Internet

24/07/2014 14h41 - Atualizado em 10/05/2016 17h33

Duolingo Test Center inova com prova de proficiência em inglês online

Aline Jesus
por
Por Aline Jesus Para o TechTudo

O Duolingo, aplicativo gratuito de aprendizado de idiomas, lançou um novo e inovador recurso. Agora, ele oferece um Duolingo Test Center online de proficiência em inglês que pode ser feito pelo computador, e até mesmo pelo aplicativo para celular (Android e iOS). A avaliação identifica o nível de conhecimento do usuário na língua, em uma escala de um a dez, com certificado digital que fica disponível para download e associação com currículo publicado na Internet.

Microsoft confirma versão única do Windows para todos os tamanhos de tela

Duolingo lançou teste de proficiência online (Foto: Divulgação/Duolingo) (Foto: Duolingo lançou teste de proficiência online (Foto: Divulgação/Duolingo))Duolingo lançou teste de proficiência online (Foto: Divulgação/Duolingo) (



Os testes de proficiência são exigidos por muitas universidades estrangeiras quando um aluno internacional deseja se matricular para realizar um curso. Alguns países, inclusive, solicitam resultados destas avaliações antes de concederem o visto de estudante para o imigrante.

Qual é o melhor serviço de streaming de música? Veja no Fórum do TechTudo.

Normalmente, estes testes, como o TOEFL, custam caro e precisam ser realizados de forma presencial. No Duolingo, basta acessar o Test Center, se cadastrar e fazer a sua avaliação, que, por um período de testes está disponível gratuitamente. Posteriormente, custará US$ 20 (R$ 44).

Luis von Ahn, diretor-executivo do Duolingo, explicou ao TechCrunch que a decisão deste novo recuso veio por dois motivos: pedidos de usuários e insatisfação com um monopólio criado pelas grandes empresas por trás dos testes de proficiência mais famosos.

Além disso, as possíveis fraudes em provas do TOEFL de outros exames, foi duramente rechaçada pelo Duolingo. Afinal, o teste realizado pelo aplicativo só funciona com câmera e microfone de telefone ou computador gravando tudo o que o usuário faz - para garantir que ele seja o autor das respostas. Depois de completar a prova, o vídeo é enviado para alguém da equipe do serviço.

Test Center está com avaliação gratuita (Foto: Reprodução/Duolingo)Test Center está com avaliação gratuita (Foto: Reprodução/Duolingo)

Além da verificação do time Duolingo, o vídeo também é adicionado ao certificado digital de proficiência do usuário. Ou seja, caso ele vá a uma entrevista de emprego, envie seu resultado para uma universidade ou até compareça ao consulado de um país para exibir seus dados, os responsáveis pelo recrutamento poderão assistir. Assim, acaba-se com uma farsa que acontece nas provas presenciais: uma pessoa pedir para alguém com mais conhecimento do idioma ir fazê-la no seu lugar.

Agora, a missão do Duolingo é fazer com que o teste seja reconhecido e aceito por empresas e universidades, que normalmente exigem avaliações específicas. Um estudo da Universidade de Pittsburgh já mostrou que as pontuações do Duolingo são bastante equivalentes às do TOEFL, com o mesmo nível de dificuldade. A Carnegie Mellon, outra instituição respeitada, também vem realizando avaliações.

A atualização está disponível apenas para a versão web (PCs) e Android, por enquanto, com o lançamento para iOS (iPhone) aguardado para setembro. O Duolingo também trabalha com o site oDesk, que leva os resultados das avaliações aos perfis dos usuários na rede social LinkedIn. A empresa ainda quer fazer com que os testes cheguem a escolas de diversos países, e começou fazendo isso com a Costa Rica, com quem vem negociando esta possibilidade.

Veja o vídeo do Test Center do Duolingo:


Via Tech Crunch

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Eduardo Moraes
    2014-07-24T15:56:56  

    Ainda da para colar muito em casa...

    recentes

    populares

    • Eduardo Moraes
      2014-07-24T15:56:56  

      Estudo inglês há uns anos, leio livros em inglês e converso intermediariamente. Entendo o que escuto num 95%. Mesmo assim, fiz o teste e, olha, realmente me impressionou, com certeza foi bem difícil. Não tem como você colar, pois eles instalam um sistema no teu PC e olham tua tela inteira, você não pode usar headset, e ainda eles te gravam o tempo inteiro pela webcam, sendo que seres humanos analisam os teu olhos. Isso sem falar que o tempo é muito curto e só te dá tempo pra entender e responder. Portanto, Ficou claro: funciona mesmo. Sinceramente gostei de mais. muito profissional!