Internet

26/06/2014 14h20 - Atualizado em 26/06/2014 14h23

Vencedores do concurso de fotos do Wikipédia revelam paisagens do Brasil

Tassia Moretz
por
Para o TechTudo

A Wikipedia Brasil anunciou o resultado da votação dos jurados com a escolha das dez melhores fotografias que retratam o patrimônio natural brasileiro, como parte do concurso “Wiki Loves Earth 2014”. Na lista há belas e exuberantes paisagens naturais do nosso país. São montanhas, baías, balneários, praias, parques marinhos, bichos exóticos e cachoeiras que agora enriquecem o arquivo da Wikipedia, deixando-a mais ilustrada, e promovem a preservação do meio ambiente nestes locais.

Como fazer download e criar e-books com o conteúdo do Wikipédia

Fotógrafos dão dicas para não tremer 2 (Foto: Pond5)Wikipedia Brasil anunciou o resultado da votação das dez melhores fotos no Brasil (Foto: Pond5)




Essas imagens, que seguem agora para a etapa internacional do concurso, serão publicadas na edição de agosto da Revista Fotografe Melhor e ganharão exposição de cinco dias no 10º Paraty em Foco, evento de fotografia que acontece de 24 a 28 de setembro na cidade de Paraty, no Rio de Janeiro.

Quer dicas para comprar câmera digital semiprofissional? Confira no Fórum do TechTudo.

1) O TechTudo recomenda um passeio – mesmo que virtual – por esseas belezas naturais. Em primeiro lugar está o Parque Nacional da Serra dos Órgãos (RJ), que foi registrado por Carlos Perez Couto. Esse parque é popular entre aventureiros que gostam de praticar montanhismo.

Primeiro Colocado_Carlos Perez Couto_Parque Nacional da Serra dos ÓrgãosEm primeiro lugar na etapa nacional do concurso, foto do Parque Nacional da Serra dos Órgãos (RJ), de Carlos Perez Couto (Foto: Wikimedia Commons/Carlos Perez Couto/CC BY-SA 3.0)

2) A foto da Estância Balneária de Ilhabela (SP), registrada por Roberto Pavezi Netto, está em segundo lugar. Ilhabela atrai muitos turistas pela beleza de suas praias e é conhecida como a “capital da vela”.

Segundo Colocado_Roberto Pavezi Netto_Estância Balneária de IlhabelaEm segundo lugar na etapa nacional do concurso, foto da Estância Balneária de Ilhabela (SP), de Roberto Pavezi Netto (Foto: Wikimedia Commons/Roberto Pavezi Netto/CC BY-SA 3.0)

3) O Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha (PE), pelas lentes de Eduardo Muruci, ganhou o terceiro lugar. A prática de mergulho recreativo é comum nesse arquipélago, onde habitam peixes, tartarugas, golfinhos e tubarões.

Terceiro Colocado_Eduardo Muruci_Parque Nacional Marinho de Fernando de NoronhaEm terceiro lugar na etapa nacional do concurso, foto do Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha (PE), de Eduardo Muruci (Foto: Wikimedia Commons/Eduardo Muruci/CC BY-SA 3.0)


Veja, abaixo, as outras fotos selecionadas no concurso:

Em quarto lugar na etapa nacional do concurso, foto do Bosque de Algarobas (PI), de Diego Rego Monteiro (Foto: Wikimedia Commons/Diego Rego Monteiro/CC BY-SA 3.0)Em quarto lugar na etapa nacional do concurso, foto do Bosque de Algarobas (PI), de Diego Rego Monteiro (Foto: Wikimedia Commons/Diego Rego Monteiro/CC BY-SA 3.0)



Quinto Colocado_Eduardo Muruci_Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha (Foto: Quinto Colocado_Eduardo Muruci_Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha)Em quinto lugar na etapa nacional do concurso, foto do Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha (PE), de Eduardo Muruci (Foto: Wikimedia Commons/Eduardo Muruci/CC BY-SA 3.0)


Sexto Colocado_Mari Jose_Parque Ecológico Chico Mendes (Foto: Sexto Colocado_Mari Jose_Parque Ecológico Chico Mendes)Em sexto lugar na etapa nacional do concurso, foto do Parque Ecológico Chico Mendes (RJ), de Mari Jose (Foto: Wikimedia Commons/Mari Jose/CC BY-SA 3.0)


Em sétimo lugar na etapa nacional do concurso, foto do Parque Municipal do Rio Sucuriú (MS), de Bruno Rodrigues Rausch (Foto: Wikimedia Commons/Bruno Rodrigues Rausch/CC BY-SA 3.0)Em sétimo lugar na etapa nacional do concurso, foto do Parque Municipal do Rio Sucuriú (MS), de Bruno Rodrigues Rausch (Foto: Wikimedia Commons/Bruno Rodrigues Rausch/CC BY-SA 3.0)


Oitavo Colocado_Eduardo Muruci_Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha (Foto: Oitavo Colocado_Eduardo Muruci_Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha)Em oitavo lugar na etapa nacional do concurso, foto do Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha (PE), de Eduardo Muruci (Foto: Wikimedia Commons/Eduardo Muruci/CC BY-SA 3.0)


Nono Colocado_Eduardo Gabão_Baía de Guanabara (Foto: Nono Colocado_Eduardo Gabão_Baía de Guanabara)Em nono lugar na etapa nacional do concurso, foto da Baía de Guanabara (RJ), de Eduardo Gabão (Foto: Wikimedia Commons/Eduardo Gabão/CC BY-SA 3.0)


Décimo Colocado_Diego Rego Monteiro_Alto Araguaia (Foto: Décimo Colocado_Diego Rego Monteiro_Alto Araguaia)Em décimo lugar na etapa nacional do concurso, foto do Alto Araguaia (MT), de Diego Rego Monteiro (Foto: Wikimedia Commons/Diego Rego Monteiro/CC BY-SA 3.0)

Wikipédia mais ilustrada

Realizado pela primeira vez no Brasil, o concurso é avaliado de forma positiva pelo coordenador do Programa de Educação da Wikipédia no Brasil, e também coordenador do concurso “Wiki Loves Earth Brasil”, Rodrigo Padula. Ele disse que o trabalho da equipe brasileira foi elogiado internacionalmente e significou uma boa oportunidade para aprender a promover tal evento.

“Geramos excelentes resultados para o movimento Wikimedia, tanto pela quantidade de fotos quanto pela qualidade, além do grande engajamento de novos usuários que se registraram para participar do concurso. Fotógrafos e entusiastas do Brasil inteiro participaram e se engajaram, contribuindo com o compartilhamento de imagens por uma Wikipédia cada vez mais completa e bem ilustrada”, disse.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares