15/06/2014 08h00 - Atualizado em 15/06/2014 08h00

Samsung cria bicicleta inteligente com Wi-Fi, Arduino, Bluetooth e lasers

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

A Samsung lançou um conceito de bicicleta inteligente que busca dar ao usuário total controle sobre funções no meio de transporte, além de alguns recursos extras interessantes. Controlada via smartphone, a smart bike tem câmera traseira, luz ambiente e lasers que formam uma trilha no caminho escuro. Tudo para aumentar a autonomia e melhorar a segurança do ciclista.

Carros elétricos, salas temáticas e mais: conheça a sede do Netflix

Smartphone se conecta magneticamente para controlar bicicleta (Foto: Reprodução/Maestros Academy)Smartphone se conecta magneticamente para controlar bicicleta (Foto: Reprodução/Maestros Academy)

O coração da bicicleta inteligente é um Arduino, que controla a transmissão de informação do smartphone pareado via Bluetooth para o hardware. No app, basta tocar em um botão para ativar a câmera e ver a imagem traseira na tela do aparelho – o mesmo vale para Wi-Fi, luzes, lasers e GPS. 

Quais funções você quer ver no smartwatch da Apple? Responda no Fórum do TechTudo

Segundo os idealizadores do produto, a intenção é proteger o ciclista e usar suas informações de geolocalização para informar autoridades sobre o tráfego de bicicletas em vias potencialmente inseguras. A esperança é que os dados possam encorajar a criação de mais ciclovias, por exemplo.

Protótipo de designers italianos é inteiramente em alumínio (Foto: Reprodução Maestros Academy)Protótipo de designers italianos é inteiramente em alumínio (Foto: Reprodução Maestros Academy)

O projeto foi criado pela Samsung Maestros Academy, uma espécie de programa que incentiva artistas a criarem designs diferentes utilizando as tecnologias da fabricante coreana. Um protótipo foi mostrado pela primeira vez na Semana de Design de Milão, na Itália, exibindo design minimalista e inteiramente em alumínio, com acessórios da mesma cor, em azul. Não há previsão de quando a smart bike poderá chegar ao mercado, muito menos um possível valor.

Via Maestros Academy


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Jacques
    2014-06-15T22:08:12  

    É impressionante como a samsung incomoda esses fanboys. Se fosse um lançamento da Apple ia ser o máximo. Estao todos recalcados porque a Apple não inova e nem lança mais novidade nenhuma.

    recentes

    populares

    • Jacques
      2014-06-15T22:08:12  

      estranho que isso tudo já existe no mundo das bikes faz muito, mas muito tempo mesmo, então de novidade não tem nada.

    recentes

    populares

    • Jacques
      2014-06-15T22:08:12  

      Fato!!! a samsung sempre lança coisas inovaroras os iphoniacos piram de inveja kkkkk

  • Bruno Nascimento
    2014-06-16T09:25:55

    Roubaram até a minha monark, imagina um troço desse!

  • Matheus Silva
    2014-06-16T09:21:19

    Agora sim irei ter uma vida social aonde voltarei a andar de Bike AEUHAUEh

  • Fábio
    2014-06-15T18:24:28  

    O cara não fica 30 minutos com uma bicicleta dessa no Brasil

    recentes

    populares

    • Fábio
      2014-06-15T18:24:28  

      Existe rodando no país muito mais superiores. Isso no mundo das bikes existe faz tempo e muito mais avançado.

  • Douglas Jesus
    2014-06-16T01:17:08  

    Seria melhor terem criado um kit com esses equipamentos (Camera de ré, GPS, Luzes) para ser montado em qualquer bike

    recentes

    populares

    • Douglas Jesus
      2014-06-16T01:17:08  

      já existe isso faz muito tempo

  • Geraldo Miranda
    2014-06-16T08:31:30

    Isso tudo já existe à anos nas bikes de competição. Tanto que existe hoje controle eletrônico da suspensão (Cannondale Left por exemplo), transmissão sequencial eletrônica (Série Di2 da Shimano por exemplo). GPS, laser de projeção de obstáculo, câmera frontal e traseira tudo já existe faz anos, mas anos mesmo. Nenhuma novidade nesta reportagem.

  • Blacktenebrous
    2014-06-16T08:19:30

    Não sei como a Dilma não criou um IPVA para bicicletas???!!! Deve estar em votação!

  • Jefferson Martins
    2014-06-16T07:34:25

    Os bandidos piram com essa nova invenção. Agora deem um disfarce a ela, como uma pintura invisível pra trollar os bandidos.

  • Vitor
    2014-06-16T06:26:01

    Quantas cilindradas? É flex?

  • Kleider Sá
    2014-06-16T01:45:45  

    DAQUI A POUCO O SER HUMANO CRIA DEUS, JÁ QUE DA PRIMEIRA VEZ NÃO PASSOU DE FOLCLORE

    recentes

    populares

    • Kleider Sá
      2014-06-16T01:45:45  

      o ser humano, já criou deus e ele se chama jesus.

    recentes

    populares

    • Kleider Sá
      2014-06-16T01:45:45  

      Hã? O ser humano criou Deus??

  • Gustavo
    2014-06-16T01:14:51

    É só você comprar uma dessa na loja, sair feliz, porém endividado até as calças no crediário de 60x, e ser assaltado 5 minutos depois na primeira esquina que cruzar! kkkkk vicissitudes da vida...

  • Cassiano Schneider
    2014-06-16T01:01:41

    ela vem com alarme????? kkkkkk

  • Lauro Marinoso
    2014-06-15T23:36:08

    Mais um invento que não foi feito para nós Brasileiros. Se sair com uma dessas aqui certamente será assaltado!

  • Junior
    2014-06-15T22:48:40

    Seria uma pena ter uma dessas e ser assaltado.

  • Paulo Neto
    2014-06-15T15:49:09  

    Samsung faz de tudo e nada é bom.

    recentes

    populares

    • Paulo Neto
      2014-06-15T15:49:09  

      Celulares, tablets e computadores melhores que a Apple.

    recentes

    populares

    • Paulo Neto
      2014-06-15T15:49:09  

      Sonha! Celular e TV com prazo de validade, ar condicionado, máquina de lavar, computador, bicicleta, e etc. Uma empresa sem foco, mais parece uma padaria.

  • Douglas Silva
    2014-06-15T22:31:04

    Smart bike? Não que eu seja contra tecnologia, mas pra tudo é preciso moderação, se continuar assim em 2030, seremos robóticos!

  • Ismael Oliveira
    2014-06-15T22:14:31

    Por que não mostram ela com um ciclista em movimento e apresentando as vantagens?

  • Joao Silva
    2014-06-15T18:54:33

    nenhuma bicicletinha vai tirar a potencia, e supeioridade da Apple.FATO.

  • Jose Novaes
    2014-06-15T20:15:01

    vai morrer muita gente

  • Jose Novaes
    2014-06-15T20:11:51

    vai morrer muita gente

  • Marcio Matias
    2014-06-15T15:45:36

    Ladrões de Plantão,, Já pensaram? Calma gente ,Ladrões que eu me refiro são aqueles que vão cobrar uma furtuna de impostos para ter uma dessas aqui no Brasil, igual ao Playstation.

  • Giuliano Cunha
    2014-06-15T15:16:58

    É apenas um conceito, com certeza não vai ficar desse jeito, mas acho q a moda não vai pegar só acho.

  • Luis Guimarães
    2014-06-15T15:16:36

    Que coisa mais ridícula! Putz...

  • Dexter
    2014-06-15T14:00:56  

    Camelo feio pra caramba! Onde foi parar o câmbio Shimano XTR? Freio dianteiro a disco? Tudo bem, mas e o freio traseiro? Câmera traseira em lugar de retrovisores, sei. Parece mais uma monareta na qual passaram Araldite no celular e colaram no suporte do guidão.

    recentes

    populares

    • Dexter
      2014-06-15T14:00:56  

      O retardado não leu que é um conceito? maldita inclusão social...

  • Victor Grumberg
    2014-06-15T14:07:22

    que criação mais tosca viu !!!