Tablet

02/06/2014 16h53 - Atualizado em 03/06/2014 16h48

Conheça o iOS 8, com novo teclado e central de saúde HealthKit

Elson de Souza
por
Para o TechTudo

O iOS 8 finalmente é oficial. A Apple anunciou a nova versão do seus sistema operacional para iPhones, iPads e iPods Touch. A atualização segue o mesmo padrão visual introduzido no ano passado, mas chega recheada de recursos como o HealthKit, app voltado para a saúde, e o novo teclado QuickType. O update está previsto para chegar a partir de setembro.

WWDC 2014: Apple apresenta os sistemas iOS 8 e OS X Yosemite

iOS 8 chega com mudanças aguardadas pelo usuários e aplicativo voltado para a saúde (Foto: Divulgação/Apple)iOS 8 chega com mudanças aguardadas pelo usuários e aplicativo voltado para a saúde (Foto: Divulgação/Apple)

Antes de apresentar o novo sistema, Tim Cook, CEO da Apple, aproveitou para dar uma “alfinetada” básica no Android. Segundo ele, 89% dos usuários rodam a última versão do iOS, enquanto no sistema do Google a proporção é de apenas 9%. Outra crítica feita pelo diretor-executivo da Apple é a vulnerabilidade do Android, que concentra 99% dos malwares para dispositivos móveis. Após essa introdução o iOS finalmente veio à tona.

Apple x Android (Foto: Reprodução/ Apple)Cook criticou o Android afirmando que apenas 9%  dos usuários atualizaram para a versão KitKat, enquanto 89% dos usuários Apple atualizaram para o iOS 7 (Foto: Reprodução/ Apple)


iOS na era da saúde

HealthKit é o aplicativo nativo do iOS 8 voltado para saúde do usuário (Foto: Divulgação/Apple)HealthKit é o aplicativo nativo do iOS 8 voltado para saúde do usuário (Foto: Divulgação/Apple)

A Apple apresentou sua principal aposta para colocar o iOS na nova tendência de soluções voltadas para saúde e bem-estar do usuário. Trata-se do Healthkit, um hub que promete reunir todas as informações a respeito da saúde do usuário. Com ele, o usuário poderá monitorar suas atividades, gerenciar aplicativos de terceiros e agrupar informações como peso, queima de calorias e pressão arterial, uma das principais funcionalidades apontadas para o iWatch.

Notificações mais intuitivas e foco nos gestos

Com o novo iOS, os usuários não precisarão mais abrir um aplicativo novamente para responder uma notificação. Basta fazer um movimento swype para responder um convite ou até mesmo digitar uma mensagem no iMessage. Outra possibilidade é curtir ou comentar uma atualização no Facebook sem sequer abrir o app da rede social.

iOS 8 oferece a opção de responder a uma notificação sem abrir o aplicativo (Foto: Divulgação/Apple)iOS 8 oferece a opção de responder a uma notificação sem abrir o aplicativo (Foto: Divulgação/Apple)

A central de notificações terá suporte a Widgets de aplicativos de terceiros, uma função bastante aguardada. Com isso, os usuários poderão conferir, por exemplo, placares esportivos diretamente ou ofertas em aplicativos de lojas online em um único espaço.

A Apple incluiu ainda atalhos para os contatos recentes no multitarefas do sistema. Basta dar um duplo toque no espaço para ver as últimas pessoas com a qual você se comunicou. Ao escolher um, é possível fazer ligações, enviar mensagens ou outras atividades sem sair do multitarefas.

O aplicativo de e-mail também foi renovado com suporte a comandos via swype. A partir de agora, basta deslizar o dedo na tela para marcar uma mensagem como lida, sinalizá-la e excluí-la.

QuickType: um novo e mais rápido teclado

O teclado do iOS também ganhou novidades para torná-lo mais rápido. Trata-se do QuickType, que sugere palavras enquanto o usuário digita no seu dispositivo. A funcionalidade, não chega a ser uma novidade, mas promete facilitar bastante a vida dos usuários de iPhone e iPads. O novo teclado será capaz ainda de sugerir palavras de acordo com um texto recebido, como antecipar a provável resposta para um convite.

iOS 8 finalmente trará novo teclado com digitação mais rápida e sugestão de palavras (Foto: Divulgação/Apple)iOS 8 finalmente trará novo teclado com digitação mais rápida e sugestão de palavras (Foto: Divulgação/Apple)

Caso não esteja satisfeito, os usuários poderão ainda usar aplicativos de terceiros como teclado do sistema. Com isso, finalmente será possível usar o teclado por gestos swype no seu smartphone ou tablet.

Teste antes de comprar na App Store

A loja de aplicativos do iOS agora oferece a possibilidade que usuários tenham acesso ao Preview de um aplicativo antes de comprar. Além disso, os desenvolvedores poderão convidar donos de iPhones e iPads para usar a versão beta de seus novos apps.

Edição de fotos apuradas

A galeria de imagens do iOS também ganhou uma renovação básica. A partir de agora, os usuários poderão ter um controle maior na edição de imagens, com uma interface muito mais intuitiva, sendo possível conferir as mudanças o “antes e depois” das foto. Além disso, a busca por imagens e integração com o iCloud também foram aprimorados.

O iOS 8 tem novos modos de edição de foto  (Foto: Reprodução/ Apple)O iOS 8 tem novos modos de edição de foto (Foto: Reprodução/ Apple)


Novo iMessage à lá WhatsApp

iMessage do iOS 8 trouxe funcionalidades presentes em outros mensageiros famosos (Foto: Divulgação/Apple)iMessage do iOS 8 trouxe funcionalidades presentes em outros mensageiros famosos (Foto: Divulgação/Apple)

O iMessage teve novidades reveladas: a partir de agora, o aplicativo da Apple terá suporte a conversas por grupo. Além disso, será possível também enviar mensagens de voz, vídeos e até a localização, de forma bastante similar ao WhatsApp.

Family Sharing

A Apple também deu um passo na integração entre diferentes iDevices em uma mesma casa. A partir de agora, até seis dispositivos iOS poderão compartilhar informações como vídeos, fotos, músicas e até conteúdo comprado pelos aparelhos sem gastar nenhum centavo a mais. Além disso, os pais poderão responder nos seus iPhones solicitação para que os filhos tenham acesso a um app ou faça compras com o seu cartão de crédito.

Apple mostra como funciona do Family Shraing no iOS 8 (Foto: Reprodução/Apple)Apple mostra como funciona do Family Sharing no iOS 8 (Foto: Reprodução/Apple)


Siri sem usar as mãos

A partir de agora, o usuário não precisará mais tocar no botão home para ativar a assistente virtual Siri. Basta dizer “Hey Siri” e o recurso será ativado automaticamente, de forma bastante similar ao Google Now do Moto X. O aguardado suporte ao Português, porém, ficou de fora mais uma vez.

HomeKit: controle sua casa pelo iPhone ou iPad

Outra funcionalidade bastante aguardada que veio à tona é o HomeKit, uma espécie de central de automação para a sua casa. Com ela, será possível controlar lâmpadas inteligentes, verificar a fechadura das portas e dar comandos a qualquer eletrodoméstico com suporte a comandos remotos.

Os gadgets Apple poderão controlar funções domésticas, como abrir o portão da garagem (Foto: Reprodução/ Apple)Os gadgets Apple poderão controlar funções domésticas, como abrir o portão da garagem (Foto: Reprodução/ Apple)

Integração com o Mac OS

A Apple deu um passo inédito na integração entre iOS e Mac OS. A partir de agora, é possível começar uma tarefa no telefone e continuá-la instantaneamente no computador e vice-versa. Por exemplo, se você está editando um documento no iWork do seu Macbook, poderá continuar no seu iPhone com um simples toque na tela de bloqueio do aparelho.

Com novo iOS 8 e Mac OS X Yosemite, usuários poderão fazer ligações sem tocar no iPhone (Foto: Divulgação/Apple)Com novo iOS 8 e Mac OS X Yosemite, usuários poderão fazer ligações sem tocar no iPhone (Foto: Divulgação/Apple)


É melhor comprar o iPhone 5S ou esperar o iPhone 6? Comente no Fórum do TechTudo

Apesar disso, o grande destaque foi a possibilidade de fazer e receber chamadas telefônicas através do computador. A partir de agora, é possível atender um dos seus contatos no Macbook sem sequer precisar tocar no iPhone. Além disso, você pode fazer uma ligação remota enquanto navega no Safari do computador, apenas selecionando um número no navegador.

Visual minimalista continua

iOS 8 continua com a mesma interface da versão anterior, mas traz novas funcionalidades (Foto: Divulgação/Apple)iOS 8 continua com a mesma interface da versão anterior, mas traz novas funcionalidades (Foto: Divulgação/Apple)

Ao contrário da última WWDC, a Apple não lançou nenhuma grande mudança de interface para o iOS, o que já era esperado. O sistema continua com o padrão flat design da sétima versão, mas com algumas melhorias e refinamentos.

O iOS 8 estará disponível para todos os usuários a partir da primavera brasileira, provavelmente com o lançamento do novo iPhone. Para baixá-lo, é preciso ter iPhone 4S, iPad mini, iPad 2, iPod 5 ou versões superiores.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Jacques
    2014-06-02T19:36:56  

    Muita fumaca e pouco fogo.e muita coisa copiada da samsung.qualquer porcaria que a apple lanca os fanboys enloquecem.

    recentes

    populares

    • Jacques
      2014-06-02T19:36:56  

      A Samsumg só faz o aparelho, mais nada. A Google faz o OS. Ambas empresas copiam uma da outra, no entanto quem iniciou o mercado foi a Apple. Hoje ninguém faz nada de revolucionário nessa área.

    recentes

    populares

    • Jacques
      2014-06-02T19:36:56  

      Meu caro, eu acho que se vc nao tem como comprar um iphone, melhor fica queto, pq todos sabem que em questão de sistema operacional a Apple comanda, um exemplo claro é só vc olhar no seus comentários que 80% critica, então se nao tem como comprar um! compra pelo menos iphone 3 que vai sair em conta pra vc e vai ter uma potência em suas mãos.

  • Jimmerson Silva
    2014-06-02T23:03:41  

    Deixa de ser burro Jacques, vc nao assistiu ao WWDC14 nao fale o que vc nao sabe. Admita que Aplle e superior em qualidade, acabamento sistema operacional feito exclusivamente para i iPhone, eles pensam sempre em serem consistentes no mercado do que ser apenas modinha como o Android que e um sistema fraco cheio de defeitos e de vulnerabilidades. analise a parte técnica e deixe de ser povão ou maria vai com as outras.

    recentes

    populares

    • Jimmerson Silva
      2014-06-02T23:03:41  

      Kkkkkkk voce e mais um fanboy mula alienado como todo fanboy pois pelo visto nem conhece android.Ja tive uma maca podre destas e nem de graca quero outra.Depois que fui para a samsung nao quero outra marca .A tecnologia que sobra na samsung falta na maca podre

  • Jacques
    2014-06-03T17:03:41

    O meu clone muda o refrao voce fala sempre a mesma coisa seja mais criativo

  • Jacques
    2014-06-02T21:42:26

    Diz a sabedoria popular que nada da Apple é caro quando satisfaz nossos desejos. Em contrapartida, a mesma sabedoria rebate que existem outras situações em que qualquer smartphone com Android, mesmo de graça é caro demais, uma vez que nem todos percebem a baixa qualidade dos aparelhos asiáticos. Apple é Apple e resto é Android... desculpe, mas sempre foi assim.

  • Jacques
    2014-06-03T14:17:15

    Apple é Apple e resto é resto. Desculpem, mas isso é verdade... quer você goste ou não.

  • Jacques
    2014-06-03T13:02:46

    Toda essa tecnologia nova apresentada ai pela apple ja tenho no meu galaxy note 2 . Que novidade e essa ??????

  • Jacques
    2014-06-03T08:29:57

    Bom dia meu clone .demorou para se manifestar desta vez.devia estar na fila da apple para pegar seu pagamento ne ????