Tablet

18/07/2014 11h06 - Atualizado em 25/07/2014 10h53

Facebook lança aplicativo e você (provavelmente) não poderá usá-lo

Edivaldo Brito
por
Para o TechTudo

O Facebook lançou nesta quinta-feira (17) seu mais novo aplicativo: Mentions. Mas nem pense em baixá-lo e começar a usar em seu smartphone ou tablet, pois ele é voltado especificamente para quem é comumente chamado de “figura pública”, ou seja, você (provavelmente) não poderá usá-lo.

Facebook exclui perfis brasileiros com 'nomes estranhos'

Mentions: o novo aplicativo do Facebook para pessoas públicas (Foto: Divulgação/AppStore)Mentions: o novo aplicativo do Facebook para "pessoas públicas" (Foto: Divulgação/AppStore)

Mas quem são essas pessoas? Os suspeitos de sempre: celebridades, especialmente de alto perfil, jornalistas, funcionários do governo, empresas e marcas populares e, claro, ricos e famosos.

Disponível apenas para iOS, o aplicativo pode ser visualizado na Apple Store pelo navegador. Mas como sua própria descrição revela, ele atualmente está disponível apenas para pessoas verificadas usando Pages. Ao acessar o endereço, apenas uma página com uma mensagem é exibida. Segunda ela, o Mentions é “Um novo aplicativo para atores, atletas, artistas musicais e outros influenciadores descobrirem e participarem das conversas no Facebook”.

Android, Windows Phone ou iOS: qual melhor SO para SmartPhone? Comente no Fórum do TechTudo

Então, o que o aplicativo realmente faz? Ele tem uma abordagem de uso do Facebook muito mais centrada em marca, o que inclui até algumas pessoas. A ênfase dele está em ficar de olho na postagem de novas mensagens, fotos e vídeos, ao invés de vez de ler o que seus amigos têm que fazer. Para isso, ele traz uma guia Mentions que supostamente serve para tornar mais fácil para as celebridades verem o que as pessoas estão dizendo sobre elas. Além dessas características, o nome do aplicativo e a guia parecem ter sido inspirados pela cartilha do Twitter.

Ele também permite que aqueles com acesso possam sediar sessões de Q&A ao vivo (perguntas e respostas), bem como simplificar os aspectos de compartilhamento multimídia do Facebook. De qualquer forma, nada do que foi falado aqui poderá ser usados por usuários comuns. Resumidamente, o Mentions é uma ferramenta desenhada especificamente para as pessoas que têm assistentes para gerenciar seus perfis nas redes sociais. Se você é uma dessas pessoas (ou seu assistente) e ainda não tem acesso, você pode baixar o aplicativo e solicitá-lo na página dele.

Via Engadget

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares