Notebook

13/07/2014 08h00 - Atualizado em 13/07/2014 08h00

Bateria para notebooks que não usa metais pesados pode durar 15 anos

Pedro Zambarda
por
Para o TechTudo

Uma equipe da Universidade do Sul da Califórnia, nos Estados Unidos, criou uma bateria capaz de durar por até 15 anos. O modelo, que possui eletros-ativos dissolvidos na água e não utiliza metais pesados como ion-lítio, é uma iniciativa que busca tornar a energia renovável mais viável.

Cientistas inventam bateria que dura três vezes mais a partir de areia

Bateria foi criada na Universidade do Sul da Califórnia (Divulgação/USC)Bateria foi criada na Universidade do Sul da Califórnia (Divulgação/USC)


Por ser teoricamente mais eficiente do que a energia solar e as turbinas eólicas, essa bateria parece apontar o futuro energético. Seu funcionamento é parecido com o tanque de combustível de automóvel, com uma substância eletro-ativa dissolvida em água. Os líquidos são bombeados para uma câmara de reação, com uma membrana fina separando as duas substâncias. Isso permite a transferência de eletrons, gerando energia.

A verdadeira inovação que equipe Universidade do Sul da Califórnia conseguiu foi construir uma bateria de fluxo funcional sem os metais ou líquidos tóxicos usados em versões mais antigas. Esse modelo de equipamento é mais seguro e muito mais barato do que as células de íon-lítio. Estima-se que a novidade tenha menos de um décimo do custo dos tipos atuais.

Qual smartphone tem mais autonomia de bateria? Comente no Fórum do TechTudo.

Os pesquisadores agora buscam descobrir o quanto de energia a bateria consegue armazenar, buscando manter a capacidade e a confiança diante de usuários. É um problema parecido com os dos smartphones, que brigam para durar mais do que 24 horas sem precisar de recarga.

A equipe do professor Sri Narayan também busca refinar os componentes do equipamento, principalmente os que são compostos de hidrocarbonetos. O intuito é deixar o produto pronto para um teste real aberto ao público.

Via Geek

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • David Nicolas
    2014-07-23T22:11:26

    TT vou ter que parar de ouvir Heavy Metal???

  • Mokorongo
    2014-07-14T08:57:10

    A technada sempre provendo boas risadas e matérias ridículas. Lítio metal pesado? LOL; Dura 15 anos? De uso ou de vida útil? Qualidade globo de jornalismo kkk.

  • Gustavo B.
    2014-07-13T16:16:26  

    Lítio é um metal pesado? Alguém matou as aulas de química.

    recentes

    populares

    • Gustavo B.
      2014-07-13T16:16:26  

      DEpende da quantidade. ReRE

  • Leandro Soares
    2014-07-13T18:38:09

    Pode durar 15 anos? Então nunca vai chegar ao mercado...

  • David Marcondes
    2014-07-13T16:26:13

    Legal heim. Assim não precisarei mais comprar baterias a cada 3 anos.