Tablet

19/06/2014 06h13 - Atualizado em 04/08/2014 16h43

O que é Internet 5G?

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

O 3G ainda é dominante e o 4G ainda está engatinhando em vários países, mas isso não impede que a indústria já esteja dedicando esforços para desenvolver o 5G. A nova velocidade, que promete conectar até mil vezes mais rápido que sua antecessora, poderá mudar completamente a maneira com que se usa dispositivos móveis em um futuro muito próximo. Confira a seguir o que esperar dessa tecnologia.

Coreia do Sul já prepara nova rede 5G; velocidade pode ser mil vezes maior que 4G

Galaxy S5 pode receber novo Android até o fim deste mês, seguido pelo S4 (Foto: Allan Melo/TechTudo) (Foto: Galaxy S5 pode receber novo Android até o fim deste mês, seguido pelo S4 (Foto: Allan Melo/TechTudo))Veja o que esperar da conexão móvel de quinta geração, que deverá conectar tudo à nossa volta em cerca de 10 anos (Foto: Allan Melo/TechTudo))


Antes de tudo, é importante saber que o número seguido da letra G indica a geração da conexão. Porém, mais do que a ordem de grandeza de cada tipo de Internet móvel, vale aprender que cada geração não abarca somente uma tecnologia – ou seja, poderá haver vários tipos de Internet de quinta geração, assim como hoje há dois padrões de 4G e houve alguns 3G e 2G diferentes.

Velocidade gigabyte

Ainda em estágio inicial, o 5G ainda não tem padrões definidos, mas testes já estão sendo realizados em vários países. Na Coreia do Sul, o país mais conectado do mundo, experimentos feitos pela Samsung conseguiram transferir dados a uma velocidade impressionante de 1 gigabyte por segundo – com essa rapidez, filmes em HD podem ser baixados em um clique.

Parte frontal do Galaxy S5, na parte superior tela mostra conexão 4G (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)Dispositivos conectados ao 5G poderão baixar filmes em um segundo (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)


Em comparação, o 4G mais rápido do mundo, na Coreia, chega no máximo a 0,02 gigabytes (20 megabytes) por segundo. Já no Brasil, cuja conexão foi apontada por um relatório recente com uma das mais velozes do planeta, o 4G oferece uma velocidade média de download de 0,002 gigabytes (2,4 megabytes) por segundo.

Grosso modo, o 5G testado hoje já é 500 vezes mais rápido que isso, e permitirão aos usuários acessarem a Internet mesmo viajando a velocidades de quase 500 km/h, quase o dobro suportado pelo 4G. Por essa razão, o mundo conectado a 1 gigabyte por segundo deverá ser bem diferente do atual.

O que deve mudar?

Daqui a 8 ou 10 anos, quando o 5G deverá estar acessível, tudo vai ser conectado e independente de hardware local para processar informação, abrindo ainda mais espaço para a computação na nuvem.  Dispositivos móveis enviarão pacotes a alta velocidade para servidores, que se encarregarão do processamento pesado em frações de segundo.

Vuzix, provável concorrente do Google Glass, é destaque no MWC (Foto: Allan Melo / TechTudo)Dispositivos vestíveis, como óculos inteligentes, poderão processar grandes quantidades de dados na nuvem via 5G (Foto: Allan Melo / TechTudo)



Isso já ocorre hoje, mas a Internet 5G poderá avançar a níveis extremos, como, por exemplo, visualizar transmissões ao vivo de jogos da Copa do Mundo de 2022 em um aparelho pequeno como o Google Glass. Ou ainda, carregar um computador superpotente em um dispositivo com chip 5G menor que um pendrive.

Mas o que realmente se espera é uma avalanche de produtos do que se chamada de Internet das Coisas. Em alguns anos, a geladeira vai começar a avisar via smartphone (ou outro gadget qualquer) que a comida está acabando, ou, a um nível mais sofisticado, cidades inteiras estarão conectadas. Uma "smart city" poderá, por exemplo detectar padrões anormais de tráfego nas ruas e enviar rotas alternativas a carros conectados.

Quando vai chegar?

É claro que previsões futuristas sempre devem ser levadas com cautela, principalmente se falarmos de países com vários problemas de infraestrutura, como o Brasil. Mas, assim como o 4G era a grande novidade em 2011 e, hoje, companhias de telefonia brasileiras já oferecem planos até pré-pagos, o 5G deverá acompanhar a mesma tendência.

Com o 4G, ainda vale a pena compra smartphone 3G?Comente no Fórum do TechTudo

O ciclo natural de surgimento e desenvolvimento de cada geração gira em torno de uma década, portanto o 5G deveria chegar por volta de 2021. Mas, a Coreia já planeja lançar uma rede de quinta geração em 2017, com total disponibilidade em 2020. Quem sabe três anos depois o Brasil já esteja oferecendo seus primeiros pacotes com conexão na casa dos gigabytes. O futuro é incerto, mas ao menos o 4G já deverá estar tão massificado quanto os atuais 2G e 3G de 2014.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Anselmo Novaes
    2014-06-19T13:22:01  

    Sem contar que na Coreia do Sul a internet e gratuita a todos , em qualquer lugar !

    recentes

    populares

    • Anselmo Novaes
      2014-06-19T13:22:01  

      morei na coreia do sul durante 45 anos e nunca vi isso

    recentes

    populares

    • Anselmo Novaes
      2014-06-19T13:22:01  

      Gratuita kkk nada burro fora o fato da coreia do sul ser menor que o serjipe... 2km de fibra vc atende 5 mil pessoas la

  • Jose Prata
    2016-07-12T10:08:18

    não sei onde tiraram a noticia do brasil das mais velozes, isso so pode ser anedota!!!!!

  • Marcelo Cavalcante
    2014-06-19T12:00:10

    Quando o mundo inteiro estiver usando o 5G, o Brasil iniciará o 4G.

  • Leandro Rodrigues
    2014-06-19T11:16:38  

    Quando o meu neto tiver 30 anos vai poder desfrutar desta tecnologia. OBS. Tenho 30 anos e nem filho tenho.rs

    recentes

    populares

    • Leandro Rodrigues
      2014-06-19T11:16:38  

      tataraneto c quer dizer

    recentes

    populares

    • Leandro Rodrigues
      2014-06-19T11:16:38  

      Carlos Bonfim. Sou solteiro com dinheiro, viajo para vários lugares, pego mulher gostosa, moro perto da praia, curto a vida muito bem. Me diz qual a minha necessidade de construir uma família?

  • Francisco Rodrigues
    2014-06-21T14:01:57

    quem ta criticando a internet móvel em quem mora no meio do mato pq aqui em sampa q é a maior e melhor cidade do pais funciona normal

  • Ricardo Barros
    2014-06-25T00:14:37

    As velocidades são em Gigabytes.

  • Diego Silva
    2014-06-24T15:47:52

    As velocidades não seriam GIGABIT E MEGABIT????

  • Carlos Fernandes
    2014-06-20T09:10:50  

    Conexão 4G praticamente nem tá funcionando no Brasil, tá em implantação ainda!!! Muita gente compra 4G achando que é 4G, só pq a operadora diz q esse 4G é 4G, mas na verdade é um 3G. Propaganda enganosa. Brasileiro adora comprar gato por lebre e sair dizendo por aí. Sabe de nada inocente!!!!

    recentes

    populares

    • Carlos Fernandes
      2014-06-20T09:10:50  

      E o meu caso fiz plano 4G da oi porque na minha area tinha cobertura total do 4G, e mal estou pegando 3G, estou preso a um plano de fidelidade por 1 ano, e estou tendo 100 kb de download, e 0,01kb de up.

  • jorge passos
    2014-06-22T22:08:26

    no brasil?????? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • Francisco Rodrigues
    2014-06-19T20:04:27  

    Uns 3 meses atraz comprei um aparelho 4g e fiz um plano da Claro, não tenho do que reclamar concerteza foi um passo muito grande a frente do 3g.

    recentes

    populares

    • Francisco Rodrigues
      2014-06-19T20:04:27  

      Cara, na verdade já existe 4G no Brasil sim, porém com uma cobertura muito reduzida, porque como dito na matéria, está engatinhando.

    recentes

    populares

    • Francisco Rodrigues
      2014-06-19T20:04:27  

      O 4G da claro aqui, em uma das varias medições que eu fiz, deu uma conexão de 52mb. (7 mb/s). Muito bom.

  • Lucas Emanuel
    2014-06-20T12:39:47

    Problemas Também Que Isso Vai Chegar Em Capitais e Cidades Grandes e a Partir de Uns 5 Anos as Cidades Pequenas Vai Chegar :(

  • Fletcher
    2014-06-20T10:36:04

    O problema do 3G nem é tanto a cobertura, e sim a capacidade da rede em suportar tantos usuários. Mas a grande culpa é da Anatel que impõe índices ridículos para a performance da rede, e com isso as operadoras deitam e rolam!!!

  • Célio Andrade
    2014-06-20T09:45:38

    Sent from my Velox 5 meguinhas

  • Ramon Silva
    2014-06-20T09:27:33

    Faço das palavras do Ratinho as minhas: antes de trazer a 4G tem que primeiro fazer funcionar a 1G, a 2G e a 3G.

  • Ramon Silva
    2014-06-20T09:26:05

    Faço das palavras do Ratinho as minhas: Antes de trazer a 4G tem que primeiro fazer funcionar a 1G, a 2G e a 3G.

  • Francisco Jr
    2014-06-19T10:14:44  

    Nem cheguei a terminar de ler pq logo vi ser uma piada essa matéria! A rede 4G nem prosperou ainda por conta de vários problemas de infra e me vem com 5G?! ...tsc tsc tsc...

    recentes

    populares

    • Francisco Jr
      2014-06-19T10:14:44  

      Parabens cara, chama os outros de alienados mas é tão alienado quanto. A 5G vai sim ser muito melhor que a 4G, mas isso não obriga ninguem a meter a mão no bolso e comprar outro celular ou outra internet. Se vai comprar ou não, vai do gosto da pessoa.

    recentes

    populares

    • Francisco Jr
      2014-06-19T10:14:44  

      Problemas no Brasil né. Na Alemanha por exemplo, o 3G deles é mais rápido que o nosso 4G

  • Cassiano Schneider
    2014-06-20T00:44:47

    Tem gente cobrando 50 reais por 150 kbts de conexão internet a rádio..... e conexão internet em 2G pega de jeito nenhum em bairro de mais de mil habitantes, 5 km do centro....... Quem sabe esse 5G chegue aqui no ano 2050

  • Frederico Oliveira
    2014-06-19T23:37:48

    Enquanto isso em terras tupiniquins o ADSL da veloz e da GVT pra funcionar em 15% é um sacrifício dos infernos ...

  • Wirley Almeida
    2014-06-19T23:31:18

    Se os presidentes dessas operadoras tivessem vergonha na cara, a internet no Brasil não seria o lixo que é. Os jornalistas de fora estão sofrendo para enviar suas matérias por que a internet é uma vergonha.

  • Roberto Miranda
    2014-06-19T22:01:03

    LIXO DE NOTICIA ... COMO SEMPRE TECHTUDO ESTA COM TECHNADA ... A GLOBO DEVERIA MUDAR VOCÊS URGENTE .... CADA NOTICIA PIOR QUE A OUTRA E I PIOR É QUE FICAM INVENTANDO CADA COISA....

  • Ari Df
    2014-06-19T21:38:50

    Minha 3G funciona tão bem como 1G.

  • Joao Simonini
    2014-06-19T18:25:33  

    Só corrigindo uma coisa, as conexões são em Mbps (Megabits por segundo) e não em MBps (Megabytes por segundo).

    recentes

    populares

    • Joao Simonini
      2014-06-19T18:25:33  

      sabe de nada.

  • Antonio Montana
    2014-06-19T19:54:32

    Globo, por que você está bloqueando os comentários das notícias?

  • Antonio Montana
    2014-06-19T19:53:13

    Engraçado, que no brasil nem a 3G existe.

  • Thais Dias
    2014-06-19T18:34:55

    Ate deu sono