Internet

11/07/2014 07h00 - Atualizado em 11/07/2014 07h00

Ainda usa Windows 7? Veja 10 dicas úteis para sua rotina com o PC

Raquel Freire
por
Para o TechTudo

Na chegada do Windows 7, a Microsoft liberou uma série de dicas práticas para usuários desfrutarem melhor do sistema operacional. Apesar de "antigo", o OS possui vários recursos subutilizados, que podem garantir uma melhor experiência na frente do PC. Relembre algumas dessas recomendações.

Baixe grátis Windows Movie Maker para criar e editar vídeos facilmente

1. Calculadora mais potente

Calculadora do Windows 7 com menu "Exibir" aberto (Foto: Reprodução/Raquel Freire) (Foto: Calculadora do Windows 7 com menu "Exibir" aberto (Foto: Reprodução/Raquel Freire))Calculadora do Windows 7 com menu "Exibir" aberto (Foto: Reprodução/Raquel Freire) (Foto: Calculadora do Windows 7 com menu "Exibir" aberto (Foto: Reprodução/Raquel Freire))


A calculadora nativa do Windows possui uma série de recursos, além das operações matemáticas simples. A aplicação, que se apresenta nas versões padrão, científica, programador e estatística, conta com função de cálculo de data e conversor de diversas unidades, tais como peso, altura, distância e temperatura. Ela ainda vem com um sistema de planilhas que facilita cálculos de hipoteca, leasing do carro e até economia de combustível. Vale clicar em "Exibir" e redescobrir funções de cálculo.

2. Barra de tarefas móvel

Barra de tarefas do Windows 7 pode ficar na lateral, em baixo ou em cima da tela (Foto: Divulgação/Microsoft)Barra de tarefas do Windows 7 pode ficar na lateral, embaixo ou em cima da tela (Foto: Divulgação/Microsoft)

O layout clássico do Windows mostra a barra de ferramentas na parte inferior da tela. Contudo, é possível alterar esse modelo e organizar a área de trabalho da forma que mais lhe agradar. Para isso, basta clicar com o botão direito do mouse sobre ela e desmarcar a caixa “Bloquear a barra de tarefas”. Depois é só arrastá-la para as laterais ou parte superior do display mudando a sua posição.

3. Relógios personalizados

Gadget de relógio pode ser fixado na área de trabalho (Foto: Divulgação/Microsoft)Gadget de relógio pode ser fixado na área de trabalho (Foto: Divulgação/Microsoft)

Na área de trabalho, é possível adicionar um ou mais relógios, e assim ter controle do horário em diferentes localidades, uma função interessante para quem possui amigos ou familiares no exterior, ou trabalha com contatos internacionais. É só clicar com o botão direito do cursor sobre o desktop, selecionar a palavra “Gadgets” e escolher a opção “Relógio”, configurando com os valores apropriados.

4. Temas criativos

Windows 7 permite criar, alterar e compartilhar temas (Foto: Divulgação/Microsoft)Windows 7 permite criar, alterar e compartilhar temas (Foto: Divulgação/Microsoft)

Todo usuário de Windows sabe que o sistema operacional possui opções que alteram a aparência das janelas, fontes e sons do computador. Porém, no Windows 7 é possível criar um esquema completamente novo, com suas fotos da última viagem, por exemplo, ou combinar características de temas diferentes. Todos os modelos criados podem ser compartilhados com os seus amigos. A função está no painel de controle, na opção "Aparência e Personalização".

5. Atalhos de documentos

Lista de atalhos permite abrir rapidamente documentos mais usados (Foto: Divulgação/Microsoft)Lista de atalhos permite abrir rapidamente documentos mais usados (Foto: Divulgação/Microsoft)

Sempre existem aqueles arquivos que abrimos com maior frequência do que outros. Logo,  acessá-los de forma fácil nos poupa muito tempo. É para isso que serve a “Lista de Atalhos” que aparece quando clicamos com o botão direito do mouse sobre o programa no qual o arquivo foi criado. É possível arrastar esses atalhos para pastas, programas ou e-mails abertos, funcionando como uma forma rápida de movimentar ou anexar arquivos.

6. Fácil visualização de arquivos

Painel de visualização de arquivos ativado (Foto: Divulgação/Microsoft)Painel de visualização de arquivos ativado (Foto: Divulgação/Microsoft)

Pressionando as teclas “Alt  + P” no Windows 7, o usuário ativa o painel de visualização de arquivos. A função, além de mostrar fotos reduzidas, também aparece quando o usuário escolhe exibir ícones pequenos, médios, grandes ou extra grandes. Esta ferramenta mostra ainda o conteúdo de todos os arquivos presentes no diretório, incluindo documentos de texto e PDFs, sem necessidade de abri-los.

7. Melhore o texto na tela

Ferramenta ClearType aumenta nitidez dos textos (Foto: Divulgação/Microsoft)Ferramenta ClearType aumenta nitidez dos textos (Foto: Divulgação/Microsoft)

Quem trabalha o dia todo na frente do computador, provavelmente sente a visão cansada no fim do dia. Para minimizar esse efeito indesejado, é possível ativar o ClearType. A ferramenta, que funciona melhor em telas planas, torna os textos mais nítidos. Saiba como ativar o ClearType no seu computador.

8. Post-its na área de trabalho

Notas autoadesivas penduradas na área de trabalho (Foto: Divulgação/Microsoft)Notas autoadesivas penduradas na área de trabalho (Foto: Divulgação/Microsoft)

A área de trabalho pode ser uma boa opção de agenda, lembrando ao usuário suas tarefas do dia. Nela, é possível adicionar notas autoadesivas, cujo texto pode ter diferentes cores, fontes e tamanhos. Pessoas que usam dispositivos touchscreen podem digitar nos post-its virtuais por meio de canetas ou pelo toque dos dedos. Para abrir as chamadas "Notas Autoadesivas", busque por “notas” no Menu Iniciar. 

9. Recursos do Paint

Paint do Windows 7 tem vários pincéis e suporte touch (Foto: Divulgação/Microsoft)Paint do Windows 7 tem vários pincéis e suporte touch (Foto: Divulgação/Microsoft)

O tradicional Paint sofreu um significativo upgrade no Windows 7 e passou a contar com pincéis de vários efeitos, caligrafias e giz de cera - bem diferente do que conhecemos nas primeiras versões do Windows. O menu de formas também ganhou mais padrões predefinidos, além das ferramentas estarem apresentadas para o usuário de forma mais intuitiva. Essa versão do editor possui também suporte touch e, em monitores dotados de tecnologia, possibilita fazer desenhos com os dedos.

Vale a pena trocar Windows 7 pelo Windows 8? Opine no Fórum do TechTudo. 

10. Busca de arquivos facilitada

Localizador de arquivos direto no menu Iniciar (Foto: Divulgação/Microsoft)Localizador de arquivos direto no menu Iniciar (Foto: Divulgação/Microsoft)

O sistema adota um campo de busca rápido, logo no menu Iniciar, garantindo mais facilidades na hora de procurar arquivos e programas do computador. Ele ainda agrupa os itens relacionados à palavra-chave pelo tipo de arquivo, o que ajuda a identificar o conteúdo pesquisado.

Via Microsoft

 


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares