Internet

05/07/2014 07h01 - Atualizado em 05/07/2014 07h01

ClassMates: suposta 'primeira rede social' do mundo se mantem ativa

Tassia Moretz
por
Para o TechTudo

Em 1995 anos surgiu o Classmates, reconhecido por muitos como a primeira rede social da Internet. Ativo até hoje, o site se mantém graças ao sentimento nostálgico dos internautas que contam com o espaço para reencontrar amigos e conhecidos da escola e da faculdade - seu principal foco inicial.

Copa da redes sociais: Facebook e WhatsApp lideram mesa redonda virtual

Classmates (Foto: Reprodução/TechTudo)Classmates: a primeira rede social na Internet ainda se mantém ativa (Foto: Reprodução/TechTudo)


Quando Randy Conrads criou o Classmates há cerca de 20 anos, a ideia era proporcionar o encontro de amigos de classe. Logo o site se popularizou nos Estados Unidos e no Canadá. O auge da popularidade aconteceu ainda nos anos 1990, com 50 milhões de usuários, segundo dados divulgados da rede social.

O conteúdo do site reúne trailers de filmes, músicas e fotografias. Mas, os anuários escolares são a principal atração para os membros que gostam de recordar o passado e têm o interesse em rever antigos amigos. O site realiza o projeto de digitalização dos anuários conhecidos como Yearbooks.

Página de usuários da Classmates (Foto: Reproduçã0/Tássia Moretz)Página de usuários do Classmates (Foto: Reproduçã0/Tássia Moretz)




Como usar o Classmates

Para se inscrever no Classmates, o usuário precisa informar a escola onde estudou, o nome que tinha quando ainda era aluno (afinal, muitos hoje estão casados e até com filhos), o ano de graduação e o seu e-mail de contato. Ao finalizar o cadastro, é possível editar o perfil com fotos e dados. Também há espaço para relatar as memórias dos tempos de estudante.

O Classmates promove um reencontro entre ex-colegas de classe. Nessa rede social é possível ver e publicar fotos da turma, participar de comunidades, reencontrar pessoas, escrever notas, programar eventos, atualizar status, entre outras coisas. Trata-se de uma ótima ferramenta para quem deseja reencontrar pessoas, como aquele velho amigo que nunca mais viu. Porém, como o foco é a America do Norte, será últil apenas para aqueles que, em algum momento, estudaram no exterior ou tiveram algum contato com os países.

Como cancelar o Unfriend Alert do Facebook? Veja no Fórum do TechTudo.

Celebridades no Classmates

Porém, para os brasileiros, pode ser muito divertido. Visitar os anuários também reserva algumas surpresas: o membro da rede social pode encontrar fotos antigas de famosos como Mariah Carey, George Clooney e Barbra Streisand – que fez parte da turma de 1959 da Erasmus Hall High School, do Brooklyn, Nova York. Veja, abaixo, a foto do Yearbook de Bárbara no Classmates.

A atriz Barbra Streisand está no Classmates (Foto: Reprodução/Tássia Moretz)A atriz Barbra Streisand está no Classmates (Foto: Reprodução/Tássia Moretz)


Classmates hoje

Atualmente, o Classmates apresenta mais de 250 mil anuários e ainda aceita mais documentos para digitalizar. A cada mês são adicionados mais cinco mil anuários. Porém, só está disponível para os Estados Unidos.

Tudo indica que a rede social será mantida na Internet por muito mais tempo. O Classmates, além de ter seu conteúdo atualizado constantemente, ainda dialoga com outras redes sociais que hoje são mais populares, como o Facebook, o Instagram, o Twitter e o Pinterest

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares