão
    2014-06-19T16:11:35

    Comparação de Lixo vs Lixo = Favelado que nunca estudou na vida.

  • Alex Neres
    2014-06-18T11:51:49

    Teria mais sentido essa comparação se no lugar do D3, fosse o D1, afinal este último que foi substituído pelo Moto E. Empate no design é algo sem lógica, se levarmos em consideração que o D3 é fruto da linha RAZR, uma linhagem que já foi deixada de lado pela Motorola e hoje é completamente ultrapassada. Sem contar que esqueceram de citar que o D3 possui conexão NFC, um dos poucos aparelhos Dual-SIM de baixo custo com essa funcionalidade.

  • Olavo Morett
    2014-06-16T12:25:04  

    Os caras querem empurrar essa coisas de baixo custo na marra , sempre frazem umas comparacoes que nao compara nada . Vai tentar enganar quem .

    recentes

    populares

    • Olavo Morett
      2014-06-16T12:25:04  

      Você tem razão. Agora o TechTudo é dirigido e administrado por um mulheres. Só podia ficar essa porcaria!

  • Cloud Strfe
    2014-06-16T14:18:39

    Tenho meu V3 a quase 10 anos e não pretendo trocar tão cedo