Celular

23/06/2014 10h15 - Atualizado em 23/06/2014 10h15

Sony Xperia Z1 ou Z2? Confira o comparativo de celular da semana

Pedro Zambarda
por
Para o TechTudo

O Xperia Z2, novo smartphone top de linha da Sony, foi lançado no Brasil em 27 de maio deste ano pelo preço de R$ 2499, 100 reais a mais do que o modelo anterior, Z1, quando chegou ao mercado em outubro de 2013. Com design similares, os celulares tem algumas diferenças significativas de hardware. Qual é o melhor, Z2 ou Z1? Confira o nosso comparativo no TechTudo e descubra.

Xperia Z2, novo top de linha da Sony, chega ao Brasil com SmartBand

Xperia Z1 e Xperia Z2? Quem vence a batalha? (Foto: Arte/TechTudo)Xperia Z2 e Xperia Z1? Quem vence a batalha? (Foto: Arte/TechTudo)



Desempenho: Z2

O novo Xperia é uma evolução natural de seu predecessor. O desempenho do Z2 é diferente já em seu processador, um Qualcomm Quad Core de 2,3 GHz, contra outro Qualcomm Quad Core de 2,2 GHz do Xperia Z1. O chip mais robusto permite uma inicialização mais rápida, uma seleção rápida entre os menus e fotos tiradas com agilidade.

A memória RAM do Z2 é 3 GB, enquanto o Z1 conta com apenas 2 GB. O espaço interno dos dois Xperias não varia muito, com 16 GB inicialmente. No entanto, o Xperia Z2 pode chegar a 128 GB por micro SD, enquanto o Z1 vai só até 64 GB.

Z2 deve chegar até o meio do ano (Foto: Isadora Diaz/TechTudo) (Foto: Z2 deve chegar até o meio do ano (Foto: Isadora Diaz/TechTudo))O desempenho do Xperia Z2 é superior ao do Xperia Z1 (Foto: Isadora Diaz/TechTudo)


O Z2 tem conectividade com as tecnologias Wi-Fi, DLNA, GPS/GLONASS, NFC, Bluetooth 4.0, MHL 3.0, USB OTG e USB 2.0 (porta Micro-B, carregador USB), as mesmas do Z1. A bateria do novo Xperia tem frequência de 3200 mAh, o que garante um pouco mais do que um dia de duração, maior do que os 3000 mAh do seu antecessor.

Tela e dimensões: Z2

A linha Xperia top de linha da Sony tem duas características determinantes: vidro na traseira e na tela do celular e um display consideravelmente grande. Mesmo assim, há características diferentes entre os dois modelos.

O Z1 tem uma tela de 5 polegadas com resolução de 1920 x 1080 pixels (441 ppi) e o material do seu display é um vidro tipo Gorilla Glass 3. Já o Z2 é mais mais sofisticado: Tela de 5,2 polegadas IPS LCD, acompanhada por uma alta resolução de 1920 x 1080 pixels. O tipo de display deste novo modelo é da marca TRILUMINOS, com LED Live Color.

Por este motivo, as fotos na tela do Xperia Z2 são mais claras, nítidas e vivas. Embora a tela tenha 5,2 polegadas, contra 5 do anterior, ela está em um corpo metálico com as mesmas proporções do Z1. O celular mais antigo da Sony tem 144 milímetros de largura, 74 milímetros de comprimento e 8,5 milímetros de espessura, além de pesar 170 gramas. Já o Z2 tem 146,8 milímetros de largura, 73,3 milímetros de comprimento e 8,2 milímetros de espessura, com peso de 163 gramas.

Xperia z2 (Foto: Pedro Zambarda/ TechTudo)O Xperia Z2 tem tela melhor e é mais agradável ao segurar (Foto: Pedro Zambarda/ TechTudo)


A diferença de peso é sentida ao carregar os dois celulares juntos. O Z2 é leve e encaixa bem na mão, diferente do jeito mais quadrado do Z1. No entanto, as dimensões só são percebidas na régua. Os dois smartphones são muito parecidos em suas medidas.

Sistema operacional: Empate

O Z1 vem com um sistema operacional inferior, o Android 4.2.2 Jelly Bean. Mesmo assim, ele pode ser atualizado para a versão 4.4.2 KitKat, a mesma do Z2. Exceto pela diferença de processamento entre os dois aparelhos, seus software têm funcionamento similar.

Diferenciais: Z2

Tanto o Xperia Z2 quanto o Z1 possuem um diferencial que chama a atenção: são à prova d’água, podendo ficar submersos por 30 minutos em até 1,5 metro de profundidade. O Z2 vem também com a SmartBand, pulseira inteligente da Sony que pode medir seus dados físicos, suas atualizações de rede social, entre outras informações. Esse acessório também é vendido à parte por R$ 399, mas vem com o celular.

O novo smartphone da Sony vem com o álbum póstumo do Michael Jackson, chamado Xscape, acompanhado pela faixa adicional “Slave To The Rhythm” dedicada ao aparelho na campanha publicitária.

Câmera: Z2

As câmeras traseiras do Z1 e do Z2 são parecidas: Têm sensores de 20,7 Megapixels, com sensores de iluminação e flash de LED. O celular mais antigo filma em 1080p, 30 frames por segundo e zoom de oito vezes. Já o Xperia Z2 faz vídeos em 2160p, 4K.

Foto do Xperia Z1, à esquerda, é menos nítida do que a fotografia feita pelo novo celular Z2. Imagem é do lançamento do smartphone (Foto: Pedro Zambarda/TechTudo)Foto do Xperia Z1, à esquerda, é menos nítida do que a fotografia feita pelo novo celular Z2. Imagem é do lançamento do smartphone (Foto: Pedro Zambarda/TechTudo)

No lado frontal, o Z2 tem uma câmera 2,2 Megapixels, mais potente do que a de 2 MP do Xperia Z1. As duas filmam em 1080p.

Além de fotografar melhor, o Xperia Z2 filma em 4K. Foto do Z1, inferior, à esquerda (Foto: Pedro Zambarda/TechTudo)Além de fotografar melhor, o Xperia Z2 filma em 4K. Foto do Z1, inferior, à esquerda (Foto: Pedro Zambarda/TechTudo)

Comparando as imagens, o Xperia Z2 consegue fazer fotos mais claras à noite, além de serem mais nítidas, comparando com o antecessor direto. A filmagem em 4K é um diferencial da câmera traseira do celular novo.

Design: Z2

Os acabamentos laterais do Z2 estão ligeiramente diferentes em comparação com o Xperia Z1. A tampa na lateral esquerda, que era antes dividida em duas, ficou em uma única grande. A borda de baixo foi redesenhada.

O design completo do celular mais recente se revela mais arredondado. A Sony optou por desenhar o Xperia Z2 com menos arestas retas em relação ao Z1.

Z2 vem tendo problemas (Foto: Isadora Diaz/TechTudo) (Foto: Z2 vem tendo problemas (Foto: Isadora Diaz/TechTudo))Xperia Z2 teve design repaginado desde seu irmão Xperia Z1 (Foto: Isadora Diaz/TechTudo)


Preço: Z1

O preço do Z2 é salgado, em R$ 2499 no seu lançamento. Mas você consegue encontrá-lo por até R$ 2200. Por este motivo, o Xperia Z1 pode atrair pelo bolso: Sai por R$ 1600. Dependendo da sua prioridade, você pode querer o top mais atual ou o mais antigo, porque os dois são parecidos.

O Xperia Z1S manteve boa parte das especificações do Z1, mas mostrou poucas e boas modificações (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)O Xperia Z1 possui um preço mais em conta que o do Xperia Z2 (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)


Conclusão: Z2

Qual é o melhor: Nexus 5, Xperia Z1, Galaxy S4, iPhone 5S ou LG G2? Comente no Fórum do TechTudo

O Xperia Z2 é uma evolução discreta do Z1 na aparência, mas tem mudanças significativas de hardware. Ele mantém algumas das características únicas que a Sony colocou nesta linha que está no topo de categoria: Celular à prova d’água, câmera robusta em um corpo pequeno e bastante vidro temperado, resistente aos impactos do dia a dia.

A fabricante também manteve o celular novo sem botões, assim como o Z1. Seu Android, desenhado para atender às demandas da Sony, funciona com poucos travamentos se comparado aos concorrentes.

O Z2 ganha do Z1 nos detalhes. Os dois possuem aparências bem neutras, atraentes apesar de estarem disponíveis em três cores: Preto, branco e roxo.

Tabela comparativa de especificações entre Xperia Z2 e Xperia Z1 (Foto: Arte/TechTudo)Tabela comparativa de especificações entre Xperia Z2 e Xperia Z1 (Foto: Arte/TechTudo)


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Roberto Maia
    2015-01-02T12:48:32  

    a sony tem os melhores smartes do momento,mas infelizmente esta caindo muito ,começando pela assistencia tecnica que nao vale nada ,eles mal olha os ploblemas é de bolo... eu tenho um 2z mas infelizmente presizei mandar para a garantia pois mano pence numa dor de cabeça essa garantia da sony...MAS TIRANDO A GARANTIA ((TROCANDO OS SUPERVISORES DA ASSISTENCIA TECNICA A SONY PODE VOLTAR A SER A N 1 DO MERCADO.. LEIA COM ATENÇAO OBD

    recentes

    populares

    • Roberto Maia
      2015-01-02T12:48:32  

      Ah, discordo plenamente!!! Só tenho elogios para a garantia Sony!!! Meu Z1 quebrou a tela (Vale ressaltar que o telefone caiu no chão, portanto a garantia não cobriria o conserto), mandei para a assistência e fui presenteado com um Z2 novinho em folha!!! Não tem como criticar uma garantia dessas... Sempre fui um admirador da marca (tenho TV, rádio, DVD da Sony), mas agora virei fã e consumidor cativo!!!! Sem falar na qualidade do aparelho, que é incontestável!!!

  • Roberto Maia
    2015-01-02T12:41:39

    o xperia z1 e bem mas rapido que o z2 ,,o z2 trava muito ...e outra a sony e muito boa mas esta caindo muito esta ficando igual as outras marcas como a sansung

  • Jose Monteiro
    2014-09-18T14:50:13

    Ò cambada de nerd, a comparação é tipo o que há de melhor na nova versão e não qual dos dois é o melhor. Se o 1 é show de bola o 2 é show de bola 2 dddrrrrrrrrrr.

  • Rafael Carvalho
    2014-06-23T14:26:21  

    Hahahah foi a comparação mais ridícula que já vi. Óbvio que o Z2 é melhor que o Z1, é o sucessor dele com todo o hardware atualizado! É como comparar o Galaxy S3 com o S4, Lg Optimus G com o G2 e por aí vai... a única coisa que o anterior vai ganhar obviamente é no preço por já estar mais defasado né.

    recentes

    populares

    • Rafael Carvalho
      2014-06-23T14:26:21  

      exato, o ponto da matéria deveria ser comparar se a diferença entre os 2 compensa a diferença de preço. O consumidor hoje que vai comprar um celular, vale a pena pegar um z1 por seu preço ou a diferença é enorme e significativa entre os 2 ao ponto de valer mais a pena juntar um pouco mais pra comprar o z2.... enfim, perderam a chance de fazer uma matéria útil

  • Flauber Santos
    2014-06-23T16:44:00  

    Pagar quase mil reais de diferença por causa de 1gb de ram a mais, um palito de frequência maior no processador e uns minutos a mais na bateria?? Esses caras só podem estar de sacanagem...

    recentes

    populares

    • Flauber Santos
      2014-06-23T16:44:00  

      boa flauber, esse é o ponto. Fazer um comparativo de z1 vs z2 do jeito que foi feito, beira o ridículo. óbvio que o sucessor é melhor que o antecessor, logo a matéria deveria ter a utilidade crítica de comparar custo benefício, em outras palavras, a diferença entre os 2 celulares valem os quase 1000 reais de diferença entre os aparelhos?

  • Adm Brena
    2014-06-23T19:23:46  

    so pode ser estagiario, fazer um comparativo pra ver qual é o melhor??? kkkkkkkk, é a motorola fez o Z2 pior que o Z1 pelo visto, O ESTAGIARIOOOOOOOOOO !!!!

    recentes

    populares

    • Adm Brena
      2014-06-23T19:23:46  

      imagino a cara do estagiário de felicidade ao ver que o cara que ta tirando ele, chamou sony de motorola...

  • Wagner Lima
    2014-08-02T23:11:26

    Willi ele realmente já tem no extra e em outras por 1500,00 o xperia z1

  • Willy Milane
    2014-06-23T11:25:45  

    Não consigo entnder onde é que esses caras que fazem essas matérias conseguem encontrar esses aparelhos caros por preços tão bons. Digam onde que tem que compro agora mesmo. Onde quer que se consulte o Z1 custa em torno de R$2000,00. É revoltante essas mantérias.

    recentes

    populares

    • Willy Milane
      2014-06-23T11:25:45  

      Jow..vai no balão da informática e tu vai achar o z1 por R$ 1444,00

    recentes

    populares

    • Willy Milane
      2014-06-23T11:25:45  

      Marcio Faria eu comprei um Nokia e um Lg neste site em menos de um ano e todos chegaram. É só saber procurar.

  • Rafael
    2014-06-23T20:15:47  

    Que Sony é 10 tudo bem, mas fazer a comparação entre o atual e o sucessor, é ridículo, pois é provável que a empresa quer melhorar seu produto e lógico que o Z2 é melhor que o Z1. Que falta de assunto esse tipo de comparação.

    recentes

    populares

    • Rafael
      2014-06-23T20:15:47  

      pelo menos Rafael eles fazem a comparação e acaba nos ajudando e a samsung que fica copiando a sony

    recentes

    populares

    • Rafael
      2014-06-23T20:15:47  

      Eu estou muito curioso pra saber se a Sony desenvolveu a maquina do tempo por que quero saber como a Sony levou o Z1 e o Z2 para 2008 e tirou foto de Michel Jackson quando ele ainda estava vivo e ensaiando para os shows, tal como mostra a comparação entre as câmeras

  • Larissa Zonetti
    2014-06-23T12:21:24  

    Tenho um Z1 e confesso que me decepcionei com a compra do mesmo, o que mais me chamou atenção para realizar a compra foi o que mais me decepcionou, a propaganda do mesmo diz que tira foto embaixo d'água e no primeiro teste (7 dias de uso) já começou a apresentar defeitos e no laudo da assistência da fabricante veio como oxidação por exposição a água, sem nexo isso. Do mais, teria sido um ótimo aparelho, apesar do alto preço de venda.

    recentes

    populares

    • Larissa Zonetti
      2014-06-23T12:21:24  

      Prezada Larissa! O mesmo problema aconteceu comigo. E, levando à assistência técnica, eles encaminharam o aparelho para a fabricante. 30 dias depois, recebo o aparelho com este mesmo laudo, dizendo ainda que a garantia não cobria devido a exposição excessiva à umidade ou líquidos. Conclusão, perdi meu aparelho e fiquei no prejuízo. Sempre acreditei na boa qualidade dos equipamentos da marca Sony, entretanto, quanto a esse smartphone, deixaram a desejar, e o pior, não me deram o suporte merecido, já que o aparelho é tão caro. Quem for adquirir um aparelho deste, fica a dica.

  • Flávio Santos
    2014-07-02T17:33:13

    Boa tarde! Pessoas que dizem que o comparativo nesta matéria é falta de assunto é um equívoco muito grande. O editor está apenas comparando as diferenças de um aparelho para outro. Já que o Z2 é novidade e laçou 7 meses após o seu antecessor. Quanto a qualidade da Sony, concordo que sejam uma das melhores. Contudo, tenho o Z1 desde o seu lançamento, optei pela acreditando na qualidade e robustez de hardware e câmera do equipamento, entretanto, o fato de falarem que é à prova d'água, é quase que uma mentira, pois o meu deu problema e não tive suporte da Sony. Ou seja, perdi o celular.

  • Saulo Netto
    2014-06-24T08:41:10  

    ''A bateria do novo Xperia tem frequência de 3200 mAh'' - Correção - A bateria do novo Xperia tem corrente de 3200 mAh.

    recentes

    populares

    • Saulo Netto
      2014-06-24T08:41:10  

      Na verdade "Ah" é carga elétrica (corrente multiplicada pelo tempo). 3.200mAh = 3,2Ah = 3,2A x 3.600seg = 11.520A.seg = 11.520C (C é Coulomb).

  • Marcelo Colombo
    2014-06-24T08:44:29  

    Eu não entendi isso "Esse acessório também é vendido à parte por R$ 399, mas vem com o celular." é vendido a parte mas vem com o celular??? Kkk foi só eu que não entendeu?

    recentes

    populares

    • Marcelo Colombo
      2014-06-24T08:44:29  

      Ele é vendido a parte... e agora no inicio das vendas do Z2 ele vem junto com o aparelho.

    recentes

    populares

    • Marcelo Colombo
      2014-06-24T08:44:29  

      Se você comprar o celular, ele vem com o acessório. Se quiser comprar só o acessório, ele é vendido à parte. Simples.

  • Márcio Oliveira
    2014-06-24T00:24:11

    Tenho o Z1, e é top demais, ja caiu 2 vezes no chão, uma da altura do peito e outra da cama.... top demais, aguenta queda e a resolução de tela, foto, etc, é bem superior aos concorrentes... demorei pra comprar um top de linha, pesquisei, pesquisei, pesquisei, e acabei por optar pelo sony, e nao me arrependi....

  • Ricardo Santos
    2014-06-23T21:23:51

    Melhores Preços :KABUM .LEOELETRO,GURIVEIO!!!fica a dica..!

  • João Carvalho
    2014-06-23T20:51:20

    Já vi preços melhores no site Barato Descontos...

  • Manoel Marques
    2014-06-23T19:26:49

    SONY É NOTA 10 EM TUDO QUE FABRICA.

  • Felipe Dias
    2014-06-23T19:25:31

    SONY É TOP DOS TOPS .!!!!!!!

  • Adm Brena
    2014-06-23T19:24:24

    DIGO A SONY !!!! CAPAZ QUE VAI FAZER O Z2 PRA SER PIOR QUE Z1 , NAO VEJO LOGICA NESTA MATERIA !!

  • Jackvilleneuv Santoro
    2014-06-23T19:23:57

    QUEM ENTENDE DE QUALIDADE,SABE QUE SONY É SINÔNIMO DE QUALIDADE EXTREMA, QUEM FALAR O CONTRÁRIO É MAL ESCLARECIDO, MAL INTENCIONADO OU BURRO MESMO INFELIXMENTE .!!!

  • Marco Silva
    2014-06-23T19:19:21

    Quando se trata de aparelhos eletrônicos essa marca japonesa é insuperável em tudo que faz, afinal SONY é SONY .!!!

  • Antonio Fonseca
    2014-06-23T19:16:13

    A SONY É FLÓRIDA,NÃO TEM PARA NINGUÉM .!!!

  • Leonardo Poloni
    2014-06-23T13:48:53

    "A bateria do novo Xperia tem frequência de 3200 mAh" Frequencia???? Não fala assim da carga, sr. estagiário.

  • Edson Cristino
    2014-06-23T11:37:55  

    A Sony é uma porcaria de empresa, seus celulares Xperia travam, são tão ruins que eles não tem um serviço que entre em contato com o consumidor, a não ser por e-mail e ficam tentando fazer nos de idiotas. Eu não compro mais essa porcaria, eles não respeitam o consumidor...

    recentes

    populares

    • Edson Cristino
      2014-06-23T11:37:55  

      Bons são os da Samsung, não? Saboneteiras de plástico! E ainda por cima, descartáveis...

  • Eduardo Martinez
    2014-06-23T10:51:23

    Comparar o modelo recém-lançado com o modelo anterior era mais que óbvio que o mais recente iria ganhar na maioria dos aspectos da avaliação e que perderia no preço (quanto mais antigo, mais barato... é a lógica). O que infelizmente ainda continua é o preço que se paga pela tecnologia. Comprando nos EUA se economiza aproximadamente uns Mil Reais. Estou pesquisando para comprar o meu através do site ENTRUSTERS, em que o que você compra um viajante traz pra você. Assim economiza também na entrega.