TV

19/06/2014 07h00 - Atualizado em 19/06/2014 07h00

Sharp anuncia tecnologia que permite criar monitor de formato ‘adaptável’

João Kurtz
por
Para o TechTudo

A Sharp anunciou a criação de um novo tipo tecnologia, chamada de Free-Form Display (“display de forma livre”, em tradução livre), que permite telas que se adaptam às necessidades de diferentes aplicações. As telas tradicionais são retangulares porque o gate driver – circuito responsável por gerar energia para as telas LCD – precisa de uma borda mínima.

TVs SD, HD, Full HD, 4K: qual vale mais a pena? Confira

Tela de LCD pode ser produzida com o formato necessário para sua utilização (foto: Reprodução/Sharp)Tela de LCD pode ser produzida com o formato necessário para sua utilização (foto: Reprodução/Sharp)

O FFD, entretanto, solucionou esse problema dispersando o circuito ao longo dos pixels. Na prática, isso também significa que a borda das telas pode ser reduzida. A tecnologia foi desenvolvida com a combinação de IGZO – semicondutores criados com a combinação dos elementos índio, gálio, zinco e oxigênio – e circuitos proprietários. 

Uma das utilizações pensada pela Sharp para a nova tecnologia é a criação de um painel de instrumentos em carros, que combinaria o velocímetro e outras informações em apenas um display. Outra possibilidade é a criação de monitores elípticos para dispositivos vestíveis.

Segundo a própria Sharp, a empresa planeja começar a fabricar produtos com o Free Form Display em breve. No entanto, ainda não foram divulgadas datas ou informações sobre preços.

Quer ajuda sobre qual TV comprar? Veja no Fórum do TechTudo

Via Sharp

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares