Internet

03/07/2014 17h00 - Atualizado em 03/07/2014 17h00

Executiva 'top' pede desculpas por experiência com feed do Facebook

Carol Danelli
por
Da Redação

A experiência psicológica no feed de quase 700 mil usuários do Facebook foi "mal comunicada", de acordo a diretora de operações da rede social, Sheryl Sandberg. Segundo a número dois da rede de Mark Zuckerberg, "isso faz parte de pesquisas realizadas por empresas que testam diferentes produtos, e foi mal comunicada. Por conta disso pedimos desculpas. Nunca quisemos incomodar vocês".

Saiba como foi aplicada a manipulação de emoções no feed do Facebook

Diretora de operações do Facebook, Sheryl Sandberg, admite que pesquisa foi falta de comunicação (Foto: Reprodução/The Next Web)Diretora de operações do Facebook, Sheryl Sandberg, admite que pesquisa foi falta de comunicação (Foto: Reprodução/The Next Web)


Porém, o pedido de desculpas só veio após a declaração de Adam Kramer, integrante da divisão de núcleo de dados científicos do Facebook, que dizia que tudo ganhou uma proporção muito maior do que deveria na experiência com os 600 mil perfis.

A polêmica experiência alterava o que os usuários viam em seus feeds para analisar como isso impactava o humor das pessoas. Cerca de 690 mil usuários da versão em inglês do site participaram do estudo, mesmo sem terem sido avisados previamente sobre as mudanças.

Pesquisadores estão se questionando se a rede social violou as normas éticas durante o processo. O Gabinete do Comissário de Informação, um regulador do Reino Unido, está investigando Facebook sobre sua manipulação dos experimentos.

"Nós levamos a privacidade e a segurança de Facebook realmente a sério, porque isso é algo que permite que as pessoas compartilhem opiniões e emoções", disse Sandberg.

Como cancelar o Unfriend Alert do Facebook? Veja no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Vitor Ferreira
    2014-07-03T17:22:40

    Facebook nunca teve privacidade. Tudo balela, dizer que o Facebook é seguro, que ninguém pode alterar sua página sem sua permissão... Eles mexem nos que eles quiserem.