10/07/2014 15h38 - Atualizado em 10/07/2014 15h45

Cientistas inventam bateria que dura três vezes mais a partir de areia

João Kurtz
por
Para o TechTudo

Pesquisadores norte-americanos criaram um novo tipo de bateria com duração três vezes maior do que as encontradas no mercado. Mas o feito mais surpreendente está no produto usado como base: a areia comum, um material barato e não tóxico, ou seja, uma alternativa mais ecologicamente correta. O estudo foi desenvolvido no Colégio de Engenharia Bourns, da Universidade da Califórnia.

Descubra como e quando carregar a bateria de seu notebook

Areia pode ser refinada em silício puro, que aumenta vida de baterias de ion de lítio (foto: Universidade da Califórnia)Areia pode ser refinada em silício puro e melhorar bateria  (Foto: Reprodução/Universidade da Califórnia)


A nova tecnologia continua usando as baterias de íons de lítio atuais, mas substitui por areia o grafite encontrado nos anodos (o lado negativo da bateria). A pesquisa estava focada em silício, mas o elemento químico se degradava muito rápido, e sua produção em massa é complexa.

Por outro lado, a areia é composta por quartzo ou dióxido de silício. Ao ser aquecido com sal e magnésio, o material é purificado, o que resulta em silício puro. O processo trouxe uma boa e inesperada surpresa: o silício obtido se transformou em uma esponja porosa, que permitiu aumentar a performance da bateria em até três vezes.

A ideia inicial partiu de um aluno de graduação da faculdade californiana, Zachary Favors, que percebeu a composição da areia enquanto estava na praia. “Nós encontramos o santo graal: uma forma barata de produzir anodos de baterias de íon de lítio sem maltratar o meio ambiente”, comemorou Favors.

A descoberta ainda está sendo testada e não existe previsão para quando as baterias baseadas em areia chegarão ao mercado.

Dentre os celulares tops de linha, qual apresenta mais autonomia de bateria? Opine no Fórum do TechTudo.

Via Technotification e Pocket Lint

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Leandro Soares
    2014-07-10T16:44:37  

    Mais uma tecnologia que nunca chegará ao mercado...

    recentes

    populares

    • Leandro Soares
      2014-07-10T16:44:37  

      Meu caro, talvez você não esteja vivo, mas tecnologia é assim, tem que se ter paciência, abs!

  • Walter Carneiro
    2014-07-10T23:34:34

    Pelo visto a bateria, para qualquer finalidade, acaba sendo o "calcanhar de Aquiles" da tecnologia moderna pela sua curta duração. Quando inventarem uma bateria que dure, pelo menos, 20 vezes mais do que as atuais o mundo entrará numa nova era de criatividade, podem crer. Até lá, ainda teremos de recarregar nossos SmartPhones e outros "gadgets" todo santo dia, e quando a bateria do nosso moderníssimo SmartPhone não aguentar mais o tranco, vai tudo para o lixo ecológico junto com nosso rico dinheirinho...e os carros elétricos populares vão continuar sendo uma promessa para o futuro...

  • Paulo
    2014-07-10T16:23:26

    Cuidado com o excesso de otimismo, já li diversas matérias sobre novas tecnologias que vão ampliar a vida útil das baterias. Mas nenhuma foi aplicada aos dispositivos em venda no mercado. E olha que não estou falando de celulares, estou falando de carros elétricos, por exemplo.