Internet

17/07/2014 06h35 - Atualizado em 17/07/2014 09h00

Conheça o Kiwix: o leitor de conteúdo offline do Wikipédia

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

Engana-se quem pensa que o Wikipédia serve somente para consultas online. Graças ao Kiwix, um programa construído em plataforma de software livre, qualquer pessoa pode fazer o download da maior enciclopédia colaborativa do mundo e ler milhões de artigos sem necessidade de conexão à Internet.

Veja como usar.

Como fazer download e criar e-books com o conteúdo do Wikipedia

Ferramenta dá acesso offline a todo o conteúdo da Wikipédia (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Ferramenta dá acesso offline a todo o conteúdo da Wikipédia (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Atenção: Antes de iniciar, vale lembrar que a configuração do Kiwix pode tomar bastante tempo, já que precisa baixar para o computador todo o catálogo da enciclopédia digital, o que equivale a mais de 800 mil artigos somente em português.

Como configurar

O primeiro passo para usar o Kiwix é, claro, baixar e instalar o programa em um computador Windows ou Mac. Mas, sozinho o software não serve de nada, portanto o passo seguinte é o download de uma biblioteca, como a Wikipédia. Confira:

Passo 1. Abra o Kiwix e clique no ícone com formato de livros para abrir a biblioteca. No primeiro acesso, o usuário será levado à busca de novos ficheiros;

Abra a biblioteca (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Abra a biblioteca (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Digite no campo de busca na barra lateral o nome de uma biblioteca de interesse, como a Wikipedia – escreva sem acento para que a busca considere o termo digitado;

Insira uma palavra-chave para buscar pelo ficheiro desejado (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Insira uma palavra-chave para buscar pelo ficheiro desejado (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Insira um filtro de língua para encontrar a versão em português com mais facilidade;

Filtre por língua (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Filtre por língua (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 4. Clique em download para baixar. O processo pode demorar algumas horas dependendo da velocidade da conexão. Depois disso, conexões ativas de Internet não serão mais necessárias para ler os artigos da Wikipedia;

Faça o download de todos os artigos da Wikipédia em português (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Faça o download de todos os artigos da Wikipédia em português (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 5. Após realizar o download da biblioteca da Wikipédia em português, ou qualquer outra língua de preferência do usuário, ainda é necessário indexar os artigos baixados;

Digite um termo não indexado, como “São Paulo” – outros termos, como “Brasil”, já podem ser buscados logo no primeiro acesso ao Kiwix após o download da Wikipédia, então vale testar alguns verbetes para ver o que já estiver disponível;

Maioria dos termos ainda não estão indexados (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Maioria dos termos ainda não estão indexados (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 6. Inicie a indexação dos artigos na janela popup e aguarde o processo finalizar. Ele pode durar até mais de uma hora, dependendo do poder de processamento do computador.

Indexação demora, mas vale a pena (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Indexação demora, mas vale a pena (Foto: Reprodução/Paulo Alves)








Qual é o melhor modelo de e-reader? Veja no Fórum do TechTudo.

Como usar

Ao fim do processo de configuração que, conforme mostrado, pode durar algumas horas, qualquer termo já poderá ser buscado dentro do programa. Ao testar novamente com “São Paulo”, por exemplo, o Kiwix mostra mais de 235 mil resultados completamente offline.

Já a página inicial exibe, todos os dias, um artigo novo em destaque, com uma coluna lateral que explica o trabalho da Wikipédia e dá acesso a outros projetos irmãos, como Wikicionário e Wikimedia Commons.

Resultados da busca são como na web, geram milhares de resultados (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Resultados da busca são como na web, geram milhares de resultados (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

A página inicial é completada com os itens “Eventos recentes”, que mostram ocasiões importantes na história; datas marcantes acontecidas no dia do acesso em “Neste dia”; curiosidades genéricas em “Você sabia que”; e uma “Imagem do Dia”.

Ao abrir um verbete, como “Globo.com”, o Kiwix mostra exatamente a mesma interface vista na versão web da Wikipédia, com a diferença de que há controles de zoom, marcação de favoritos, localização e Modo Tela Cheia na barra superior.

Layout da página dentro do Kiwix é como na web (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Layout da página dentro do Kiwix é como na web (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Há muitas vantagens, basta baixar, configurar e explorar todo o conhecimento que a Wikipédia pode oferecer, especialmente em comunidades carentes sem acesso à web – é como se os as enciclopédias impressas voltassem, mas organizadas em hiperlinks e indexadas para buscas.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares