28/07/2014 12h12 - Atualizado em 04/08/2014 17h25

Baidu, o 'Google chinês', também está investindo em carros inteligentes

Pedro Zambarda
por
Para o TechTudo

O Baidu revelou que também está investindo no mercado de carros inteligentes, ou seja, que não necessitam da menor intervenção possível dos motoristas para chegarem a um destino. O "Google chinês" planeja lançar a invenção em 2015, mas o projeto difere em alguns aspectos do modelo apresentado pela gigante de buscas norte-americana em maio deste ano.

Como usar o Baidu Busca; veja dicas para conhecer o 'Google chinês'

Baidu aposta em um carro autômato mas com volante (Foto: Creative Commons/Flickr/simone.brunozzi) (Foto: Baidu aposta em um carro autômato mas com volante (Foto: Creative Commons/Flickr/simone.brunozzi))Baidu aposta em um carro autômato mas com volante (Foto: Creative Commons/Flickr/simone.brunozzi)


A Informação foi dada por Kai Yu, diretor do Institute of Deep Learning da companhia, ao site The Next Web. De acordo com o executivo, os primeiros protótipos devem ser desenvolvidos em 2015. A proposta do Baidu é “filosoficamente” diferente daquela apresentada recentemente pelo Google: a ideia é desenvolver um veículo que seja inteligente diante do trânsito, com um assistente que colete dados locais.

O Baidu é um risco para a Google? Dê sua opinião no Fórum do TechTudo

Esse automóvel ajudaria o motorista e assumiria o controle em alguns momentos, mas não seria 100% automático. Para a companhia chinesa, o carro não deve substituir o piloto, diferente do projeto da Gigante de buscas, que não apresenta volante, pedais ou freio e retiraria o motorista da resposabilidade de dirigir.

O carro do Google quer substituir o motorista, para o Baidu (Foto: Divulgação/Google) (Foto: O carro do Google quer substituir o motorista, para o Baidu (Foto: Divulgação/Google))O carro do Google quer substituir o motorista, para o Baidu (Foto: Divulgação/Google)



"Este é realmente um assistente inteligente, coletando dados de situações de estrada e, em seguida, operando localmente. Nós não chamamos isso de carro sem motorista", disse Yu. Segundo o ele, a companhia acredita que um automóvel deva ajudar as pessoas, não substituí-las. "Nós chamamos isso de um carro grande autonomia ", concluiu.

O público-alvo dos carros autômatos do Baidu seriam os moradores de cidades com grandes populações, como Pequim e Xangai. Esse tipo de automóvel é ideal para evitar colisões e para aumentar a segurança humana em grandes metrópoles urbanas.

O Baidu, considerado o "Google chinês", tem o segundo maior motor de busca do mundo e oferece uma série de serviços similares à gigante norte-americana, como mapas, hospedagem na nuvem, pesquisa de imagens e vídeos e muito mais. Isso sem falar no navegador, que conta com uma interface bastante semelhante à do Chrome

Via TNW

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Luiz Pereira
    2014-07-28T13:01:23  

    corrigindo Baidu, O "vírus chinês"

    recentes

    populares

    • Luiz Pereira
      2014-07-28T13:01:23  

      Baidu já deixou de ser vírus e passou a ser um câncer

  • Jefferson
    2014-07-28T17:48:05

    Esse carro vem com Vírus?