17/06/2014 11h39 - Atualizado em 17/06/2014 11h39

Pâncreas biônico: tecnologia monitora açúcar no sangue e ajuda diabéticos

Edivaldo Brito
por
Para o TechTudo

Pesquisadores da Universidade de Boston e do Massachusetts General Hospital, nos Estados Unidos, testaram com sucesso um “pâncreas biônico” em 20 adultos e 32 adolescentes com diabetes tipo 1. O aparelho é um dispositivo vestível que monitora continuamente os níveis de açúcar no sangue de um paciente e administra insulina automaticamente quando necessário.

Conheça o colete inteligente que tem desfibriladores vestíveis

Kit vestível poderá simplificar a vida de pessoas com diabetes tipo 1 (Foto: Reprodução/Steven Russell/bionicpancreas.org) (Foto: Kit vestível poderá simplificar a vida de pessoas com diabetes tipo 1 (Foto: Reprodução/Steven Russell/bionicpancreas.org))Kit vestível poderá simplificar a vida de pessoas com diabetes tipo 1 (Foto: Reprodução/bionicpancreas.org)

O dispositivo é chamado de Bionic Pâncreas (pâncreas biônico) porque emula a função fisiológica do órgão, regulando a quantidade de insulina (que reduz os níveis de glicose no sangue) e de glucagon (que aumenta os níveis de glicose no sangue) injetada no corpo.
O conjunto em si tem três partes: duas bombas de tamanho de telefones celulares que administram insulina e glucagon, bem como um iPhone com um aplicativo para controlar via rede sem fio, utilizando algoritmos que ditam as injeções subcutâneas.

Quais tecnologias para vestir vocês acham que têm mais potencial? Comente no Fórum do TechTudo.

Os níveis de glicose são transmitidos a partir de uma pequena unidade de sensor/transmissor usado pela pessoa em um receptor, que, em seguida, passa os dados para o smartphone, onde um aplicativo utiliza algoritmo para decidir a dosagem de insulina ou o glucagon, que serão feitas com duas bombas de infusão pequenas a cada cinco minutos.

Funcionamento do Bionic Pancreas (Foto: Reprodução/Steven Russell/bionicpancreas.org) (Foto: Funcionamento do Bionic Pancreas (Foto: Reprodução/Steven Russell/bionicpancreas.org))Funcionamento do Bionic Pancreas (Foto: Reprodução/bionicpancreas.org)



Produtos semelhantes já fornecem sistemas assistidos por smartphones projetados para ajudar as pessoas com diabetes a monitorar sua condição, mas o abrangente sistema do Bionic Pâncreas apresenta uma forma passiva de monitoramento, permitindo uma vida mais normal para o usuário.

Normalmente, quando as pessoas pensam em “tecnologia vestível”, lembram-se de gadgets como o Google Glass, FitBit ou do Samsung Galaxy Gear, mas uma das fronteiras mais importantes para esse tipo de tecnologia é exatamente no campo da medicina, no qual o pâncreas biônico pode se tornar uma das soluções mais conhecidas e utilizadas.

A equipe por trás do dispositivo espera poder apresentá-lo ao FDA (Food and Drug Administration. o órgão governamental dos EUA responsável pelo controle desse tipo de aparelho) para a revisão em 2016, na esperança de obter a aprovação para uso generalizado em 2017.

Via The Verge e Mashable

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Artur Furtado
    2014-06-18T08:51:45

    Parabéns pela matéria!!!!