Internet

02/07/2014 06h01 - Atualizado em 06/12/2015 17h01

Dez perguntas e respostas sobre o fim do Orkut; entenda tudo

Carol Danelli
por
Da Redação

O Orkut será descontinuado no dia 30 de setembro de 2014. Segundo o Google, a justificativa é o sucesso dos outros produtos, como Youtube, Blogger e Google+. Mas apesar de ter sido criado nos Estados Unidos, a maioria de seus usuários são brasileiros e indianos. Por isso, o TechTudo preparou uma lista para responder as principais dúvidas de quem ainda utiliza a rede social do Google; veja.

Como exportar seus álbuns de fotos do Orkut para o Google+

Orkut está dando adeus; veja dez perguntas e respostas sobre a rede social (Foto: TechTudo/Anna Kellen Bull)Orkut está dando adeus; veja dez perguntas e respostas sobre a rede social (Foto: TechTudo/Anna Kellen Bull)



1. O que acontecerá com as contas do Orkut após o dia 30 de setembro de 2014?

Não será mais possível entrar na rede social, mas todos os usuário poderão salvar suas fotos, scraps e depoimentos até setembro de 2016. Ou exportar fotos do Orkut para o Google+ até setembro de 2014



2. Ainda é possível jogar no Orkut? E o que acontecerá com os créditos em jogos?

Será permitido continuar jogando até o Orkut fechar. É recomendado que o usuário entre em contato com o desenvolvedor do jogo para verificar se ele estará disponível em outro site e o que acontecerá com seus créditos.

3. É possível apagar as mensagens no Arquivo de Comunidade do Orkut?

Será permitido remover as mensagens em comunidades até 30 de setembro. Para apagar do Arquivo de Comunidades depois que o Orkut fechar, o usuário precisará remover o Orkut de sua conta, excluindo assim seu perfil e todas as suas postagens de todas as comunidades.

Você acha que o Facebook terá o mesmo fim que o Orkut? Comente no Fórum do TechTudo.

4. O que acontece se excluir o perfil antes do Orkut acabar?

Depois de excluir seu perfil, o usuário não poderá fazer o download de suas informações no Orkut pelo Google Takeout.

5. É possível transferir o perfil do Orkut para o Google+?

Não completamente, mas é possível vincular seu perfil no Google+ ao do Orkut. Isso facilitará para que seus amigos do Orkut encontrar você no Google+. Perfis conectados compartilham o mesmo nome e foto de perfil, além de adicionar um link de seu perfil do Google+ em seu perfil do Orkut. A vinculação de perfis não transfere nenhum outro dado para o Google+.

6. E as comunidades? É possível transferir para o Google+?

A gigante de buscas informou que pretende manter um arquivo público com todas as comunidades e suas discussões. Não é possível transferi-la, mas o usuário poderá criar uma nova comunidade na nova rede social e conectar ao Orkut. Isso não transfere nenhum tipo de dados, mas os membros verão um banner da comunidade do Orkut que os convida a entrar na nova. Veja como conectar comunidades do Orkut a comunidades do Google+.

7. O que acontecerá com o aplicativo do Orkut para os dispositivos móveis?

A partir de segunda-feira (30) não será mais possível fazer download no Google Play ou na Apple Store. Caso já esteja instalado, ele funcionará até o fechamento.

8. As pessoas ainda podem se cadastrar no Orkut?

Não será possível criar novas contas a partir de segunda-feira (30) de junho.

9. Que informações serão possíveis salvar?

Será possível exportar os álbuns de fotos para o Google+ até o fechamento ou fazer o backup total do perfil pelo Google Takeout até setembro de 2016. Veja como fazer backup do Orkut; salve fotos, scraps, depoimentos e perfil.

10. Por que o Orkut está sendo fechado?

Ao longo da vida do Orkut, produtos do Google como o YouTube, o Blogger e o Google+ fizeram bastante sucesso, superando a rede social que está há 10 anos no ar. Por conta disso, a equipe do Google resolveu concentrar seus esforços em outras plataformas, dando tchau ao Orkut.

Ainda tem alguma dúvida? Obituário do Orkut traz comunicado do Google e responde outras questões.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Paulo Guilherme
    2014-07-02T20:22:08  

    uma pena que ira acabar dessa forma, aprendi muito com o Orkut, vai me deixar grandes legados. conheci minhas namoradas, amigos, momentos inesqueciveis, obrigado Orkut. Queria que voltasse a ser como antes!

    recentes

    populares

    • Paulo Guilherme
      2014-07-02T20:22:08  

      Realmente o Orkut antes da atualização era muito superior ao atual!! A idéia de concorrer com o face não foi boa, afinal, ele não tinha o mesmo perfil e nem seus usuários! A google está abrindo a porta para que algum concorrente conquiste este público que está ficando órfão! Este público que não acessa uma rede social apenas para ler piadas e ver imagens idiotas! O Orkut era uma "rede SOCIAL" não um âncro de poluição cibernética!

  • Andre Dias
    2014-07-02T10:27:23

    infelizmente tudo tem um fim, e chego a vez do orkut, muito desgastado , a nova interface grafica ajudo de vez a afundar o orkut, vo sentir saudades, mas tava na ora de fechar mesmo

  • Gustavo Ono
    2014-07-02T09:45:17  

    "Produtos do Google como o YouTube, o Blogger e o Google+ fizeram bastante sucesso..." Onde aquele Google Plus fez sucesso? Eles não conseguem melhorar a plataforma e querem obrigar os usuarios que ainda permanecem no Orkut a usar esse tal de Google +.

    recentes

    populares

    • Gustavo Ono
      2014-07-02T09:45:17  

      Olha estou bem chateada,pois jogo a mini fazenda investi muito e agora como eu fico,é o único jogo que mantive até agora pois foi só este que gostei,quero respostas por favor

  • Vermaleen Vosniak
    2014-07-02T12:52:04

    Google+??? piada isso né... ninguém liga pra esse google+, fechem isso ao invés do orkut, que é mil vezes mais interessante.

  • Otavio Bubu
    2014-07-02T13:45:48  

    Antes todo mundo nem entrava no orkut, agora querem que a rede social nao acabe, tem que acabar mesmo, se nao tem acesso é algo inútil, além disto haviam vários bugs nas comunidades e nos feeds de noticias (motivo pelo qual deixei de usar a rede social).

    recentes

    populares

    • Otavio Bubu
      2014-07-02T13:45:48  

      Não generalize, você não usava mais o orkut? ok! mas existem ainda milhares de pessoas que não aderiram a modinha de migrar para o facebook e gostam do orkut, eu sou um deles. O google está se lixando para esses usuários simplesmente porque 99% são brasileiros e indianos, além de existir um custo para manter a rede social no ar. mas dizer que o orkut é inútil, garanto que é muito mais útil do que o facemoda!

    recentes

    populares

    • Otavio Bubu
      2014-07-02T13:45:48  

      Esta mal informado Otavio. Ainda existem milhares de brasileiros que entram no orkut principalmente por causa das comunidades. Eu por exemplo participo de umas 4 e entro no orkut bem mais que facebook. Tem uma comunidade do Galo com 400mil participantes que esta ativa desde 2004, e conta com centenas de usuarios diários!

  • Carlos Violada
    2014-07-02T09:10:12

    O que matou mesmo o orkut foi o monte de propaganda que começou a aparecer e foi nesse tempo que o facebook cresceu, em breve com certeza aparecerá outra rede social que ira superar o facebook tambem, sei que é essas propagandas que ajudam a mantes as redes, é uma forma de ganhar dinheiro mas que enche o s.a.c.o enche, mas o que matou o orkut na minha opinião foi as propagandas que apareciam na tela

  • Amanda Silva
    2014-07-02T07:34:08

    "Ao longo da vida do Orkut, produtos do Google como o YouTube, o Blogger e o Google+ fizeram bastante sucesso, superando a rede social que está há 10 anos no ar." Tsc! Eu tenho que rir disso, francamente... Só porque outros produtos da Google "superaram" o Orkut, vocês vão desfazer dele?!