Computadores

16/06/2014 08h56 - Atualizado em 17/06/2014 11h05

Se apaixonar pelo computador? Aguarde 15 anos para que isso aconteça

João Kurtz
por
Para o TechTudo

A notícia de um computador ter passado em um Teste de Turing, na última semana, reacendeu antigos debates sobre nossa interação com as máquinas. Se elas já chegaram a um ponto em que é possível se passar por um ser humano, quanto tempo até que outras formas de relacionamento, até mesmo se apaixonar, sejam possíveis? A resposta, segundo um pesquisador, é 15 anos.

Computador consegue se passar por humano de 13 anos em Teste de Turing

Garota rindo com Laptop (Foto: Pond5)Se apaixonar por um computador pode acontecer dentro de 15 anos (Foto: Pond5)



A declaração foi dada durante a conferência Exponential Finance, em Nova York, pelo pensador e diretor de engenharia do Google, Ray Kurzweil. “Eu prevejo que os computadores terão inteligência com nível humano, o suficiente para se ter relações com eles, a partir de 2019″, afirmou.

Kurzweil ressalva, porém, o que devemos entender por inteligência: “Quando eu me refiro a níveis humanos, estou falando de inteligência emocional. É a possibilidade de contar piadas, ser romântico ou sexy. É o que há de mais avançado na nossa inteligência, não algo secundário”, lembra.

Esta não é a primeira previsão que o pesquisador faz para 2029. Segundo ele, neste mesmo ano os computadores serão bons o suficiente para entender a linguagem humana e aprender com a própria experiência. Alguns exemplos de tecnologia que tornarão isto possível já existem, como reconhecimento de voz e os carros automáticos do Google.

Computadores: Mitos ou verdades? Confira no Fórum do TechTudo.

Kurzweil é conhecido por várias previsões sobre o papel da tecnologia. Em 1990, ele previu que computadores seriam capazes de vencer campeões de xadrez em 1998, um evento que se realizou em 1997 quando o Deep Blue, da IBM, venceu o russo Gary Kasparov.

Mas a sua teoria mais conhecida é a da Singularidade – um momento hipotético no qual a inteligência artificial vai se tornar maior que a humana, mudando drasticamente os rumos da civilização.

Via Independent

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Cloud Strfe
    2014-06-16T13:55:26  

    Isso ai é aquele mesmo principio daquelas pessoas que conversam com o cachorro, o animal não ta entendendo nada, nem ta respondendo, mas na cabeça do cidadão ele ta interagindo. A diferença que podemos programas uma maquina para responder X respostas para cada Y perguntas, vejam por exemplo o ROBO ED, é um mecanismo simples, que pode despertar o sentimento de interação real

    recentes

    populares

    • Cloud Strfe
      2014-06-16T13:55:26  

      Esse nunca teve um cachorro...

  • Eduardo Augusto
    2014-06-16T09:30:18

    tomara que Turing essas relações