Jogos de esporte

02/07/2014 08h01 - Atualizado em 22/04/2015 19h09

Fifa 14: conheça Rafael Salles, campeão brasileiro de Fifa no mundial

Zíngara Lofrano
por
Da Redação

Campeão Nacional da Copa do Mundo Interativa da FIFA 2014, botafoguense e calouro de Relações Públicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Aos 18 anos, Rafael Salles não leva uma vida muito diferente da maioria dos jovens dessa idade - pelos menos, é o que ele acha. Hoje, com uma rotina de 4 horas diárias, Rafael se prepara para disputar nesta quarta (2) e quinta (3) a etapa mundial da Fifa Interative World Cup (FIWC), com a chance de receber um prêmio de R$ 44 mil, além de participar da festa oficial de melhores do ano FIFA Bola de Ouro.

Fifa 15: novo trailer mostra jogabilidade e poder gráfico da nova engine

Rafael Salles é, atualmente, campeão nacional de Fifa 14 (Foto: Matheus Vasconcellos/ TechTudo)Rafael Salles é, atualmente, campeão nacional de Fifa 14. (Foto: Matheus Vasconcellos/TechTudo)


A meta de Rafael é passar a fase de grupos da competição. Desde 2011, nenhum brasileiro chegou nessa etapa. A edição do FIWC deste ano terá 20 competidores de diferentes países. Entre eles, Bruce Grannec (França), Marian Avram (Romêania), Michael Ribeiro (Estados Unidos), Tihomir Kolev (Búlgaria) e Ty Walton (Inglaterra). Ao comentar sobre o bicampeão, Bruce Grannec, o jogador brinca: “É com esse tipo de gente que eu estou competindo”.

Rafael ganhou o primeiro videogame com 9 anos. Antes disso, aos 5, o estudante jogava Winning Eleven na casa dos primos. O irmão mais velho sempre foi o grande companheiro nas partidas. Em uma delas, o estudante percebeu que tinha muita facilidade no game e resolveu se inscrever em uma competição. Em 2011, Rafael participou do primeiro campeonato em São Paulo. Ao jogar o Fifa 11, ele ganhou o título de vice-campeão. “Foi a minha primeira experiência e cheguei longe. Ainda ganhei uma viagem para São Paulo com hotel pago e tudo mais”, comentou.

Rafael Salles aproveitou a visita ao TechTudo para jogar uma partida de um de seus jogos preferidos: Fifa 14 (Foto: Zíngara Lofrano/ TechTudo)Rafael Salles aproveitou a visita ao TechTudo para jogar uma partida de um de seus jogos preferidos: Fifa 14. (Foto: Zíngara Lofrano/TechTudo)


O estudante treina, durante 4 horas por dia, com gamers do mesmo nível. Rafael perdeu o hábito de jogar com pessoas aleatórias, pois não se sente muito estimulado. Na etapa mundial do FIWC, em vez de Fifa 14, o game será o Copa do Mundo Fifa Brasil 2014. Há dois meses, o competidor se dedica exclusivamente ao jogo que apresenta algumas diferenças: poucas oportunidades de lançar bolas aéreas, raros gols de cabeça, além de ser mais rápido e mais ‘pegado’.

O futebol fora dos videogames também é uma das paixões de Rafael. Se pudesse, ele gostaria de enfrentar o goleiro do Botafogo, Jefferson. Além do Fifa 14, o competidor também gosta de jogar League of Legends e Counter Strike.

Rafael vai começar a estudar Relações Públicas na UERJ em setembro deste ano. Apesar da animação com o torneio, o jovem pretende focar nos estudos. “A minha prioridade é a faculdade. O Fifa é um hobby. Com ele, eu posso viajar, ganhar ‘um dinheiro ou outro’. A partir do momento que começar a me prejudicar, eu vou largar. Mas eu pretendo continuar por um bom tempo”, disse Rafael.

Rafael diz que para manter um bom nível técnico é preciso treinar e se dedicar (Foto: Zíngara Lofrano/ TechTudo)Rafael diz que, para manter um bom nível técnico, é preciso treinar e se dedicar. (Foto: Zíngara Lofrano/TechTudo)


Como posso me tornar um profissional?

Rafael acredita que o jogador precisa mostrar, antes de tudo, um bom nível técnico e se dedicar bastante. Ele recomenda aos iniciantes procurar tutoriais na internet. Alguns gamers, inclusive, disponibilizam vídeos em canais do Youtube, como o francês, Bruce Grannec, bicampeão do FIWC. O competidor tem ainda o interesse de fazer vídeos e tutoriais, mas alguns requisitos acabaram atrapalhando o início do projeto: a placa de captura e a divulgação são exemplos.

O treinamento também é muito importante para iniciar a carreira. Para ele, até os campeonatos pagos são interessantes, já que os participantes são geralmente competidores de jogos presenciais. As partidas online são um bom jeito de manter a prática em dia. Encontrar jogadores que possuam conhecimento e alto nível técnico também ajuda.

Segundo ele, o mais importante não é o ataque nem o drible, mas a defesa. Para aprender as melhores estratégias, o treino e a prática são essenciais: essa é a grande dica de Rafael.

Fifa ou PES. Qual é o melhor? Comente no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Ewerton
    2014-07-02T11:03:23  

    no PES 2013 dou um gol de vantagem pra ele ...

    recentes

    populares

    • Ewerton
      2014-07-02T11:03:23  

      Hudsoncarlos mais na vida real não é assim ?!

    recentes

    populares

    • Ewerton
      2014-07-02T11:03:23  

      igual no pes 13 não, CR7 apela + eu lembro que no pes 13 era dimais

  • Guilherme Jesus
    2014-07-02T22:19:31  

    Quem tiver xbox deixe os gametarg nas respostas :) pra ver quem ganha de mim iur

    recentes

    populares

    • Guilherme Jesus
      2014-07-02T22:19:31  

      Mateus14Macapa

    recentes

    populares

    • Guilherme Jesus
      2014-07-02T22:19:31  

      alethegod

  • Sandro Gomes
    2014-07-03T19:32:58

    Eu torci mais para você ganhar do que pro NEYMARRA JR dá lhe fogão...e dane-se os demais.

  • Jameson Junior
    2014-07-03T18:12:14

    mandzukic é apelação na cabeçada no fifa 14

  • Allan Rodrigues
    2014-07-02T15:50:02  

    Passa o login da PSN pra mim testar se vc está preparado.

    recentes

    populares

    • Allan Rodrigues
      2014-07-02T15:50:02  

      Mim ser indio da cidade, mim faz dança da chuva

    recentes

    populares

    • Allan Rodrigues
      2014-07-02T15:50:02  

      Mim vai ganhar de todo mundo. kkkkkk.

  • Charles Silva
    2014-07-02T12:38:59  

    Vai pegar um japones ou um chines . e vai ganhar uma coça.

    recentes

    populares

    • Charles Silva
      2014-07-02T12:38:59  

      Charles, sei lá em. Eu jogo Fifa 14 PS4 e te digo que os Brasileiros jogam mais. Costuma ganhar mais dos gringos e tenho mais dificuldade com jogadores do Brasil. Podemos valorizar.

    recentes

    populares

    • Charles Silva
      2014-07-02T12:38:59  

      E pode ate ser .no BRASIL tem muitos viciados .

  • Bruno Brocador
    2014-07-02T16:36:27  

    VENHO ATRAVÉS DESTA COMUNICAR QUE TO APAIXONADO PELA REDATORA DA MATÉRIA, QUE ATENDE PELO NOME DE ZÍNGARA LOFRANO!

    recentes

    populares

    • Bruno Brocador
      2014-07-02T16:36:27  

      Gata Mesmo!

    recentes

    populares

    • Bruno Brocador
      2014-07-02T16:36:27  

      BOA, ÉDION!

  • Jameson Junior
    2014-07-03T02:11:55  

    qual o time que os gamers mais pegam pra jogar profissionalmente?

    recentes

    populares

    • Jameson Junior
      2014-07-03T02:11:55  

      Real Madrid..Alías 80% dos jogos são Real Madrid x Real Madrid

  • Maiko Reis
    2014-07-02T23:58:27

    BOTAFOGUENSE?! JÁ SABE QUE NÃO VAI SER CAMPEÃO!! kkkkkkkkkkkkk

  • Mario Cunha
    2014-07-02T21:47:54  

    Mentira, não existe botafoguense de 18 anos..

    recentes

    populares

    • Mario Cunha
      2014-07-02T21:47:54  

      kkkkkkkkk

  • Fernando Braga
    2014-07-02T20:58:59  

    ganho de vc fácil rapá

    recentes

    populares

    • Fernando Braga
      2014-07-02T20:58:59  

      Não é play 2 idiota

  • Raphael Hazard
    2014-07-02T20:09:01

    Quero ver ganhar de mim, estou invicto na primeira divisão !!

  • Feliperc
    2014-07-02T19:15:04

    Deve jogar só de Real Madrid, taco o sarrafo nele fácil.

  • Michel Lopes
    2014-07-02T19:07:38

    Jogou aonde? Se eu te pego eu janto mole. Vai chorar igual ao chororo.

  • Daniel Inacio
    2014-07-02T18:43:00

    Botafoguense???? então já era... vê se pelo menos não chora quando for eliminado... valeu!!!

  • Jrsoares
    2014-07-02T17:46:58

    '' o importante nao eh o ataque nem o drible'' to pra ver um q jogue fifa usando dribles . nenhum faz isso , axo q esse rafael tbm nao , e fifa 14 muito pior q o 13.

  • Mr Right
    2014-07-02T13:10:48  

    Com esse controle ruim do ps4...

    recentes

    populares

    • Mr Right
      2014-07-02T13:10:48  

      eu já me acostumei, mas achei muito ruim o fifa 14.

    recentes

    populares

    • Mr Right
      2014-07-02T13:10:48  

      Alex Silveira não está como o 12

  • Lelinho
    2014-07-02T16:47:22

    VEM JOGAR CONTRA MIM , SEM LAG E BUG ......NO PES 2012 EU HUMILHO ELE , NO FIFA VAMOS PRO JOGO

  • Icaro Copello
    2014-07-02T11:47:41  

    Onde fico sabendo desses torneios?

    recentes

    populares

    • Icaro Copello
      2014-07-02T11:47:41  

      no próprio jogo, os jogadores que tem um nível muito elevado, são convidados para participar destes torneios, bem longe de ser meu caso, eu ainda estou na 8. divisão.

  • Ronald Graff
    2014-07-02T13:15:05  

    Pelo menos no Video Game o Botafogo ganha alguma coisa.... kkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Ronald Graff
      2014-07-02T13:15:05  

      ele é botafoguense, mas duvido que ele costume escolher o foguinho para jogar.

  • Marcos Cruz
    2014-07-02T14:21:57

    Se fosse torcedor do fluminense poderia mandar o STJD entrar com uma liminar com a EA Sports e liberar o Handcap pra favorecer ele.

  • Paulo Magalhães
    2014-07-02T15:37:49  

    A reportagem entra em detalhes "interessantes" mas em nenhum momento citam o apoio da namorada por exemplo ou pelo menos de uma amiga. O apoio é o "Controle" mesmo. Se ganhar a bolada vai apreciar uma mulher pelo menos. Paga um sorvete, um cinema e depois um Motelzão. HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA

    recentes

    populares

    • Paulo Magalhães
      2014-07-02T15:37:49  

      retardado, ele deve pegar mais mulher que vc!

  • Sociólogo Humanos
    2014-07-02T14:11:17  

    Qual a diferença entre o Botafogo e uma redação bem escrita??? A redação bem escrita tem título KKKKKK

    recentes

    populares

    • Sociólogo Humanos
      2014-07-02T14:11:17  

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk ri demais agora, o botafogo é a escoria do futebol brasileiro!

    recentes

    populares

    • Sociólogo Humanos
      2014-07-02T14:11:17  

      KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK muito boa kkkkkkkk

  • Allan Duarte
    2014-07-02T15:37:30

    Afinal pro botafogo ganhar, só no playstation!

  • Gabriel Peixoto
    2014-07-02T15:32:12

    LoL = Gay