Sistemas Operacionais

08/06/2014 11h00 - Atualizado em 09/06/2014 10h49

Primeiras impressões do OS X Yosemite; veja o que mudou no sistema para Mac

Edivaldo Brito
por
Para o TechTudo

A mais recente versão do sistema operacional para Mac, OS X Yosemite, foi anunciado na última segunda-feira (2) e agitou os usuários que preferem os computadores da Apple. A nova plataforma traz uma série de mudanças visuais que prometem facilitar o uso, no entanto, mantém alguns padrões de sua versão anterior. O TechTudo teve acesso à uma versão prévia do sistema e mostra o que mudou nele. Acompanhe.

Safari é reformulado com o lançamento do OS X Yosemite; veja o que muda

OS X Yosemite: Novo visual, mantendo mesmo padrão (Foto: Reprodução/Edivaldo BritoOS X Yosemite: Novo visual, mantendo mesmo padrão (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito

O primeiro contato com o Yosemite revela que mesmo não tendo mudado radicalmente, ele é uma renovação do visual do OS X. Percebe-se que a Apple trabalhou para limpar o design do sistema usando imagens mais amplas e cores mais brilhantes, bem ao estilo do… iOS 7. É isso mesmo: o sistema é uma mistura do desktop do OS X com as cores e transparências do sistema móvel da Apple.

A mudança mais visível na área de trabalho do novo sistema operacional é a Dock, que agora é mais transparente e plana, assim como todo o sistema. A Apple tem abandonado aos poucos qualquer representação tridimensional no iOS e com essa mudança na Dock, ela confirma essa tendência. Mesmo com a alteração, as opções da Dock continuam as mesmas, ou seja, ainda dá para usar aquele efeito de ampliação dos ícones, que ocorre quando o mouse passa por eles.

Dock do OS X agora é mais transparente e plana (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Dock do OS X agora é mais transparente e plana (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Falando em opções, dentro das preferências de sistema existe um novo ícone chamado “Extensões”. Esse recurso permitirá configurar determinados aspectos do sistema, por meio de extensões de terceiros.

Preferências do sistema agora tem uma opção Extensões (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Preferências do sistema agora tem uma opção "Extensões" (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Seguindo o visual do resto do sistema, o Finder também está mais plano, e os ícones mostrados nele mais próximos dos encontrados no iOS. Assim como todas as janelas do novo sistema, seu botões de fechar, minimizar e maximizar são coloridos e a figura que determina seu uso só aparece quando mouse passa sobre eles.

Finder com o novo visual do sistema (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Finder com o novo visual do sistema (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

O Safari segue o novo padrão ditado no iOS, mas não é apenas no visual: ele agora exibe apenas o endereço principal do site. Para visualizar o caminho completo, é preciso clicar dentro da barra de endereço. Os botões também estão menores e ocupando pouco espaço na barra do programa. A visualização de abas do programa recebeu uma reformulação e está mais bonita.

Novo Safari está com uma visualização de abas renovada (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Novo Safari está com uma visualização de abas renovada (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

A novidade que irá agradar muitos usuários, principalmente quem gosta da ideia de usar “widgets”, é a nova Central de notificações. Agora, poderá receber componentes adicionais, que serão visualizados nela mesmo, e com isso ganhar mais utilidade. É possível adicionar uma calculadora, um relógio, opções “sociais” e tudo mais que for compatível com o novo recurso. Para fazer isso, basta clicar no botão “Editar” da Central e em seguida no símbolo de adição do item a ser incluído. Da mesma forma, também é possível remover componentes da exibição padrão, clicando em “Editar” e depois no ícone de subtração do item.

Adicionando e excluindo componentes na Central de notificação (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito) Adicionando e excluindo componentes na Central de notificação (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Alguns dos apps que vieram do iOS, como o iMensage, Contatos, Notas, Lembretes e Facetime, receberam poucas mudanças, ficando apenas mais parecidos com seus correspondentes do sistema para iPhone.

Apps que vieram do iOS estão mais similares as seus pares (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Apps que vieram do iOS estão mais similares as seus pares (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Outra novidade aguardada por muitos: o recurso ditado agora tem suporte para o português. No entanto, a funcionalidade não vem instalado por padrão, sendo necessário escolher a opção e aguardar o sistema baixar o idioma.

Ditado agora suporta o português (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Ditado agora suporta o português (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Spotlight, o buscador do sistema, deixou de ser um simples menu e agora exibe uma caixa de busca suspensa, no meio da área de trabalho, semelhante ao que o Android mostra. Mas a similaridade termina aí, já que quando o usuário digita algo, o recurso mostra uma tela com a localização de um lado e o conteúdo de outro.

Spotlight está visualmente mais completo (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Spotlight está visualmente mais completo (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)









Quem precisa filmar o que acontece na tela do iPhone ou quer usá-lo como câmera, pode fazer isso usando o QuickTime. Basta plugar o aparelho no Mac com o cabo USB, executar o aplicativo e selecionar o gadget como câmera.

Gravando a tela do iPhone pelo quickTime (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Gravando a tela do iPhone pelo QuickTime (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)


Uma das funcionalidades mais importantes, o recebimento de ligações do iPhone no Mac, não teve como ser testado: não foi possível estabelecer uma comunicação entre os dois aparelhos. Ao que parece, essa conexão ainda está com bugs. Quem sabe no próximo beta.

Essas são algumas das novidades que o sistema da Apple está trazendo. Como este ainda é o primeiro beta do sistema, muita coisa pode mudar e outras novas funcionalidades podem aparecer. Se isso acontecer, o TechTudo irá publicar. Fiquem de olho no site.

Atualizar o Mac OS X faz com que a máquina seja formatada? Descubra no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares