Celular

21/06/2014 06h32 - Atualizado em 21/06/2014 06h32

Small cell: conheça a tecnologia capaz de ampliar o sinal da rede de celular

Gabriel Ribeiro
por
Para o TechTudo

A cena é frustrante, mas bastante comum: ao comprar um celular o usuário consegue utilizá-lo perfeitamente na rua, mas quando entra em um ambiente fechado o aparelho fica sem sinal. Um conceito chamado small cells, pequenas antenas usada para ampliar o sinal da rede de celular, promete solucionar o problema. Para detalhar como funciona a tecnologia, o TechTudo conversou com Roberto Medeiros, diretor de Desenvolvimento de Produtos da Qualcomm, empresa fornecedora dos chips para as small cells.

Veja como melhorar o sinal da rede Wi-Fi de casa

Sinal do celular ainda é muito criticado no Brasil (Foto: Flickr/Ministerio TIC Colombia)Sinal do celular ainda é muito criticado no Brasil (Foto: Flickr/Ministerio TIC Colombia)


Small cells: voz e dados com melhor qualidade

Espalhadas pelas cidades, as grandes antenas são as responsáveis pela comunicação, tanto de voz quanto de dados, dos dispositivos móveis. Mas com cada vez mais aparelhos necessitando de sinal, é preciso uma quantidade maior de antenas para suprir a demanda do consumidor. É aí que entram as small cells, pequenas antenas que funcionam de para melhorar a cobertura do sinal.

Aparelho que lembra roteador Wi-Fi amplia sinal de celular em ambientes fechados (Foto: Divulgação/Qualcomm)Aparelho que lembra roteador Wi-Fi amplia sinal de celular em ambientes fechados (Foto: Divulgação/Qualcomm)


As small cells possuem três aplicações principais. “Elas podem ser usadas em hotspot, em locais de aglomeração de pessoas, como em estações de metrô; em grandes empresas e também para uso doméstico”, explica Medeiros. O aparelho para o uso em casa comercializado pelas operadoras de telefone nos Estados Unidos é parecido com um roteador Wi-Fi e custa menos de US$ 200 (R$ 445, em conversão direta).

Explosão de dados e o dilema das operadoras

Já percebeu quando há uma aglomeração muito grande de pessoas – como o Réveillon de Copacabana ou jogos de futebol, por exemplo – a conectividade do smartphone fica prejudicada? Isso acontece porque as antenas instaladas no perímetro do evento não suportam o grande volume de troca de informações dos dispositivos. Se por um lado se vende smartphones e tablets como nunca, por outro o grande desafio das operadoras é criar infraestrutura suficiente para atendê-los.

Apenas no período entre 2011 e 2012 foram registrados 40% mais aparelhos do que no ano anterior. Com isso, o tráfego tende a subir consideravelmente. “Nos próximos dez anos esperamos o crescimento de até mil vezes no consumo de dados dos dispositivos móveis”, projeta Medeiros. Grande parte deste aumento está relacionado a popularização de serviços de streaming de vídeos, como o Netflix e o TwitchTV.

Como mudar a senha do Wi-Fi? Confira a resposta no Fórum do TechTudo

No Brasil

O uso doméstico das microantenas no Brasil esbarra na legislação. De acordo com Medeiros, a Anatel impede que usuário comuns tenham antenas de transmissão de celular em casa. “O órgão regulador entende que as microantenas prejudicaria de alguma forma o sinal das antenas maiores”, diz.

Segundo o executivo, a tecnologia atual das small cells não é capaz de interferir no sinal macro das operadoras de celular. “A tecnologia evoluiu e faz com que os aparelhos funcionem de forma independente, em frequência controlada”, explica.

 Outra barreira que impede a expansão das small cells é a questão comercial. Toda antena de transmissão em funcionamento no Brasil paga uma taxa anual ao governo e as operadoras são responsáveis pela manutenção, o que, em caso de adoção das smart cells, acarretaria em um custo maior para as empresas.

Fonte de grande parte das reclamações dos donos de smartphones, o sinal das redes 3G e 4G pode melhorar consideravelmente no Brasil, caso a tecnologia seja adotada por aqui. No futuro, as small cells podem ser vendidas como diferencial das operadoras, mas para sucesso, tudo dependerá do preço a ser cobrado para os consumidores.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Jefferson Andrade
    2014-06-21T11:21:40  

    A verdade é que a Anatel é BOAZINHA demais com essas operadoras caras e sem qualidade. A Agência precisa ter culhões para multar com RIGOR e COBRAR a multa dessas operadoras!

    recentes

    populares

    • Jefferson Andrade
      2014-06-21T11:21:40  

      ANATEL BOAZINHA ONDE COM AS PRESTADORAS???? QUEM MANTEM A ANATEL SÃO AS PROPRIAS OPERADORAS PGANDO TAXAS E MAIS TAXAS

    recentes

    populares

    • Jefferson Andrade
      2014-06-21T11:21:40  

      O problema é que o povo prefere dar corda para certas operadoras por achar que vai falar a vontade, mas quando precisa, não tem sinal.

  • Hass Silva
    2014-08-06T19:37:54

    Se as operadoras oferecessem o mínimo de qualidade...

  • Marcelo Resende
    2014-06-22T09:18:35

    Deveriam substituir as antenas de sinal fixas por satélite,dessa forma os sinas chegavam em todos lugares.algum entendido nesta área poderia me dar uma resposta???

  • Morador Atento
    2014-06-21T19:25:51  

    Ainda lembro que para pegar o sinal do celular tinha que procurar um local alto da residencia. Mas não fosse a privatização da telefonia - hoje seríamos IGUAIS a CUBA.

    recentes

    populares

    • Morador Atento
      2014-06-21T19:25:51  

      O maior responsável pelo atraso na tecnologia brasileira foi a ditadura militar com a criação da SEI(secretaria especial de informática).Em conluio com os empresários criaram a reserva de mercado ou melhor, reserva de faturamento para uns 6 felizardos e apadrinhados pelas raposa felpudas.Ganharam rios de dinheiro e fomos engolidos pelos tigres asiáticos.Só para se ter uma ideia ,um Computador XT com 8 k de memória custava 3 mil dólares.No entanto ,é bom lembrar que quem abriu o mercado de informática e da indústria automobilística foi o Collor.

    recentes

    populares

    • Morador Atento
      2014-06-21T19:25:51  

      O maior responsável pelo atraso na tecnologia brasileira foi a ditadura militar com a criação da SEI(secretaria especial de informática).Em "parceria" com os empresários criaram a reserva de mercado ou melhor, reserva de faturamento para uns 6 felizardos e apadrinhados pelas elites da época.Ganharam rios de dinheiro e fomos engolidos pelos tigres asiáticos.Só para se ter uma ideia ,um Computador XT com 8 k de memória custava 3 mil dólares.No entanto ,é bom lembrar que quem abriu o mercado de informática e da indústria automobilística foi o Collor.

  • Pedro Meirelles
    2014-06-22T07:34:45

    Esta me censurando ?

  • Felipe Martins
    2014-06-22T02:28:19

    Me desculpe, mas discordo d amigo aí debaixo. Estou na OI (RJ) faz mais de 1 ano e não tenho do que me queixar. Viajei para MS e alguns estados do nordeste e ela superou minhas expectativas. Lógico que não é rápida como uma banda larga, mas funciona perfeitamente.

  • Juan Bosco
    2014-06-21T22:56:44  

    O 3G da Oí é muito ruim, praticamente nunca funciona...sorte que hoje quase todos os shopping, restaurantes e bares tem wi-fi, caso contrario estamos ferrados com o péssimo serviço atual.

    recentes

    populares

    • Juan Bosco
      2014-06-21T22:56:44  

      Concordo plenamente. Eu tenho oi e tim e nunca uso oi, mas nunca mesmo, pois a conexão só fica em 2D. A Tim, em quase todo lugar, a conexão é H. A oi só é boa nas promoções pra fixo.

  • Rodrigo Araújo
    2014-06-21T21:13:11

    O time do parque São Jorge ou Itaquerão deveria adquirir esse aparelho, SMALL CURINTIA PAULISTA

  • Morador Atento
    2014-06-21T19:27:43

    Enquanto isso, um produto foi postado dia 13 em SP e até hoje não chegou em RJ. Nosso petezado Correios está agonizando com a farta incompetencia dos sindicalistas pendurados nas chefias daquela outrora eficiente estatal.

  • Laerci Lima
    2014-06-21T19:16:51

    Quando se fala em alta tecnologia, isso não serve para o Brasil. Infelizmente

  • José Junior
    2014-06-21T15:57:50  

    Falou falou falou e não falou nada !!! Aqui no Brasil não pode então irrelevante essa matéria... Coloquem tópicos menos enganadores. Com poderia ser - Uma solução que as OPERADORAS poderiam adotar .... e não algo que induza o leitor clicar com esperança de oba, vou fazer isso agora....

    recentes

    populares

    • José Junior
      2014-06-21T15:57:50  

      a teles estão pressionando... e claro que Anatel vai ceder!

    recentes

    populares

    • José Junior
      2014-06-21T15:57:50  

      em 2020 acho que consegue !!! kkkk

  • Samila Soares
    2014-06-21T17:42:50

    Falou e não disse o principal...somos, como sempre, uns palhaços.Pagamos mais do deveríamos, por um serviço menor do que diz ser!

  • Rafael Lima
    2014-06-21T16:06:39  

    Essas tecnologias já chegaram no Brasil ???

    recentes

    populares

    • Rafael Lima
      2014-06-21T16:06:39  

      como foi exposto na matéria ainda não foi autorizando pela Anatel

  • Raphael Barbier
    2014-06-21T10:42:00

    tecnologia bacana! E é verdade quanto ao congestionamento de troncos. Não entendo o porquê a Anatel não estudar pelo menos o assunto.

  • Paulo Junior
    2014-06-21T09:48:51

    Ai ai... É duro aturar isso aqui!