Internet

30/06/2014 15h59 - Atualizado em 14/08/2014 08h18

Usuários de Twitter, Facebook, Instagram e Google+ choram fim do Orkut

Barbara Mannara
por
Da redação

Não há como negar, o Orkut faz parte do passado de muitos brasileiros. Depois que o Google decretou o seu fim, no dia 30 de setembro, os antigos usuários estão lotando as outras redes sociais como Twitter , Facebook, Instagram e até mesmo o Google+, com posts saudosos. Alguns relembram as fotos publicadas na época, os populares "depoimentos" e "scraps" e outras funções. Você sentirá falta do Orkut? Então veja o que os internautas estão dizendo por aí nas redes sociais.

Fim do Orkut causa corrida ao Google Takeout que apresenta falhas

Orkut vai acabar em 30 de setembro de 2014; dados podem ser recuperados até 2016 (Foto: Reprodução/Google)Usuários usam outras redes socais para lamentar fim do Orkut (Foto: Reprodução/Google)


Quem não se lembra dos posts chamativos com GIFs e do Buddy Poke? Serão apenas lembranças de uma rede social que já foi sucesso entre os brasileiros. Muitos internautas estão lamentando o encerramento, mesmo não utilizando mais o serviço com a mesma frequência de alguns anos atrás. Mas, nem todos estão em lágrimas: algumas pessoas também estão apoiando o fim da plataforma. 

No Twitter, o assunto top do momento, no Brasil, é a "morte" do Orkut com a hashtag "RIPOrkut" (que significa rest in peace, ou descanse em paz, em português) como mais popular abaixo da Copa.

Ranking de assuntos do momento no Twitter e comentários dos internautas sobre Orkut (Foto: Reprodução/Melissa Cruz)Ranking de assuntos do momento no Twitter e comentários sobre o Orkut (Foto: Reprodução/Melissa Cruz)


Já no Facebook, rede social que recebeu milhares de internautas que migraram do Orkut, foram criadas diversas comunidades e eventos para a despedida, marcada para 30 de setembro. A simples busca pelas palavras "fim do orkut" e a hashtag "#RIPOrkut" geram uma série de resultados sobre o tema.

Evento para o fim do Orkut  (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Evento no Facebook para o fim do Orkut (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)



O saudosismo também chegou ao Instagram. Lá, os internautas postam imagens antigas e homenagens ao Orkut. Para muitos é dia de luto digital e o encerramento de uma era. Outros estão preocupados com as fotos armazenadas, comunidades e todo o grande "arquivo de passado".

Usuários no Instagram mostam saudosismo por Orkut (Foto: Reprodução/Melissa Cruz)Usuários no Instagram mostram saudosismo por Orkut (Foto: Reprodução/Melissa Cruz)

No Google+, rede social que deve receber os orfãos do Google, as hashtags que mais aparecem quando o assunto é Orkut também fazem menções ao seu fim. Afinal, esse é o assunto do momento e nada melhor do que as próprias rede sociais para uma crítica, desabafo ou choro coletivo.

Busca por Orkut no Google+ (Foto: Reprodução/Melissa Cruz)Busca por Orkut no Google+ (Foto: Reprodução/Melissa Cruz)



Você acha que o Facebook terá o mesmo fim que o Orkut? Comente no Fórum do TechTudo.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Fernando Martinho
    2014-07-01T23:36:09

    Infelizmente..esse facebook não se compara ao orkut.....não vejo nada de interessante..é uma bagunça, só presta pra mostrar a vida dos outros..

  • Paulo
    2014-06-30T20:39:50

    Brasileiro é um povo muito sentimental e apegado ao passado... Adeus Orkut. Obrigado e descanse em paz. É simples assim.

  • Jorge Cavalcante
    2014-06-30T17:46:03

    O que mais sentirei falta e que ainda uso bastante são as Comunidades do Orkut, a melhor coisa do orkut são as comunidades, uma espécie de fórum dentro da Aplicação, se o Facebook incluísse algo parecido seria demais, tem os grupos, mas ao meu ver inferiores a engine de comunidades do orkut. Uma pena, o orkut nasceu no mesmo dia do meu aniversário (Curiosidade).

  • Nivas Larsan
    2014-06-30T16:33:27

    A quantidade de postagens no Facebook extrapola a capacidade da gente acompanhar. Periodicamente faço uma limpeza nos meus contatos e mesmo assim não consigo acompanhar tanta coisa que postam e em sua maioria sem qualquer valor cultural ou coisa que o valha. Já não dou tanta importância para esta rede social e penso em excluir meu perfil. Acho que o Facebook vai acabar mais rápido que o Orkut.