12/07/2014 07h00 - Atualizado em 14/07/2014 09h56

Final da Copa será transmitida em 4K; veja o que rola por trás das câmeras

Taysa Coelho
por
Da redaçao

A final da Copa do Mundo que acontece neste domingo (13) será a primeira transmitida em resolução 4K. A tecnologia que vem dando o que falar no mundial garante imagens com resolução quatro vezes superior ao Full HD. O TechTudo foi ao Maracanã, palco da decisão do campeonato, para conferir como o 4K chega às TVs.

TVs HD de 2K, 4K e 8K: entrenda a diferença entre as tecnologias

Uma das 12 câmeras 4K da Sony instaladas no Maracanã (Foto: Divulgação/ Sony)Uma das 12 câmeras 4K da Sony instaladas no Maracanã (Foto: Divulgação/ Sony)




No Complexo de TV instalado nos arredores do estádio, há caminhões e containers funcionando como centrais de transmissão de emissoras de todo mundo. Um desses veículos, o da Globosat, se destaca dentre os outros estacionados: é dele que sai o conteúdo com resolução de 3840 × 2160 pixels. Para que isso aconteça, no entanto, é necessário que a imagem passe por um longo processo de maneira rápida, para chegar ao telespectador com o mínimo de delay possível.

A Sony desenvolveu a tecnologia 4K em 2003 e, para ajudar na transmissão ao vivo, trouxe funcionários para operarem os aparelhos no Brasil. Segundo Robert Thorne, engenheiro de desenvolvimento de negócios da companhia, estão instaladas, no entorno do campo do Maracanã, 13 câmeras:  12 delas são do modelo Sony PMW F55 e filmam, de fato, em Ultra HD. A outra, uma F65, faz a captura em 8K, resolução 16 vezes superior ao Full HD, é usada em caráter experimental. Para se ter uma ideia, o número é bem inferior ao das 41 filmadoras HD necessárias para exibir um jogo ao vivo na TV.

Dentro do caminhão da Globosat (Foto: TechTudo/ Taysa Coelho)Dentro do caminhão da Globosat (Foto: TechTudo/ Taysa Coelho)


Cada uma das câmeras Ultra HD, através de um cabo de fibra óptica, é ligada a um decodificador correspondente no caminhão. Desses decodificadores, a imagem vai para diversos lugares, para ajustar a cor, a luz e o que mais for necessário para que os conteúdos das 12 câmeras cheguem iguais ao telespectador.

TVs OLED ou 4K: qual vale mais a pena? Veja no Fórum do TechTudo

Além disso, filmagens de algumas câmeras HD, como as registradas de helicópteros e da câmera aranha - aquela presa a um cabo de aço em cima do campo -, também são convertidas em 4K. De acordo com Thorne, a qualidade da imagem convertida não é a mesma daquela gerada por uma câmera 4K, mas, ainda assim, é muito boa. “As pessoas costumam ficar bem impressionadas”, afirmou.

Mesa de controle das transmissões 4K (Foto: TechTudo/ Taysa Coelho)Mesa de controle das transmissões 4K (Foto: TechTudo/ Taysa Coelho)


Também segundo o engenheiro, a tecnologia Ultra HD já está plenamente desenvolvida, mas são necessárias algumas ferramentas para que ela seja comercializada a pleno vapor. “Ainda faltam ser fabricados os decodificadores das TVs a cabo e estamos esperando o desenvolvimento da tecnologia RF (de Radio Frequência), que vai permitir maior mobilidade nas transmissões, com a captação em 4K, por exemplo, através de helicópteros”, explicou. Thorne disse ainda que a maior dificuldade das transmissões em 4K é a quantidade de dados, que é muito grande e, por isso, leva mais tempo para ser processada. São 90 megabites comprimidos em 30 megabites. 

O atraso na transmissão, no entanto, não é muito grande, segundo o especialista, e o tempo de espera é bastante semelhante ao de um sinal digital comum. Um dos motivos para isso ocorrer se dá pelo fato de o sinal Ultra HD ser captado, tratado e transmitido via satélite diretamente do Maracanã. As imagens em HD, no entanto, seguem, por cabo, até a uma central da IBC (International Broadcast Center), para, então, serem enviadas para o mundo.

Posicionamento de uma das câmeras em 4K (Foto: TechTudo/ Taysa Coelho)Posicionamento de uma das câmeras em 4K (Foto: TechTudo/ Taysa Coelho)


David Bush, o diretor de Marketing da Sony, acredita que TVs em Ultra HD são a evolução natural do HD e diz que, possivelmente, ainda neste ano, alguns países estarão adotando a tecnologia. Ao ser perguntado sobre a diferença de qualidade entre uma imagem em HD e Ultra HD, Bush confessou que ficou receoso quando foi assistir a uma TV 4K pela primeira vez, por temer que a diferença não fosse tanta. “Eu fiquei aliviado quando assisti, porque realmente era impressionante. Principalmente no que diz respeito aos detalhes e às cores”, disse sorrindo.

De acordo com ele, a resolução Ultra HD funciona muito bem em TVs a partir de 55 polegadas e tem uma resolução bem próxima a de um filme de 45 mm, usados nos cinemas. Os modelos disponíveis no mercado custam a partir de R$ 7 mil no Brasil. A televisão da Sony, particularmente, tem conexão com a Internet e conta com um botão específico de acesso ao Netflix, serviço de streaming de vídeos que já tem conteúdos em 4K.

TVs 4K da Sony têm suporte à Internet e controle vem com ícone do Netfix (Foto: TechTudo/ Taysa Coelho)TVs 4K da Sony têm suporte à Internet e controle vem com ícone do Netfix (Foto: TechTudo/ Taysa Coelho)


Apenas sortudos verão a final em 4K

Graças ao caminhão, ao suporte das câmeras da Sony e ao satélite da HBS, as imagens podem ser transmitidas para as televisões 4K. Mas como os jogos são assistidos se ainda não há ainda decodificadores para recebê-lo? Márcio Carvalho, diretor de marketing da NET, explica que o sinal é codificado, comprimido e encaminhado por satélite, diretamente do Maracanã, para as centrais de recepção NET em cada cidade. Em seguida, o conteúdo também recebe tratamento e é repassado aos clientes via rede de fibra óptica.

Para isso, vem sendo utilizado um decocodificador experimental em eventos de demonstração da tecnologia para convidados e jornalistas realizados em várias cidades. “Também identificamos alguns clientes que já tinham TV compatível (com o formato 4Kp60) e instalamos os equipamentos necessários para possibilitar uma experiência inédita, com ultra HD na casa dos clientes”, completou.


Sistema explica como é feita a transmissão do sinal 4K para a casa do cliente (Foto: Dilvulgação/NET)Sistema explica como é feita a transmissão do sinal 4K para a casa do cliente (Foto: Dilvulgação/NET)



A NET, em parceria com o Sportv, vai exibir um total de três jogos com a novidade: um das quartas de final, um da semifinal e a grande final, disputada entre Alemanha e Argentina.  "Foi um grande aprendizado para todos, e é um privilégio poder inserir o Brasil na vanguarda ao realizar estas transmissões em primeira mão. Não temos registro de nenhum país que tenha feito esta transmissão com a escala que fizemos aqui, envolvendo centenas de pontos de demonstração espalhados nas principais capitais", revelou Carvalho.

A primeira transmissão ao vivo de um grande evento usando a tecnologia 4K foi realizada em 2013, durante a Copa das Confederações, na qual a Sony utilizou sete câmeras. Apenas um canal de TV pública do Reino Unido utilizou o sinal. Em 2014, ainda são poucos os sortudos que poderão ver Alemanha ou Argentina ser campeã com áudio e imagem em altíssima resolução. De acordo com Carvalho, é possível que no próximo mundial, em 2018, a situação seja diferente, e mais pessoas tenham acesso ao 4K. Agora só resta torcer.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Ronaldo Chaves
    2014-07-12T14:56:38

    Tecnologia atrasada rsrsrsrs já existe a HD L6 no Japão.

  • Henrique Alves
    2014-07-12T12:09:16  

    "A Sony desenvolveu a tecnologia 4K em 2003" Tá certo isto? é 2003 mesmo? :O

    recentes

    populares

    • Henrique Alves
      2014-07-12T12:09:16  

      Eles já tem em laboratórios coisas que irão lançar em 2024, só não é lançado agora para não perder o dinheiro investido em pesquisas e desenvolvimento. Ex: é feito um estudo para criar o Full HD, quando estão lançando e vendendo o 4K já está pronto, neste caso não teria como matar as vendas do Full HD. E por aí vai. O problema é que quando temos acesso a uma destas tecnologia, eles lançam outra. Das duas uma: você fica obsoleto ou dependente da tecnologia.

    recentes

    populares

    • Henrique Alves
      2014-07-12T12:09:16  

      Sim... boa parte das tecnologias que você usa trivialmente em casa hoje já existiam a muitos anos... mas só se tornaram comercialmente viável, agora.

  • Jaimes Sousa
    2014-07-12T14:12:15

    Belo comercial da Sony né Rede Podre de televisão!!!!!

  • Jonathan Llk
    2014-07-12T15:14:35

    Apenas sortudos verão a final em 4K. Errado, só ricos.

  • Clynton House
    2014-07-12T13:53:26

    Estranho, comentários apagados, liberdade de expressão, só quando é do interesse, não G1?

  • Clynton House
    2014-07-12T13:46:22

    Logo acima tem uma notícia coma a seguinte chamada: Lula passa por exames em hospital em São Paulo. Porque não deixaram os comentários ativados, tenho certeza que teríamos muitos comentários, desejando ao Ex presidente pronta recuperção....

  • Antonio Souza
    2014-07-12T12:27:11

    Não cheguei nem mesmo nos 75% de 1k. Continuo ainda no 520 linhas mesmo.

  • Walter Carneiro
    2014-07-12T12:48:08

    Agora eu entendi o porquê da NETFLIX ter reduzido a definição que minha TV vinha recebendo de seus filmes, na minha 65VT50b, que de excelentes 1080HD passou para razoáveis 720HD. Claro!!! Claríssimo: ficou mais fácil agora perceber a diferença entre um sinal de 4K frente à resolução 720HD do que a resolução que minha TV recebia de 1080HD, fazendo assim com que a pessoa tenha vontade imediata de migrar para o caríssimo sistema 4K num ecrã de apenas 65"... Entenderam?

  • Lotter
    2014-07-12T12:41:14

    kkkk, não temos nem a fibra ótica. Rede de telefonia e energia sucateado. A TV nem se quer chega o sinal direito dos 720p imagine á 4k. O Brasil tem que parar de criar sonhadores, se não terá um futuro bem obscuro.

  • Alexandre Juliano
    2014-07-12T12:27:57

    Estamos no Brasil implantando ainda o full hd. 4k para nós é um sonho distante.....

  • Caio Amancio
    2014-07-12T10:33:23  

    quando terminar o primeiro tempo no maraca, para quem vai assistir no 4K, ainda vai estar tocando o hino nacional! olhem só o sistema que tem q passar para chegar no televisor?!

    recentes

    populares

    • Caio Amancio
      2014-07-12T10:33:23  

      e vc ja vai estar com o bucho cheio de grama.

    recentes

    populares

    • Caio Amancio
      2014-07-12T10:33:23  

      ???

  • Felipe Silva
    2014-07-12T11:45:04

    Isso aí é tecnologia para ser completamente implantada para daqui a mais uns 15 anos no mínimo. O HD já está aí a bastante tempo e não conheço nenhuma emissora que transmita o HD na sua resolução total que seria a 1080p, a transmissão maior que recebo na minha casa inclusive da minha operadora de tv a cabo é a 1080i.

  • Jlucas
    2014-07-12T11:02:07  

    KK chegando 8k logo logo, cerca de 20 segundos depois do 4k, que chega 20 segundos depois do hd que chega 5 segundos depois da sportv, que chega 5 segundos depois da globo, que chega 5 segundos depois da Band, Que chega 5 segundos antes da zaga brasileira, UFA! tecnologia nacional kkkkkk uma piada. Só ganha da seleção kkkk

    recentes

    populares

    • Jlucas
      2014-07-12T11:02:07  

      tenho tv por asssinatura, mas assisiti na Band..na globo ninguem aguenta o galvao e cia..e esse atraso de 5 segundo das outras faz vc pensar que ta vendo jogo antigo.,

  • Jack Daniels
    2014-07-12T11:33:31

    VOCÊ GAROTÃO QUE TEM 8, 9, 10 E 11ANOS E NUNCA VIU O BRASIL SER CAMPEÃO, IMAGINE EU QUE TENHO 100 ANOS E NUNCA TINHA VISTO O BRASIL LEVAR 7X1

  • Gasvdgvgwggdhgv
    2014-07-12T11:22:51

    uma vez cai de moto e fraturei uma costela........fiquei 15 dias de cama nao conseguia nem respirar que doia.....kkkkkkkkkkkk me engana que eu gosto

  • Gasvdgvgwggdhgv
    2014-07-12T11:20:36

    a pergunta que nao quer calar,,,,,sera que neimala realmente se lesionou????????? no dia seguinte ja tava dando entrevista gesticulando,, balançando os ombros andando .....sera mesmo ??????????

  • Gasvdgvgwggdhgv
    2014-07-12T11:18:00

    pra essas baboseiras abrem o comentarios,,,,,sobre essa copa fraudulenta , sobre politica,,,nao pode legalll

  • Antonio Rodrigues
    2014-07-12T11:08:25

    Sempre sony!

  • Sandro Carmo
    2014-07-12T10:22:08

    HOLANDA 4 K 0 BRASIL

  • Firewalk1
    2014-07-12T10:18:10

    vamos esperar chegar ao paraguai,

  • José Silva
    2014-07-12T10:11:44

    Ou seja: vai ser 4x mais brochante ver a Seleção jogar com tanto nervosismo e peso nas costas.