30/06/2014 08h01 - Atualizado em 30/06/2014 14h18

Silent Hill e Street Fighter: os jogos que não deram certo nos smartphones

Dário Coutinho
por
Para o TechTudo

Eles são sucesso de crítica e público, menos nos smartphones, onde falharam miseravelmente. Silent Hill, Street Fighter, Mega Man e Castlevania são apenas alguns dos jogos que foram sucesso nos consoles, mas que não emplacaram nos dispositivos móveis, cujas versões são esquecíveis e até certo ponto, vergonhosas. Confira a lista.

Metal Gear e Dark Souls: confira os 10 jogos mais difíceis dos últimos anos

Silent Hill (Foto: Reprodução/Silent Hill)Silent Hill (Foto: Reprodução/Silent Hill)


- Silent Hill Escape

Silent Hill é cultuada, merecidamente, como uma das melhores séries de Survival Horror nos consoles de videogame. Até mesmo nos celulares antigos com Java,  Silent Hill conta com bons títulos, todos em português. Mas nos primórdios da App Store a coisa era bem diferente.

Silent Hill Escape é um dos piores jogos a levar o nome da franquia (Foto: Divulgação)Silent Hill Escape é um dos piores jogos a levar o nome da franquia (Foto: Divulgação)

Sem entender direito o que era a plataforma mobile, a Konami lançou o tenebroso Silent Hill Escape. O que assustava no jogo não era as criaturas sem rostos, mas a jogabilidade tosca e repetitiva. Era apenas um labirinto cheio de criaturas, sem nenhum tipo de história ou enredo.

- Assassin's Creed

Outra série de sucesso nos consoles e que também contou com bons jogos nos antigos celulares, foi Assassins Creed. Ainda em 2009, a Gameloft, em parceria com a Ubisoft lançaria “Assassin’s Creed – Altaïr’s Chronicles 3D” com versões para N-Gage, iOS e, posteriormente, Android e Windows Phone.

Assassins Creed não se deu muito bem nos smartphones (Foto: Divulgação)Assassin's Creed não se deu muito bem nos smartphones (Foto: Divulgação)

Lançado na mesma época que Assassin's Creed 2, a franquia ainda veria Assassin's Creed Pirates para iOS e Android, mas o recente jogo é bastante diferente do clássico da geração passada que misturava ação furtiva com eventos história. Curiosamente, o primeiro game de Assassins Creed para iPhone sumiu da App Store, ficando apenas disponível para Android e Windows Phone.

- Mega Man X

Nem Mega Man escapou de ter sua franquia prejudicada nos smartphones, e olha que já não bastava nos consoles. Embora a remasterização de Mega Man X seja aceitável, a Capcom quase arruinou totalmente a franquia com Mega Man X Over. O desgosto da comunidade gamer foi tamanho que a Capcom adiou o lançamento do game no ocidente.

Crítica ao jogo foi tamanha que o lançamento no ocidente foi adiado por tempo indeterminado (Foto: Divulgação)Crítica ao jogo foi tamanha que o lançamento no ocidente foi adiado por tempo indeterminado (Foto: Divulgação)

Mega Man poderia receber ports do seus jogos como acontece com Sonic no Android, iOS e Windows Phone. Para se ter uma ideia, todos os Mega Man até o X4 já estão disponíveis para celulares japoneses, desde 2011.

- Pro Evolution Soccer

Poucas pessoas iriam prever que a plataforma mobile seria o palco e grandes jogos de futebol. A disputa envolvia Pro Evolution Soccer, FIFA e Real Football. O título era o de melhor jogo de futebol para os smartphones e tablets.

PES saiu dos gramados do Android e iOS em 2013, com a retirada dos jogos das lojas  (Foto: Divulgação)PES saiu dos "gramados" do Android e iOS em 2013, com a retirada dos jogos das lojas (Foto: Divulgação)

Mas estranhamente a Konami decidiu pular fora de disputa em 2011, quando lançou o último Pro Evolution Soccer, PES 2012, para mobile. Desde então a empresa decidiu não lançar mais a versão mobile do seu cultuado jogo de futebol, deixando toda a glória para o FIFA.

Castlevania

A Konami investiu muito na plataforma mobile durando os primeiros anos do iPhone e Android. Mas parece que o resultado foi infrutífero. Um dos motivos que denunciam isso, é o fato de não ter um bom Castlevania para smartphones, quando dois clássicos do Game Boy Advance foram convertidos para antigos celulares Java.

Castlevania Puzzle não era exatamente o que a comunidade gamer esperava (Foto: Divulgação)Castlevania Puzzle não era exatamente o que a comunidade gamer esperava (Foto: Divulgação)

Castlevania ainda deu as caras nos iOS na forma de Castlevania Puzzle: Encore of the Night. Baseado no clássico insuperável Castlevania: Symphony of the Night, Castlevania Puzzle até que é um jogo razoável, mas definitivamente não é o Castlevania na forma como muitos queriam.

- Street Fighter

A série Street Fighter é um dos jogos de luta mais importantes da história dos videogames. Responsável pela popularização do gênero, a série retornaria aos holofotes do mundo dos games em 2008 com o lançamento de Street Fighter IV.

Street X Tekken parecia incrível, mas diversos bugs acabaram afastando os jogadores (Foto: Reprodução / Dario Coutinho)Street X Tekken parecia incrível, mas diversos bugs acabaram afastando os jogadores (Foto: Reprodução / Dario Coutinho)

Porém, nos smartphones, nem Street Fighter IV Volt e Street Fighter X Tekken, animou os jogadores para tornar o jogo um hit da loja. O resultado é que ambos os jogos tem atualizações defasadas e de tão antigos, talvez não rodem no iOS 7.1. Street Fighter IV Volt em especial fica horrível em aparelhos com alta resolução como iPads a partir da terceira geração.

- Resident Evil

No mesmo ano de lançamento da App Store, um jogo surpreendeu a todos por trazer uma experiência próxima a sua versão para consoles, era Resident Evil 4 Mobile. O jogo tem ótima jogabilidade e apesar de não possuir a mesma campanha que seu “irmão maior”, possui várias passagens retiradas diretamente dele.

Resident Evil Mercenaries Vs. 2 foi cancelado devido a má recepção do público ao primeiro game (Foto: Divulgação)Resident Evil Mercenaries Vs. 2 foi cancelado devido a má recepção do público ao primeiro game (Foto: Divulgação)

Contudo, o bom início da série nos novos smartphones, foi sendo apagado pelo lançamento do horrível Resident Evil Mercenaries VS. De tão ruim, o jogo foi motivo de cancelamento da sua segunda edição, “Resident Evil Mercenaries Vs. 2″, e da remoção do jogo da App Store.

- Battlefield

Nem o aclamado Battlefield escapou de receber um port ruim para smartphones e tablets. Battlefield: Bad Company 2 tinha tudo para ser um ótimo título e destronar Modern Combat do título de melhor FPS para smartphones. Só tinha um pequeno problema no caminho: os controles.

Battlefield Bad Company 2 é mais um jogo com recepção negativa que foi removido da App Store (Foto: Divulgação)Battlefield Bad Company 2 é mais um jogo com recepção negativa que foi removido da App Store (Foto: Divulgação)

Ao invés de inspirar-se nos ótimos controles touch da concorrência, a EA decidiu criar o seus próprios. O resultado foi um FPS com uma mira muito difícil. Lançado em 2010 e com gráficos defasados para os dias atuais, o jogo foi retirado da App Store.

- Uncharted

Disponíveis apenas em alguns países, a série Uncharted, uma das mais aclamadas da atualidade, seria protagonista em um jogo que une personagens Sony, estamos falando de PlayStation All-Stars Island.

Nem Nathan Drake escapou de aparecer em um jogo meio-boca para Android e iOS (Foto: Divulgação) Nem Nathan Drake escapou de aparecer em um jogo meio-boca para Android e iOS (Foto: Divulgação)

Apesar da aposta interessante em unir seus personagens em uma ilha paradisíaca para uma corrida no estilo “Temple Run”, a proposta parece não ter sido bem aceita pelos jogadores e nem pela mídia. É a triste realidade de uma série de expectativas que muitos gamers criaram ao comprar o Xperia Play. A promessa de um “PlayStation Phone” culminaria com a participação tímida dos personagens da Sony em um jogo bastante repetitivo, quem diria.

- Metal Gear

Quando um trailer ou qualquer outra novidade sobre Metal Gear surge, a internet literalmente para. E quando Metal Gear Solid Touch foi anunciado em um teaser que mostrava apenas um símbolo “On” verde. Muitos jogadores de Xbox 360 comemoravam pensando que se tratava de uma nova versão que iria incluir o console da Microsoft.

Metal Gear Solid Touch desapontou tanto quem tinha como quem não tinha iPhone (Foto: Divulgação)Metal Gear Solid Touch desapontou tanto quem tinha como quem não tinha iPhone (Foto: Divulgação)

Mas a alegria rapidamente virou descontentamento ao saber que se tratava apenas de um game para iPhone, iPod Touch e iPad. Quando os primeiros reviews de Metal Gear Solid Touch foram publicados, todo mundo já sabia que se tratava de um joguinho de tiro descartável com sprites de Metal Gear Solid 4. Apesar de alguns bons elementos como gráficos e comandos, o jogo rapidamente caiu no esquecimento.

Quais os piores jogos de celular? Opine no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Paulo Araújo
    2014-06-30T09:49:55

    Já pensou comprar esses games pela metade do preço ? Procure no maior buscador da internet por Brasuca Express. Enviamos agora mesmo, nossos atendentes estão online no chat.

  • Felipe Lima
    2014-07-01T12:04:33  

    Não adianta esperar muito dos jogos de celular. Na minha opinião o ideal é apenas jogos simples e casuais, para "passar o tempo". Achar que você vai ter um PS4, Xbox One ou até mesmo um Nintendo Wii U é balela, pois não vai. Pra isso existe os consoles portáteis, Nintendo 3DS e PS Vita. Nada substitui os bons e velhos consoles de mesa. Nada como sentar no sofá, pegar o controle e jogar seu jogo favorito! Isso não tem nada igual.

    recentes

    populares

    • Felipe Lima
      2014-07-01T12:04:33  

      Concordo, pior que esse (jogar no smartphone) é um dos aspectos levado em consideração pelas pessoas na hora de comprar um aparelho. Pode até servir para jogos casuais mas certamente para jogos mais complexos vai ser preciso um PS Vita ou similar.

    recentes

    populares

    • Felipe Lima
      2014-07-01T12:04:33  

      Na verdade isso está mudando. Se comparar agora a loja de jogos do Android e do iOS com o que era alguns anos atrás verá um crescimento enorme de jogos não-casuais e a tendência está sendo aumentar. Já li notícias que daqui a alguns anos os descendentes do PS Vita e do Nintendo 3DS terão muitos problemas no mercado por causa dos Smartphones.

  • Felipe Neres
    2014-07-04T15:41:54

    Então, no caso do PES, não é que não tenha dado certo. A Konami simplesmente abandonou o projeto? Em virtude do crescimento da plataforma móvel como console de jogo, creio que ela vai se arrepender amargamente. Quando tentar voltar atrás, não vai ter como. Péssima ideia, Konami.

  • Glaubert Oliveira
    2014-06-30T10:58:34

    sou mais meu XBOX ONE

  • Leandro Oliveira
    2014-06-30T10:24:54

    FIFA14 é melhor jogo de futebol para smartphone.

  • Jonas Santos
    2014-06-30T10:11:43

    Tudo que vai apenas pra iphone cai em decadência logo...(tenho iphone) Estou generalizando!

  • Falando Verdade
    2014-06-30T09:39:34

    Sou mais meu Super Nintendo.