Internet

05/06/2014 10h45 - Atualizado em 05/06/2014 17h06

O que é System32? Saiba o que acontece se você apagar essa pasta no PC

Edivaldo Brito
por
Para o TechTudo

A pasta System32 é um dos pilares do Windows e infelizmente uma brincadeira perigosa, feita no Facebook, tem estimulado alguns usuários a apagarem o diretório, dizendo que isto pode deixar o PC mais rápido. Essa alteração pode prejudicar o funcionamento do computador, dando dor de cabeça ao usuário. Quer evitar a tela azul de erro? Então veja as informações sobre a pasta System32 e descubra porque não deve apagar ou mexer nela.

Spotify, Rdio, Deezer e outros; saiba qual o melhor streaming de música

Veja como ver fotos, pastas e arquivos ocultos em um computador com Windows (Foto: Reprodução/Microsoft)O que é System32? Saiba o que acontece se você apagar a pasta no PC (Foto: Reprodução/Microsoft)


Apenas o fato da System32 estar abaixo da pasta na qual o Windows está instalado, já é um indicio do quanto ela é importante para o computador. Na verdade, esse é um diretório de uso exclusivo do Windows e já existe desde o a versão 95 do sistema operacional da Microsoft. É exatamente nele que são guardadas as biblioteca do Windows (os arquivos com extensão .DLL), um dos recursos mais usados pela plataforma e diversos programas.

Como quase tudo no sistema da Microsoft utiliza arquivos DLL’s, a pasta System32 poderia ser considerada como o centro das principais funcionalidades utilizadas pelo software para fornecer e armazenar informações dos aplicativos. Para entender melhor, muitos recursos são oferecidos pelo Windows aos aplicativos por meio de arquivos que estão dentro da pasta System32. Assim, as funcionalidades já existentes podem ser usadas por todos. O lado bom dessa estratégia é que há a economia de processamento e espaço em disco.

Não mexa ou apague a pasta System32 (Foto: Reprodução/Lockergnome)Não mexa ou apague a pasta System32 (Foto: Reprodução)












Como ativar o Windows Defender? Veja no Fórum do TechTudo.

O simples ato de mexer em qualquer arquivo da pasta System32, já é o suficiente para causar alguns problemas no Windows, desde travamentos até a exibição da tela azul. Pior que isso, se a pasta for deletada todos os programas do computador ficarão sem várias opções para o bom funcionamento do seu sistema operacional e chegará a um nível de instabilidade, que será necessário fazer uma reinstalação.

Diante de tudo isso, fica o alerta: não acredite em qualquer site que diga para apagar ou mexer na pasta System32 a fim de deixar o seu computador mais rápido. Deixe seu sistema como está e não se preocupe com ela, já que é recomendado que somente o Windows altere seu conteúdo.

Cinco dicas deixam o computador mais rápido em poucos minutos; teste na sua máquina.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Anderson Luz
    2018-02-25T21:34:09

    Acho que se a pessoa chegou a conclusão de que quer apagar a pasta em questão, ela merece ter a pasta apagada de fato.

  • Everton Messias
    2017-11-24T18:11:36

    nunca testei mas acho q o Windows não deixa apagar essa pasta - ela deve estar em uso constante na memória .. só com um cd live do linux pra apagar ..

  • Renato Moreira
    2017-08-05T01:05:17

    Só acho que quem é capaz de deletar o system32 não assina ou faça muito uso desta página. Rsrsrs

  • Sabino
    2016-10-15T21:18:54

    Mais se apertar ctrl +W esculamba o PC tbm sabia

  • Ronaldo Souza
    2014-06-06T15:44:24  

    todo mundo sabe que pra deixar o PC mais rápido é só apertar CTRL+W dãããã até minha avó sabe disso.

    recentes

    populares

    • Ronaldo Souza
      2014-06-06T15:44:24  

      Agora, depois que li toda a notícia, e só tem comentário besta, enfim seguirei seu conselho e usarei o atalho.

    recentes

    populares

    • Ronaldo Souza
      2014-06-06T15:44:24  

      Eu apertei kkk, mas ainda bem que eu sei o comando Ctrl + Shift + T ;D

  • Raphael Kaiston
    2015-12-20T13:37:31

    esse site é sério acho que merece mais minha confiança de um bocado de gnt no facebook q nao sabe o q esta falando

  • System32
    2015-04-04T14:53:06  

    MENTIRA QUANDO EU APAGUEI O SYSTEM32 MEU PC FICOU MAIS RAPIDO OQUE VCS ESTÃO TENTANDO FAZER É UMA LOBOTOMIA NAS PESSOAS NEGANDO QUE ELAS DESFRUTEM DE TODO POTENCIAL DE SEU COMPUTADOR

    recentes

    populares

    • System32
      2015-04-04T14:53:06  

      tem gente de acredita, é igual dizer que para deixar a mente vazia é tirar o cérebro.

  • Everton Bezerra
    2015-09-27T07:14:17

    Essa pasta System32 é o corpo e a alma do Windows. Os vírus são apaixonados por essa pasta kkkk , por isso que muitas tela azul são resultados de infecção por vírus.

  • Renato Destro
    2014-06-05T20:40:29  

    Conselho; use Linux e esqueça de Baidu, HAO123 e da pasta system32!

    recentes

    populares

    • Renato Destro
      2014-06-05T20:40:29  

      ubuntu

    recentes

    populares

    • Renato Destro
      2014-06-05T20:40:29  

      Eu ja apaguei uma vez, mas foi em um pc q parou de funcionar xD

  • Geraldo
    2014-06-06T01:21:58  

    Ao contrário do que dizem, estou muito satisfeito com o meu projeto, e nem posso dizer que ele está totalmente completo, pelo contrário, acho que vou demorar um pouco ainda, e será uma surpresa se ele agradar a gregos e troianos, pois existe sempre variáveis que nos estimulam a pensar que nada é tão parecido que possa passar por algo semelhante, talvez seja assim mesmo, não sei, o que vocês acham?

    recentes

    populares

    • Geraldo
      2014-06-06T01:21:58  

      Eu acho que maco.nha estraga o cérebro.

    recentes

    populares

    • Geraldo
      2014-06-06T01:21:58  

      Parece que Vocês estão assistindo os discursos da Dilma.

  • Diego Rodrigues
    2014-06-06T02:50:21  

    SO ESCREVEM BOBOZEIRA NA BOBO, TD MUNDO SABE QUE PODE APAGAR O SYSTEM32 APAGUEM E DEPOIS VOLTEM AQUI PRA AGRADECER!

    recentes

    populares

    • Diego Rodrigues
      2014-06-06T02:50:21  

      156 pessoas apagarao

  • Thiago Olmedilla
    2015-03-06T10:45:25

    pra quem usa Windows desde o 95, isso é so pra rir UHAUHUHAUA dll que faz a tela de logon carregar, cmd, toda a configuração de boot, o proprio loader do boot, interpretador de ACPI as dlls que carregam os arquivos que formam a interface do windows explorer, tudo la UHAUHAUHAUHAUHAUAHUAHUA

  • Johnny Mango
    2014-06-06T08:03:33  

    Nossa que post lixo, system 32 é um dos pilares da plataforma windows, quem seria tao burro assim aponto de deletar a pasta, paspaskaspkaspkaspkas.

    recentes

    populares

    • Johnny Mango
      2014-06-06T08:03:33  

      Muitos burros. ainda mais agora que postaram que foi a dilma que pagou pro face pea instalar. Se não me engano já tinha em outros computadores que tive, Muitos aceditam em tudo.

    recentes

    populares

    • Johnny Mango
      2014-06-06T08:03:33  

      kkkkkkkkk quem seria tão burro aponto de deletar a pasta kkkkkkkkkkkkk

  • Oseias Muller
    2014-06-06T00:48:57  

    Eu coloquei meu PC no carro e peguei a rodovia,ele ficou rapidão!!!

    recentes

    populares

    • Oseias Muller
      2014-06-06T00:48:57  

      FLW ALBERT EINSTEN IHAIHAIHAIHAIHHIAHAUAHUAUHAUHA TEORIA DA RELATIVIDADE UHAUHA

    recentes

    populares

    • Oseias Muller
      2014-06-06T00:48:57  

      pessoal levando a sério uma brincadeira...rsrsrsrsrs

  • César Silva
    2014-06-06T10:38:49

    Que nada a ver....é só dar a vacina da gripe que ele melhora, acaba com os vírus....e pra ficar mais pobre é só transferir seu dinheiro pra minha conta.

  • César Silva
    2014-06-06T10:32:07

    Tem que ser muito burro pra fazer isso.

  • Junior Silva
    2014-06-06T08:15:34

    Vai ficar tão rapido, que vai abrir as coisas e vc não vai ter tempo nem de ler.................os erros que vai dar !kkkkk isso se conseguir iniciar o sistema ! afff, glob !

  • Leonardo Guimarães
    2014-06-06T07:30:03

    Deixa mais rápido sim... Faz o teste... Aproveita e apaga a pasta windows inteira aí sim vai ficar um "avião".... Cada post aqui que é um lixo...

  • Luiz Freitas
    2014-06-06T02:31:41

    Esse é o tipo de boato favorecido pela inclusão digital. Infelizmente facilitam o acesso aos computadores e à internet, mas não se preocupam em preparar as pessoas. Vírus, golpes, boatos e todo o mal na internet ganha forças pela ignorância de muitos. Culpa deles? Não creio. Culpa é da falta de investimento em educação para todos, desde cedo.

  • Republica Pizza
    2014-06-05T23:03:31  

    EU APAGUEI MEU HD INTEIRO E MEU PC TA VOANDO

    recentes

    populares

    • Republica Pizza
      2014-06-05T23:03:31  

      Também apaguei meu HD, realmente o pc agora está voando, joguei ele pela janela...

  • Carlos Cruz
    2014-06-05T20:27:28

    o meu aqui não só apaguei o system 32 como todo o diretório do windows, o pc ta uma bala de rápido.

  • Márcio Pertel
    2014-06-05T20:21:35

    Dica para quem está com a msg de "validação do windows", versão XP. Entre na pasta system32 e renomeie os arquivos WgaLogon.dll e WgaTray.exe para qualquer outra extensão (ex: *.old). Renomeie e não apague (ou apague se quiser, mas ele pode voltar). Reinicie o windows e a msg não aparece mais. Pronto! vc agora tem o windows original... Na dúvida, pesquise no google se acha que é algo que prejudica o seu computador... não é!

  • Marcela Barreto
    2014-06-05T20:00:09

    O que aconselho mesmo, é colocar um jogo de memória. Eu coloquei o Jogo do Mico, e ficou 10!

  • Rafael Silveira
    2014-06-05T17:54:26  

    To procurando essa pasta aqui no meu OS X Mavs, mas não encontro? Help!

    recentes

    populares

    • Rafael Silveira
      2014-06-05T17:54:26  

      Tirou onda kkkkkkkkkkkk. Mas apaga a pasta Systems que faz o mesmo efeito.

  • Dado Mello
    2014-06-05T19:04:45

    Meu professor de "RARVArDI " falô pra eu colocar BAYGON OU RAYD na entrada de rede que jamais jamais mesmo , meu pc pegara virus !! gente eu recomendo !!!