25/06/2014 10h00 - Atualizado em 25/06/2014 10h35

PES 2015: saiba o que esperar do novo game de futebol da Konami

Felipe Vinha
por
da E3 2014

PES 2015 chega em setembro no Xbox One, PS4, PS3 e Xbox 360, com outras plataformas a serem confirmadas pela Konami. O jogo foi mostrado pela primeira vez na E3 2014, quando tivemos a oportunidade de testar uma partida completa, onde conferimos algumas das novidades presentes no game, bem como pontos que ainda podem melhorar. Confira!

PES 2014: atualização grátis adiciona Libertadores com times brasileiros

PES 2015 virá para a nova geração de consoles (Foto: Felipe Vinha/ TechTudo)PES 2015 virá para a nova geração de consoles (Foto: Felipe Vinha/ TechTudo)


Um PES bem diferente

Testamos o game no PS4 e, assim que pegamos no controle, notamos algumas diferenças na demonstração que estava disponível. Os menus eram bem simples, mas a produção da Konami nos garantiu que ainda não representavam a versão final. Porém, esse ar de “inacabado” ainda estava presente também dentro dos campos.

Mas como testamos uma demonstração bem inicial, que foi feita no início do ano, segundo a empresa, é de se esperar que muitas novidades pintem até a edição final do game, quando ele chegar às lojas. Gráficos e visuais a parte, o que vimos em termos de jogabilidade foi o que mais agradou.

PES está diferente em sua versão 2015. O jogo mudou para sobreviver e a Konami sabe disso. Yoshikatsu Ogihara, diretor do estúdio PES Productions, nos contou que eles sabem que estão atrás na “corrida de qualidade contra o Fifa”, e por isso queriam fazer algo bem caprichado para este ano, para que retomem a posição de preferidos no coração dos jogadores.

PES 2015 foi apresentado na E3 2014 e traz um game renovado (Foto: Felipe Vinha/ TechTudo)PES 2015 foi apresentado na E3 2014 e traz um game renovado (Foto: Felipe Vinha/ TechTudo)

Para isso, Ogihara confirmou que foi feito todo um trabalho mais cuidadoso com o motor gráfico Fox Engine, criado pelo estúdio Kojma Productions e utilizado também nos jogos da série Metal Gear Solid. De acordo com o diretor, esse é o segundo ano que sua equipe vai usar tal tecnologia, e por isso ela está mais aperfeiçoada. “Na versão anterior estreamos o Fox Engine, por isso algumas coisas não saíram como planejado, mas isso vai mudar este ano”, disse.

Desenvolvimento calculado

Para elaborar ainda mais a produção de PES 2015, Ogihara comentou que há duas equipes principais trabalhando nesta versão: uma no Japão, responsável pela mecânica central de jogabilidade, e outra na Europa, onde é tratada a parte artística, design de menus e outros elementos deste tipo.

O estúdio britânico da Konami, aberto em 2012 exclusivamente para trabalhar em PES, também vai ajudar. O diretor comentou que, apesar do time principal estar no Japão, a Konami quer expandir ainda mais a série pelo mundo, fazendo com que ele perca essa identidade oriental, herança das edições do game quando ele ainda se chamava “Winning Eleven”.

PES 2015 aparece no PS4 (Foto: Divulgação)PES 2014 (Foto: Divulgação)


Jogabilidade inteligente

Mas vamos ao que interessa: como foi nosso teste? PES 2015 parece realmente um jogo renovado. Tudo está mais simples de se fazer e funcionando muito bem. Ao final dos testes, respondemos um pequeno questionário de feedback, que principalmente, queria saber se todos os atos dos jogadores em campo estavam realistas ou se passavam esta sensação de serem realistas.

A verdade é que PES 2015, sim, está mais realista e com um controle de bola um pouco melhor do que na versão anterior. Ao contrário de Fifa 15, que nos pareceu um pouco mais lento em termos de controle de bola e de reprodução do jogo, o novo game da Konami nos pareceu também bem mais rápido, ágil e direto ao ponto.

Há comandos novos escondidos por combinações no controle, que os fãs de PES compreendem muito bem, e essas inclusões visam desmistificar a lenda de que jogos de futebol são exclusivos para aqueles que são fanáticos pelo gênero. Além de caprichar nos controles para quem já conhece, a Konami também se esforçou em tornar o game acessível para aqueles que estão chegando agora na série. Apesar de não ter mostrado foco na simulação da inteligência dos jogadores, como ocorreu com seu concorrente, PES 2015 está, enfim, mais 'esperto' no geral, com bons comandos e tudo em seu lugar.

PES 2014: simule a final (Foto: PES 2014: simule a final)PES 2014 (Foto: Divulgação)


Alguns pequenos bugs ocorreram durante nossos testes, como um impedimento inexistente ou as roupas dos jogadores, que pareciam um pouco artificiais e destoavam do realismo em seus rostos. Porém, Yoshikatsu Ogihara fez questão de frisar novamente: tratava-se apenas de uma demonstração inicial, exclusiva do evento, e todos esses pontos seriam incrivelmente melhorados para o lançamento.

O que podemos esperar de PES 2015 é mais um jogo de qualidade da série, que vem melhorando cada vez mais ao longo dos anos. A eterna “briga” entre os fãs das duas marcas pode perdurar, mas a Konami está se esforçando para reduzir a diferença com a concorrência.



Quais são os melhores jogos e aplicativos para a Copa do Mundo?
 Veja no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Antonio Duarte
    2014-06-25T12:05:52

    Espero realmente que melhorem, pois eu joguei PES até janeiro deste ano, agora sou jogador de FIFA!

  • Sillent
    2014-06-25T18:29:09  

    Pra mim não importa qual vai ser o jogo, Fifa ou PES, o que importa é a qualidade, to cansado do problema que eu encontro em âmbos os jogos, que é a inteligência artificial, e essa "realidade sentimental" do jogador, tipo, desse jeito é o video game quem decide quem vai ganhar, tem hora que vc joga com um time que faz 12 gols numa partida, depois vc joga a mesma partida perde de 4 a 0, ora o time vai pra cima com tudo, faz drible e tudo, ora não consegue nem fazer um passe certo. Pra mim, o melhor é deixar o jogo igualado, quem joga muito futebol sabe do q eu to falando...

    recentes

    populares

    • Sillent
      2014-06-25T18:29:09  

      Isso é bem chato mesmo, as vezes vc pega um time grande e sacola 3, 4 a zero, aí vai jogar contra um time pequeno e se mata pra ganhar de 1x0, as vezes os times empatam e acabam virando o jogo no finalzinho ainda...

    recentes

    populares

    • Sillent
      2014-06-25T18:29:09  

      Fabian Macville - Cara, nem quero mais mesmo, você é patético. Cita clubes como forma de nivelamento. Não importa se você joga contra Real Madrid, ou contra o Vasco, se o nível do "Player" é ruim. Vocês choram por que são medianos, e essa de "perde um ganha outra" é simplesmente por isso. Vocês variam muito, pegam ruim, empacotam o cara, pegam um jogador bom, perdem, ou sofrem para vencer. Eu jogo FIFA, não muito, me limito a jogar o modo "Temporadas". Jogue esse modo, aposto que você ficará pela divisão 4/5/6. Ele te dirá o seu nível de jogo.

  • Raul Souza
    2014-08-21T00:01:58  

    Começei no Winning Eleven (PS1), passei pro PES, mas agora, o FIFA está dominando cara... É mto legal jogar o FIFA, é mto bem feito, e os gráficos e detalhes tbm são ótimos

    recentes

    populares

    • Raul Souza
      2014-08-21T00:01:58  

      nossa que isso!!!é mesmo???

  • Fabio
    2014-06-25T16:31:49  

    Não joquei nem FIFA E NEM PES 2014 fiquei no PES 2013 ....

    recentes

    populares

    • Fabio
      2014-06-25T16:31:49  

      É dois então Fabio, eu nem comprei o PES2014 e nem jogo o FIFA, só no PES 2013 mesmo! :)

    recentes

    populares

    • Fabio
      2014-06-25T16:31:49  

      mano pes e vida ja que o 14 tava ruin fiquei no 13 tbm

  • Andersan Silva
    2014-09-23T08:01:11

    Fifa, baixei a demo os jogadores parecem com baitore personagem da praça é nosso, jogadores se movimentam muito feio toque de bola que nunca vir em nenhum jogo de futebol de verdade em fim é muito estranho não vejo qualidade nenhuma para idolatrá-lo.

  • Vagner Lopes
    2014-08-23T20:36:53

    eu acho que o pes2015 vai ser melhor que minecraft e tibia.

  • Kaique Silva
    2014-08-06T08:39:42

    O baguio Hoje é FIFA, pronto e acabou!!

  • Bruno Ribas
    2014-06-27T09:20:31

    Acho o seguinte Pes 13 e 14 tem alguns erros acho q para melhorar isso teria q ficar atualizando alguns jogadores normalmente oq ocorre o jogo lança bem na janela de transferência de dezembro e não fazem atualização de jogadores isso e um dos pontos a melhorar o time na parte táctica deixa a desejar pois no jogo o time ta a mil no outro sente o cansaço seja em uma partida rápida ou em campeonato outro modo q seria legal e jogadores de linha de ambos os times em uma Partida online ou seja 10 pessoas online de cada lado jogando contra .seja da onde a pessoa estiver e tentar acabar o leg.

  • Jonatas
    2014-06-30T11:35:51

    para min o Pes é melhor que o Fifa mais, o pes 2014 ficou abaixo do esperado este ano, prefiro o pes 13 mais pelo o fato deles ter abandonado o pes 2013 não tem mais atualizações de elenco oficial pela konami acabei enjoando da master liga on, atualmente jogo o Fifa 14 só por causa do Ultimate Team que achei muito interessante fico tipo a master ligar do Pes 2013 offline quase o mesmo conceito de renova contratar e muda o posição do jogado e tem uma esquema de estilo do jogador etc... que eu achei muito legal, eu queria a master liga do pes on fosse dessa maneira

  • Gustavo Rocha
    2014-07-01T16:18:18

    Cara ! segundo um Blog famoso de PES no Brasil, esse PES, vai vir pra acabar com essa duvida! E outra: a jogada da KONAMI é inteligente... deixa a EA mostrar tudo logo, e deixa o PES por ultimo como que dizendo, THARAMMMMM !!

  • Pq Romarino
    2014-06-26T17:24:05  

    Logo logo sai o PES 2015 e eu ainda estou jogando no 2012... E nego que joga PES e sai correndo com um unico jogador é o típico jogo de crianças de 6 anos. Quem joga futebol mesmo, trabalha a bola no meio e sabe como armar a jogada e definir o jogo, independente de ser FIFA ou PES...

    recentes

    populares

    • Pq Romarino
      2014-06-26T17:24:05  

      TA JOGANDO PES 2012 OFF LINE NE PORQ ACABO OS SERVIDORES ONLINE

    recentes

    populares

    • Pq Romarino
      2014-06-26T17:24:05  

      Mas é OFF mesmo, até porque minha licença Live Gold acabou e não peguei outra rsrs

  • Danilo
    2014-06-27T10:14:02

    O PES tem que ficar bom logo,porque com essa porcaria que fizeram no 2014 o povo feio que joga invadiu o FIFA. Os bugueiros do PES estão todos no FIFA.

  • Valter Silva
    2014-06-26T00:11:23  

    o fifa só foi melhor que o pes esse ano! PES sempre!!

    recentes

    populares

    • Valter Silva
      2014-06-26T00:11:23  

      Concordo

  • Leandro Ribeiro
    2014-06-26T11:37:27  

    JOGO FUTEBOL 3 VEZES POR SEMANA COM MINHA MULHER E FAÇO GOL SEMPRE , AS VEZES DA UMA CAÍDA ( PÊNALTI ) AI FAÇO GOL DE NOVO UASHAUSHAUSHUSH

    recentes

    populares

    • Leandro Ribeiro
      2014-06-26T11:37:27  

      E O KIKO?RSRS

  • Wildarcley Amaral
    2014-06-26T08:46:32  

    Quem joga os dois sabe. Indiscutivelmente FIFA desde 2011 é o melhor. Fifa 14 é excelente com várias modalidades de divertimento. Ultimate Team Copa normal, Ultimate Team Copa do Mundo é o diferencial. Fora a carreira e os campeonatos online diversos. Carinha vem aqui falar de gráfico, ambos são bons. O diferencial do Fifa é absurda no jogo em si, nome dos jogadores por ter os direitos. Essa matéria é nada mais é que o início de uma tentativa de levantar o PES. Esqueçam!!

    recentes

    populares

    • Wildarcley Amaral
      2014-06-26T08:46:32  

      só não esquece de falar das poucas opções táticas, da inteligencia artificial medíocre dos atacantes e defensores, não esquece de falar que da pra dar lançamentos da defesa no ataque com qualquer jogador, e qualquer jogador domina este lançamento, jogo fifa e acho ridículo quando alguém fala que fifa é infinitamente superior, porque dentro de campo, que é o que importa, fifa não é td isso não, e se pes tivesse foco maior nas táticas e no futebol, e não na física da bola ou como a perna do jogador se move com maior realismo na hora de correr, bateria fifa com facilidade.

    recentes

    populares

    • Wildarcley Amaral
      2014-06-26T08:46:32  

      Finalmente um comentário coerente sobre o FIFA, parabéns Wagner.

  • Marcelo
    2014-06-25T16:04:40  

    Eu nunca pensei que fosse jogar FiFA ao invés de PES, mas esse ano não teve jeito. O PES14 ficou um lixo, o jeito foi atacar de FIFA mesmo. Mas ainda fico na espera pra ver se a Konami dá volta por cima. Ainda há esperança!

    recentes

    populares

    • Marcelo
      2014-06-25T16:04:40  

      Sou mais um que passou pelo mesmo

    recentes

    populares

    • Marcelo
      2014-06-25T16:04:40  

      Estou jogando FIFA 14 no PS4, o jogo é bom más não tem a ALMA do PES, torço muito para KONAMI dar a volta por cima ...

  • Lucas Oliveira
    2014-06-25T19:04:15  

    PES só foi melhor que o FIFA no tempo de PS2, agora é muito ruim, o passe no 2014 é horrível

    recentes

    populares

    • Lucas Oliveira
      2014-06-25T19:04:15  

      E aquele circulo que aparece, muito feio

    recentes

    populares

    • Lucas Oliveira
      2014-06-25T19:04:15  

      Realmente cara. Mas isso já é explicado. FIFA é um simulador, e o PES é Arcade. As próprias empresas dizem isso. É normal a tal diferença de "realidade"

  • Robson Medeiros
    2014-06-25T15:01:06  

    Alguma informação se a narração será do Silvio Luiz?

    recentes

    populares

    • Robson Medeiros
      2014-06-25T15:01:06  

      sim, será...ele confirmou isso semana passada no The Noite

    recentes

    populares

    • Robson Medeiros
      2014-06-25T15:01:06  

      Opa! Valeu rapa.

  • Paulo Magalhães
    2014-06-25T22:18:26  

    Esses caras que ficam discutindo que Pes é melhor, ahh não fifa que é. Mas o Pes tem gráficos, ahhh o fifa é mais real. Meu, esses caras nunca apreciaram uma linda mulher. HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA

    recentes

    populares

    • Paulo Magalhães
      2014-06-25T22:18:26  

      Ele senta em cima da mão pra adormecer e depois imagina que é a "namorada". kkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Paulo Magalhães
      2014-06-25T22:18:26  

      Na internet todo mundo vira o kid bengala, chama os outros de nerd e por aí vai. Na vida real é um medíocre. Já conheço a história... deve ter acabado de perder o BV e se acha o ator da brasileirinhas.

  • Rodrigo Souza
    2014-06-26T09:35:12

    Eu tb achei q o PES 2014 ficou mt ruim , eles mudaram o jeito de tocar a bola , e principalmente o jeito de bater falta e escanteio, ficou horrível com aquelas bolinhas, ainda n consegui acertar uma falta ou escanteio. rs. a jogabilidade do jogo ficou mt ruim, a do PES 2013 era bem melhor,. espero q em 2015 eles corrijam isso! e volte a ser como no 2013. e pelo visto n foi so eu q n gostou, esta todo mundo reclamando! nunca joguei FIFA por isso para mim PES e MELHOR! rs

  • Lucas Farias
    2014-06-26T09:09:54

    Manoo eu jogava muito o PES 2013 , mais depois que eu descrobri o FIFA nunca mais joguei , mais assim eu acho na minha opiniao que o grafico do pes nunca vai ser melhor do que o do fifa, se o pes tiver melhor esse an vou comprar ele e parar de joguar o fifa ...

  • Eliabe Silva
    2014-06-26T09:08:58

    Na boa tem que ter atualização para os times brasileiros, pois é sacanagem só atualizam o europeu.

  • ROBERTO ALMEIDA
    2014-06-26T08:35:06

    O PES 2014 muito ruim , espero que o 2015 não seja igual e só modifica o grafico afff

  • Aglaecio Júnior
    2014-06-26T00:48:22

    espero que esse PES esteja mesmo "renovado", porque o PES 2014 foi a pior desgraça que eu ja joguei na minha vida, tanto que até hoje eu jogo PES 2013 que é sim muito bom

  • Osiris Figueiredo
    2014-06-25T16:03:09  

    FIFA?? Todos os jogadores tem a mesma altura!!! Reparem. Eles só dão uma disfarçada nas animações, mas no jogo TODOS TEM A MESMA ALTURA seja baixinho Rooney ou gigante Neuer, todos tem a mesma altura no jogo!!! Ruim demais!

    recentes

    populares

    • Osiris Figueiredo
      2014-06-25T16:03:09  

      cara isso da mesma altura era no fifa 11...o que o fifa tem de bom é a jogabilidade... sendo q agora o fifa ta superior graficamente tbm... pq se comparar o fifa 14 com a nova ignite e o pes 2014 no max no pc... o pes perde feio...

    recentes

    populares

    • Osiris Figueiredo