27/06/2014 15h28 - Atualizado em 27/06/2014 15h29

Testamos o Android L; confira as primeiras impressões do novo sistema

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

O Android L foi anunciado na última quarta-feira (25), que estreou um design completamente novo, batizado de Material. Com a promessa de melhorar a experiência em todos os apps do sistema, o novo padrão será adotado também em relógios, na TV e no carro. Se você está curioso para saber como ele realmente funciona, não precisa esperar até a liberação do download no segundo semestre. Nós já testamos em um Nexus 5 e trazemos nossas primeiras impressões. Confira!

Quer um smartwatch? Veja se seu celular é compatível com Android Wear

1. Tela de bloqueio

Tela de bloqueio mostra notificações (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Tela de bloqueio mostra notificações (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

A primeira interação do smartphone com o usuário está diferente. A tela de bloqueio ganhou notificações diretas, assim como no iOS, que podem ser abertas com dois toques. Há também um atalho extra: além da câmera, acessada com um movimento de arrastar para a esquerda, o discador pode ser aberto do lado oposto.

O anel central do Android puro não existe mais, assim como o atalho na parte de baixo para acessar o Google Now. Para destravar, basta fazer um movimento para cima – caso haja algum bloqueio de PIN, senha ou padrão, ele é mostrado nesse momento. O aspecto geral da lockscreen está, definitivamente, mais limpo.

2. Notificações

Área de notificações está completamente redesenhada, agora com cards em cascata (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Área de notificações está completamente redesenhada, agora com cards em cascata (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

As notificações mudaram bastante. Agora não há mais uma cortina ocupando a tela inteira, mas uma pequena lista em cascata com o efeito de profundidade do Material Design – parece que os itens se colocam sobre a tela. Se houver notificações, elas são organizadas em pequenos cards enfileirados, que podem ser excluídos com um movimento para os lados. Ao menos na versão Preview para desenvolvedores, não há um botão para excluir todas elas ao mesmo tempo.

Os atalhos de configurações rápidas também estão bem diferentes. Na mesma janela de notificações, um arrastão a mais para baixo mostra oito itens: Wi-Fi e Bluetooth mais destacados (importante para quem tem wearables), e dados, Modo Avião, notificações (configurações de som), rotação da tela, localização e Transmitir tela (para o Chromecast) logo abaixo.

Acima, uma barra de mudança de brilho é disposta sob dois pequenos botões. Um leva para o perfil do usuário e outro para as configurações, que também foi redesenhada e agora conta com um botão de busca no topo.

3. Multitarefa

Multitarefas mostra cards dos apps abertos no centro da tela (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Multitarefas mostra cards dos apps abertos no centro da tela (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Outra grande mudança do Android L está nas miniaturas dos apps abertos. Agora centralizados e em cascata, eles podem ser fechados tanto com movimentos para as laterais como no “X” no topo das janelas. A promessa é que atividades internas dos apps, como abas do Google Chrome, estejam em cards separados, mas no Preview isso ainda não acontece.

4. “Não perturbe”

Modo Não Perturbe desativa sons por tempo pré-programado (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Modo Não Perturbe desativa sons por tempo pré-programado (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

O Android também conta com uma função “Não perturbe”, similar ao iOS e a um recurso do app Assist de smartphones da Motorola. A ideia é que, com o toque em um botão, o usuário possa desativar todos os sons do aparelho por tempo pré-determinado. Um dos bugs do Preview está nesta novidade, que ainda não é capaz de calar certos sons completamente pelo tempo programado.

5. Economizador de bateria

Modo de economia de bateria parece ser eficiente (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Modo de economia de bateria parece ser eficiente (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Parte do Project Volta, que visa tornar o Android mais eficiente energeticamente, o Economizador de Bateria nativo do sistema é ativado automaticamente sempre que a bateria chega a 15%, ou quando desejado pelo usuário. Não pudemos ainda testar a eficiência do recurso, mas o resultado é promissor – o Nexus 5 entrou pela madrugada com 8% de bateria e acordou às 7h ainda com 5% no modo econômico e com a tela desligada.

6. Teclado

Teclado mudou bastante na aparência, mas funcionalidades permanecem (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Teclado mudou bastante na aparência, mas funcionalidades permanecem (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

O teclado foi completamente reformulado. A aparência agora é levemente azulada, sem divisões entre as letras. À primeira vista, há a impressão de que fica mais fácil confundir as teclas ao interagir, mas a dúvida acaba com pouco tempo de uso – tudo está tão eficiente quanto antes no Android puro.

A vírgula agora está à direita do botão de espaço, no lugar do ícone de microfone – mas a entrada por voz parece ainda existir, só não na versão Preview. A resposta continua rápida e o modo Swype ainda bem eficiente. Na prática, só a aparência ficou mais moderna, sem maiores modificações em termos de funcionalidade.

7. Discador

Discador tem novas cores e animações (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Discador tem novas cores e animações (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Este é um dos poucos apps completamente redesenhados. A tela conta com os contatos mais usados, a última chamada logo abaixo do campo de buscas e um botão inferior para acessar o teclado. Assim como no Android 4.1 puro, ligações recentes e a agenda completa são acessadas com movimentos para os lados, e não mais por meio de botões.

A tela de chamada também está diferente. Com uma paleta clara, predominantemente azul e branca, o design mudou também a disposição dos botões de teclado, viva-voz, mudo, espera e adição de chamada, que agora estão no topo, logo acima da foto do contato.

8. Animações, botões de navegação, apps atualizados

Alguns dos poucos apps já atualizados são Google, Calculadora e Configurações (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Alguns dos poucos apps já atualizados são Google, Calculadora e Configurações (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

As animações estão quase todas diferentes. Apps abertos aparecem de baixo para cima na tela, lembrando os cards do Google Now, e os botões dão feedback com uma animação ondulada, normalmente mudando também a cor do elemento. No geral, tudo parece mais leve e fluido.

Os botões de navegação também estão mudados, com formas geométricas. Triângulo para voltar, quadrado para os apps recentes e um círculo para ir à tela inicial.

Qual sistema operacional escolher, iOS ou Android? Comente no Fórum do TechTudo

Até agora, são poucos os apps atualizados com o Material Design, como Google+, Calculadora, Configurações e o Discador. Nem Gmail ou Chrome sofreram as modificações ainda. Outra mudança que pudemos perceber é a ausência do app Galeria, que deu lugar de vez ao Google Fotos para organizar a mídia do telefone e fazer backup na nuvem.

Muita coisa ainda deve mudar com o tempo, até a liberação do update no segundo semestre. A julgar pelo Preview, o Android 4.5 ou 5.0 deverá ser a versão mais elegante e bem desenhada já lançada do sistema. Resta saber quantos usuários vão, de fato, receber a atualização e ter a oportunidade de usufruir das novidades.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Ricardo Conrado
    2014-06-28T21:22:54  

    Instalei no meu Nexus 5. Ficou muito bacana. Só o twitter e tunein que ficaram bugados.

    recentes

    populares

    • Ricardo Conrado
      2014-06-28T21:22:54  

      Twitter lançou uma versão beta para o Android L, com relação ao TuneIn só fica bugado se vc não tiver feito o wipe ao realizar o flash do novo sistema.

  • Alvaro Spinola
    2014-06-29T17:21:59

    Tantos comentários entre Android L, IOS8 e WP8.1, o que estranho mesmo é o fato tantas pessoas se dizendo inteligentes por aqui ficarem discutindo o que é melhor quando na verdade melhor mesmo é que a cada lançamento cada sistema vai se superando, não há nada comparável a conectividade de gadgets da Apple, não há nada que se compare a capacidade de customização do Android e Windows Phone possui um sistema em crescimento rápido. Todos são diferentes e a competição pela qualidade, velocidade e adaptabilidade entre essas empresas só é boa para nós usuários finais.

  • Werley Santos
    2015-02-15T15:03:43

    logo após a atualização para o lollipop ,o meu aparelho tem ficado mais lento ,isso é por causa do novo android ou é outra coisa que está causando lentidão.obg.....

  • Vinicius Caldas
    2014-09-01T03:33:48

    iphone celular modinha de comediaa, otimo aparelho, mas tao bom quanto outros como Linha galaxy e os da motorola X e G, pobres sao os trouxa que tem iphone só pelo status, eu não tenho por opção e nunca terei.

  • Sildes Ricardo
    2014-07-12T12:19:16

    Uma nova atualização. legal se não tivessem clonado uma boa arte das novas melhorias do IOS 7. ate mesmo a multitarefa esta com a cara do safari, novamente do IOS7. a área de bloqueio, mais uma vez, quando abri a pagina pensei estar olhando a pagina errada depois percebi na área superior as diferenças, (isso tudo é uma mera conhecidencia...). A área de notificações ficou divertida com essas abas que parecem umas cortinas. ficou legal. A economia de energia é o mais legal da atualizaçõa. E o discador com a cara parecida com o Gmail, agora em círculos...(como o IOS7). E dizem que esta muito bom.

  • Rafael Soares
    2014-06-30T10:23:38  

    Testei no Nexus 5. Ficou bom. Mas precisa melhorar.

    recentes

    populares

    • Rafael Soares
      2014-06-30T10:23:38  

      é q é a versao preview ainda.. provavelmente vai mudar bastante ate sair a versao final

    recentes

    populares

    • Rafael Soares
      2014-06-30T10:23:38  

      Era bom, era ruin, depois melhorou, era bom de novo, agora parece q piorou

  • Mateus Silva
    2014-07-03T23:33:23

    Axei legal as mudanças.. Eu tmbm axava o visual do android muito "cru".. com essas mudanças ele ficou bem mais bonito e sofisticado... Azar dos donos de samsung q vao ter q ficar com a porcaria da touchwiz e nao vao poder desfrutar da nova versao...

  • Pierry Borges
    2014-06-28T19:55:09  

    Se o Android é tão ruim e insignificante, porque os magnatas se importam tanto com os pobres que usam? Deixem as pessoas, azar de quem tem Android. Ou sorte ;)

    recentes

    populares

    • Pierry Borges
      2014-06-28T19:55:09  

      Da mesma forma que os magnatas (ou de verdade, qualquer pessoa com pelo menos meio cérebro) tentam te convencer de que você não deve votar no PT, porque ser populista parece bom de inicio mas vai acabar com o seu futuro, nós estamos te avisando que Android também não tem futuro.

    recentes

    populares

    • Pierry Borges
      2014-06-28T19:55:09  

      Android não tem futuro? Então as pesquisas que dizem que 83% do mercado mundial é dele estão muito enganadas. As que dizem que 62% dos tablets do mundo são Android também estão.

  • Monsenhor Razão
    2014-06-28T16:25:23  

    SIGAM O MEU RACIOCINO: TODOS OS USUÁRIOS DE ANDROID SÃO POBRES... SE ELES SÃO POBRES, SÓ PODEM COMPRAR PORCARIAS DE APARELHOS, NE?? OU TO ERRADO???? KKKKKK

    recentes

    populares

    • Monsenhor Razão
      2014-06-28T16:25:23  

      nao troco o meu Sony Xperia Z2 4G por nenhum outro celular atualmente e olha que ele é mais caro que o seu.. Antes de comentar alguma coisa pense 2 vezes..

    recentes

    populares

    • Monsenhor Razão
      2014-06-28T16:25:23  

      Sim , estar erradíssimo. . .Você , sim, é uma pessoa pobre !

  • Alessandro
    2014-06-28T12:42:15  

    Tão tentando deixar a cara dele parecida com a do Windows Phone. Pena que internamente sempre vai ser uma porcaria cheia de bugs, travamentos e lag.

    recentes

    populares

    • Alessandro
      2014-06-28T12:42:15  

      Hahahahahahahahahahahaha... eu tive um Lumia 920 e o bicho parou de funcionar do nada, duas vezes. Por sorte, consegui arrancar o meu dinheiro de volta da Nokia e comprei um Moto X. A única coisa em que o Lumia tinha melhor que o Moto X era a câmera (dessa eu confesso que tenho saudade)... fora isso, toma pau do Motorola em todos os quesitos.

    recentes

    populares

    • Alessandro
      2014-06-28T12:42:15  

      Acho que não parou não... Porque o Android não quer ficar com cara do Windows Phone (Que esta a cara do iOS por usar o Flat Design) e sim já esta superior... Pois o material é um Flat Design melhorado!

  • Tiago Almeida
    2014-07-01T09:28:07

    O engraçado é que os negos entram na matéria para ver as novidades do Android L e ficar de mimimi! Huhauhauha

  • Monsenhor Razão
    2014-06-27T20:19:53  

    Quem quer pegar um Android barato, dá uma olhada na lixeira mais perto de você. Nunca discuta com pessoas burras que usam Android, elas vão te arrastar ao nível delas e ganhar de você por ter mais experiência em ser ignorante.

    recentes

    populares

    • Monsenhor Razão
      2014-06-27T20:19:53  

      Tiago Costa ACHEI 2 MULHERES E 5 GAYS COM IPHONE...EM QUAL CLASSE VC SE IDENTIFICA THIAGUINHA...KKKKKKKKKKKK COM ESSA CARINHA...QUEM TA DO TEU LADO??? SEU NAMORADO??? KKKKK

    recentes

    populares

    • Monsenhor Razão
      2014-06-27T20:19:53  

      Corintiano Beijoqueira Concordo !!!

  • Renan Souza
    2014-06-30T14:28:48

    Fúteis essas discussões, quero ver esse novo android aí se é bom, percebi que saiu um pouco do mais do mesmo. Agora só aguardar para o Moto X.

  • Monsenhor Razão
    2014-06-28T12:05:11  

    Se você tem um celular com Android e alguém te chamar burro, não ligue, mas continue pastando.

    recentes

    populares

    • Monsenhor Razão
      2014-06-28T12:05:11  

      Se você tem um celular rosa de plástico que custa 2000 reais (aifone cinco cê), não ligue. Homofóbicos não têm vez!!!

    recentes

    populares

    • Monsenhor Razão
      2014-06-28T12:05:11  

      Corintiano Beijoqueira, assim os fanboys ficam magoados e fazem selfies fazendo biquinho para demonstrar toda a insatisfação. hahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahhaahahahaahahahahahahahahahahahahaha

  • Monsenhor Razão
    2014-06-28T16:20:26  

    BOM PELO QUE TO VENDO... NESTE FORUM SO RESTOU EU E O MEU FAKE GAY DA SAMSUNG... BOM FIQUE AI SÓ MEU AMIGO GAY DE 10 ANOS... FIQUE COM SEU CELULAR DE PLÁSTICO SEM SISTEMA PRÓPRIO QUE PERDEU PRO MEU IPHONE 5S DE 64GB... KKKKKKK VOU VER A SELEÇÃO... MAS DEPOIS ME RESPONDA TA?? 1 - POBRE 2 - MORA NA FAVELA É USUÁRIO DE DROGAS ASIÁTICAS DE PLÁSTICO ...TCHAUUU AMIGUINHO POBREEEEE KKKKKKKKKKKK

    recentes

    populares

    • Monsenhor Razão
      2014-06-28T16:20:26  

      O principal argumento dos fanboys (se é mostra bem a limitação intelectual dos fanboys.

    recentes

    populares

    • Monsenhor Razão
      2014-06-28T16:20:26  

      O principal argumento dos fanboys (se é que dá pra chamar isso de argumento) mostra bem o nível intelectual das pessoas que costumam usar o iSelfie.

  • Renato Mariano
    2014-06-27T20:52:05  

    Android se inspira na interface do IOS náo há duvidas. A grande sacada da Apple é criar o sistema mais fluído possível em um celular com configurações medianas, equanto a da Google é vender um sistema com interface parecida e com um sistema nem tao fluido assim. Voce pode ter um samsung S2000000 e ainda sim ele vai travar...

    recentes

    populares

    • Renato Mariano
      2014-06-27T20:52:05  

      Alessandro, não quero me gabar sobre minha formação para voce, eu tenho um Iphone e um moto x porque minha profissão envolve softwares, se você não leu meu comentário direito você que não entende nada... Minha esposa tem um S5 e meu moto x é mais rápido sim (fato), não estou falando de joguinhos ou coisas do tipo, estou falando do sistema em si, o S5 ele consome muita memoria trava as vezes, não sou eu que estou falando, são milhões de usuários, ja o iphone não tenho oque comentar é oque menos trava de todos eles e oque tem hardware inferior !!!

    recentes

    populares

    • Renato Mariano
      2014-06-27T20:52:05  

      Ivan Campos você quis dizer "já o Moto X não tenho o que comentar. É o que menos trava de todos eles e o que tem hardware inferior", não foi?

  • William Sousa
    2014-06-27T17:07:33  

    É Google? ou Apple ? Interface Inicial... Fonte do teclado ... ta parecendo o iOS

    recentes

    populares

    • William Sousa
      2014-06-27T17:07:33  

      Não. Apenas tendencias usuais. A questão é que a Apple pensou e lançou primeiro, mas é uma tendencia para todas a fabricantes. Em breve, pode ser a MS a fazer uma repaginação nos layouts igual a Apple e a Google fizeram.

    recentes

    populares

    • William Sousa
      2014-06-27T17:07:33  

      Tiago Oliveira qual dessas coisas a Apple pensou e lançou primeiro? Não consegui ver nenhuma utilidade na matéria que tenha sido lançada pela Apple antes do Google ou da MS.

  • Eraldo Leite
    2014-06-28T09:55:02  

    Aos fan boys da Apple. Sim, o IOS é muito bom. Mas a ponto de criticarem o Android a esse ponto realmente não há como comparar. A Apple tem 1 modelo, moldado especialmente com seu sistema. Já o Android possui inúmeras versões para diversos tipos de hardware. Existem pessoas que não tem condições de ter um IPhone e terão um Galaxy Y. Óbvio que será diferente! Eu tenho um moto x e nunca travou. Então fan boys, deixem de ser chatos com esse negócio de puxar saco de uma coisa que é diferente da outra. São públicos diferentes para necessidades diferentes. Eu acho vcs um saco e com falta de pau.

    recentes

    populares

    • Eraldo Leite
      2014-06-28T09:55:02  

      Amigo publico diferente não é não... Tenho um funcionário aqui da loja que anda de onibus, mora de aluguel, e tem um iphone que comprou parcelado... Pessoas assim me da pena e as vezes da vontade de rir da cara de tanta imbecilidade !!!

  • Monsenhor Razão
    2014-06-28T14:54:34

    BOM PELO QUE TO VENDO,,,NESTE FORUM SO RESTOU EU E O MEU FAKE GAY DA APPLE...BOM FIQUE AI SÓ MEU AMIGO GAY DE 10ANOS...FIQUE COM SEU METALZINHO DE 2800,00 QUE PERDEU PRO MEU S4..KKKKKKK VOU VER A SELEÇÃO;....MAS DEPOIS ME RESPONDA TA?? 1 - GAY 2 - TEM 10 ANOS OU 3 - É USUARIO DE DROGAS...TCHAUUU AMIGUINHO GAYYYYYYY KKKKKKKKKKKK

  • Ronyel Braga
    2014-06-30T09:48:36

    tenho dó dessas pessoas .... falam tanto e não tem nada a dizer ..

  • Monsenhor Razão
    2014-06-28T22:09:05

    A maioria dos homossexuais gostam de um celular que tem um desenho da maçã mordida pela bela adormecida.

  • Monsenhor Razão
    2014-06-28T15:00:11

    SIGAM O MEU RACIOCINIO::: O PRESIDENTE DA APPLE É GAY..SE ELE É GAY,,,VAI FAZER PRODUTOS PARA O PUBLICO GAY NE?? OU TO ERRADO???? KKKK

  • Luiz F
    2014-06-29T11:39:05

    prefiro meu windows phone 8.1

  • Marcelo Miranda
    2014-06-29T01:24:01  

    Em todas as imagens bateria na metade (ou um pouco abaixo) ou carregando...

    recentes

    populares

    • Marcelo Miranda
      2014-06-29T01:24:01  

      f da se... e daí?

  • Monsenhor Razão
    2014-06-28T21:59:05

    Se você tem um celular rosa de plástico que custa 2000 reais (aifone cinco cê), não ligue. Homofóbicos não têm vez!!!