27/06/2014 07h13 - Atualizado em 27/06/2014 07h13

Veja o que é Cardboard, gadget do Google dado aos participantes do I/O

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

O Google anunciou durante o I/O uma nova investida no mundo dos óculos de realidade virtual, mas de maneira pouco ortodoxa. Ao contrário do Facebook, que comprou a empresa Oculus Rift por US$ 2 bilhões (R$ 4,4 bilhões, em conversão direta), a gigante das buscas decidiu por algo mais modesto: um app, chamado de Cardboard, que roda no smartphone, acoplado a uma carcaça artesanal. Um kit foi entregue a cada um dos participantes do Google I/O.

Google I/O 2014 revela o smart One, Android L e conecta carros e TV´s

Veja o que é e como funciona o Cardboard, nova aposta do Google para realidade virtual (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Veja o que é e como funciona o Cardboard, nova aposta do Google para realidade virtual (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

O aplicativo torna o celular uma grande lente para os olhos do usuário, exibindo conteúdo de serviços já existentes do Google. Ao contrário de equipamentos caros de realidade aumentada, só é preciso encaixar o celular em uma estrutura de papelão com alguns acessórios para garantir a sensação de imersão adequada.

A câmera do smartphone detecta o ambiente para movimentar a imagem exibida na tela do aparelho conforme o usuário se move, e um par de lentes de 40 mm de distância focal trabalham para manter as imagens sem borrões, independente para onde apontem os olhos da pessoa.

O resultado é um dispositivo portátil, leve e, principalmente, muito barato. Embora não haja um preço final definido, mesmo porque o produto ainda é experimental, basta adquirir um conjunto de peças simples para montar o próprio gadget – é necessário ter um celular com o aplicativo Cardboard instalado, é claro.

Estrutura de papelão usa lentes e tela de smartphone para dar sensaçao de imersão (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Estrutura de papelão usa lentes e tela de smartphone para dar sensaçao de imersão (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Atualmente, há sete atividades imersivas possíveis de serem realizadas usando o Cardboard, incluindo passeio por imagens do Google Earth, visualização de vídeos do YouTube em tela grande e fotos esféricas no Google+, e visitas em pontos turísticos de Paris e Versalhes.

O projeto foi criado de forma independente por funcionários usando 20% de seu tempo livre, que pode ser dedicado a novas ideias. Não se sabe se o Cardboard vai decolar, já que os desenvolvedores ainda estão começando a testá-lo, mas vale lembrar que projetos de sucesso como Gmail e AdSense surgiram também de iniciativas próprias dos Googlers.

O kit

O site de desenvolvedores do Android oferece uma lista de itens que devem ser adquiridos por quem quiser criar seu próprio óculos de realidade aumentada. São necessários cortes de papelão ondulado com dimensões mínimas de 22 cm por 56 cm e 1,5 mm de espessura; duas fitas de velcro; e um elástico de 20 mm por 30 mm.

Ideia é que peças possam ser adquiridas em qualquer loja de departamento (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Ideia é que peças possam ser adquiridas em qualquer loja de departamento (Foto: Reprodução/Paulo Alves)


O que fazer para tornar seu Android mais seguro? Comente no Fórum do TechTudo

Internamente, o conjunto precisará de duas lentes biconvexas com 40 mm de distância focal; dois ímãs, um de neodímio e outro de cerâmica com 19 mm de diâmetro e 3 mm de espessura; além de uma tag NFC para que o smartphone abra o app Cardboard logo ao ser acoplado na estrutura. Segundo o Google, tudo pode ser adquirido em qualquer lugar do mundo com relativa facilidade.

Via The Verge

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Caio Silva
    2014-06-27T08:11:05

    Onde acho uma lente dessa =/

  • Guilherme Barros
    2014-06-27T10:20:22

    O pessoal do TechTudo podia trazer uma lista com os links para comprarmos esses itens aqui no Brasil né?!

  • Daniel Reis
    2014-07-09T13:46:09

    no Aliexpress custa 16,50 obamas com a lente mas sem a tag NFC