Tablet

08/07/2014 11h34 - Atualizado em 09/07/2014 08h44

Galaxy Ace 3 ou Moto G? Confira o comparativo de celular da semana

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

O Moto G segue agradando a muitos usuários brasileiros que buscam seu primeiro smartphone. Por isso, o TechTudo comparou o celular da Motorola com um concorrente mais modesto, mas que também merece a atenção do consumidor: o Galaxy Ace 3, da Samsung. Confira abaixo e descubra em qual investir seu dinheiro.

Veja também: Aprenda a ouvir rádio no Moto G pelo alto-falante

Moto G e Galaxy Ace 3? Quem vence a batalha? (Foto: Arte/TechTudo)Moto G e Galaxy Ace 3? Quem vence a batalha? (Foto: Arte/TechTudo)


Desempenho: Moto G

Os dois aparelhos têm componentes bem diferentes, o que os fazem também muito distintos em termos de desempenho. Enquanto o Moto G tem um processador quad-core Snapdragon 400 da Qualcomm, o Galaxy Ace 3 conta com um chip dual-core da Broadcom. A memória RAM, no entanto, é a mesma: 1 GB.

moto-g-2a (Foto: moto-g-2a)O desempenho do Moto G supera o do Galaxy Ace 3 (Foto: moto-g-2a)


Já no armazenamento, o Ace 3 tem 4 GB e entrada para cartão microSD para guardar arquivos, com 8 GB apenas na versão 4G. Já o Moto G tem versões de 8 GB e 16 GB, com slot para memória externa no modelo mais recente, com conexão 4G.

Bateria: Moto G

O Galaxy Ace 3 tem uma tela menor e de menos resolução, o que poderia torna-lo mais autônomo que o Moto G em termos de bateria, mas não é o que acontece. O smartphone da Motorola compensa com uma bateria maior, de 2070 mAh, e um sistema mais otimizado e, por isso, econômico.

Moto G, a aposta da Motorola para o mercado de celulares intermediários (Foto: Luciana Maline/TechTudo)Moto G tem uma duração de bateria melhor do que a do Galaxy Ace 3 (Foto: Luciana Maline/TechTudo)


O Moto G aguenta firme um dia inteiro longe da tomada, enquanto o Galaxy Ace 3, que conta com uma bateria de 1800 mAh, tende a precisar de uma recarga mais cedo. Contribui para isso a nada econômica Touchwiz, interface customizada da Samsung sobre o Android.

Tela: Moto G

O smartphone da Motorola ganha também nessa categoria, já que seu display é, talvez, sua principal vantagem frente a qualquer concorrente. Enquanto o mercado de aparelhos intermediários geralmente não passa dos 480 x 800 pixels de resolução, caso do Ace 3, o Moto G oferece tela de 4,5 polegadas com 720 x 1280 pixels (HD).

A diferença também está na tecnologia empregada. No Galaxy, a tela é uma TFT, enquanto o Motorola oferece IPS, que entrega cores mais fiéis e brilho superior.

Dimensões: Galaxy Ace 3

Para quem gosta de aparelhos mais compactos, o Galaxy Ace 3 é a melhor escolha. Medindo 121.2 x 62.7 x 9.8 mm na versão 3G, ele é confortável de manusear com uma das mãos e cabe no bolso de qualquer um. O Moto G, por outro lado, é maior em todas as dimensões: 9 mm a mais na altura, 3 mm na largura e na espessura. O smart da Motorola também pesa muito mais, 143 g contra 115 g.

Galaxy Ace 3 (Foto: Divulgação)Galaxy Ace 3 é mais compacto e mais leve do que o Moto G (Foto: Divulgação)



Quem comprou o Moto G o que achou dele? Comente no Fórum do TechTudo

Design: Moto G

É claro que design recai em uma questão de gosto, mas é inegável a superioridade da construção do Moto G em relação ao seu concorrente da Samsung. Embora ambos tragam plástico na traseira, o smart da Motorola dá ao usuário uma boa sensação de qualidade.

Já o Ace 3 tem a mesma pegada dos aparelhos da linha Galaxy em geral: frágil e propenso a arranhões na carcaça. Há quem goste do desenho que a fabricante coreana emprega nos seus aparelhos, mas vale lembrar que o Ace 3 traz mais semelhanças com o Galaxy S3 do que com os tops de linha mais recentes.

Câmeras: Empate

Se você deseja um smartphone com câmera potente, nenhum dos dois lhe servirá. Tanto Ace 3 quanto Moto G têm câmera traseira de 5 megapixels com performance mediana, mas não impede que fotos razoáveis sejam feitas para postar nas redes sociais. Na frente, há câmera VGA no Galaxy e de 1,3 megapixels no Motorola, o suficiente para videochamadas.

moto-g-2 (Foto: moto-g-2)Tanto a câmera do Moto G quanto a do Galaxy Ace 3 não são as melhores do mercado (Foto: Luciana Maline/TechTudo)


Sistema operacional: Moto G

A Motorola usa em seus aparelhos mais recentes o Android quase sem modificações, resultando em uma experiência consistente com os apps do Google e sem engasgos, graças à maior otimização. O Galaxy Ace 3, por outro lado, tem uma das interfaces customizadas mais famosas, porém mais pesadas.

O sistema do Ace 3 exige mais da memória RAM e traz diversos apps pré-instalados, o que reduz o espaço disponível para o usuário guardar arquivos e baixar outros aplicativos. Além disso, o Android “semi-puro” do Moto G garante atualizações mais ágeis por parte da fabricante, já que pouco precisa ser adaptado quando o Google libera uma nova versão do SO.

Preço: Galaxy Ace 3

Nesse ponto não há discussão. Galaxy Ace 3, mesmo porque está no mercado há um ano, pode ser encontrado no varejo online brasileiro até por R$ 450, cerca de R$ 200 a menos que a versão mais simples do Moto G. A diferença de preço é ainda maior se o smart da Samsung for comparado com as versões melhores do Moto G, como a Colors, que traz 16 GB de armazenamento e é vendida por R$ 800.

Conclusão

Os dois aparelhos servem a públicos levemente distintos. O Moto G busca agradar a quem deseja uma experiência consistente com o Android, sem travamentos e com desempenho bom, e por isso cobra mais caro. Já o Galaxy Ace 3 pode ser uma boa escolha para quem busca gastar menos e não exige tanto – afinal, um chip dual-core já dá conta das tarefas mais triviais.

Portanto, vá de Moto G caso esteja buscando o melhor da categoria de intermediários, ou adquira o Galaxy Ace 3 se desejar economizar algum dinheiro. Em termos gerais, porém, vale testar ambos em lojas físicas para ver qual lhe agrada mais – as chances são de que sua escolha tende ao celular da Motorola.

Tabela comparativa de especificações entre o Moto G e Galaxy Ace 3 (Foto: Arte/TechTudo)Tabela comparativa de especificações entre o Moto G e Galaxy Ace 3 (Foto: Arte/TechTudo)




Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Nikolas Souza
    2014-08-13T19:08:52

    A comparação se dá porque o Ace 3 (s7275) 4g é um bom aparelho... 8gb interno, 4g , recursos como smart stay, NFC, etc... coisas que o Moto G não tem exceto a memoria interna ! O que muda nos dois é apenas o processador, porque GPU e memoria ram são iguais !!!

  • 7x1 Forabaile
    2014-08-12T00:42:02

    MOTO G 4.4.4 HAVE A BREAK HAVE A KIT KAT ;HUMILHA TODOS NA MESMA FAIXA PREÇO DELE

  • Lucas Almeida
    2014-07-30T20:41:50

    Não acho que dimensões deveria ser considerado. Pois isso é de escolha do usuário. Não é que nem processador, que qualquer usuário prefere o mais rápido. Tamanho do celular é escolha pessoal.

  • Fábio Sousa
    2014-07-17T13:52:52

    Moto G bem mais Rápido !

  • Matheus Oliveira
    2014-07-13T00:25:02

    Só eu q acho q essa comparação deveria ter sido feita entre o Galaxy Ace 3 e o Moto E? O Moto G está em uma outra categoria de preço...

  • Walter Junior
    2014-07-08T14:18:19  

    A MOTOROLA TÊM UM SOM MUITO BAIXO,PRA OUVIR MÚSICA É MUITO RUIM!!!

    recentes

    populares

    • Walter Junior
      2014-07-08T14:18:19  

      Tenho um e o som é fantástico do Moto G..muito alto alias

    recentes

    populares

    • Walter Junior
      2014-07-08T14:18:19  

      Walter Junior não é zoação, faça uma audiometria,pois pode está com perda de audição por ouvir sons muito alto.

  • Francisco Martins
    2014-07-08T15:59:22  

    Acho que desde o lançamento da linha Razr a Motorola acertou a mão e com certeza também com a linha Moto entrega os smartphones com o melhor custo-benefício do mercado, eu mesmo estou com um Razr D3 a quase um ano e não me arrependi da escolha!

    recentes

    populares

    • Francisco Martins
      2014-07-08T15:59:22  

      Concordo tbem estive com meu D3 até semana passada usei 1 ano e meio nao me deixou na mao nunca vendi por 400 reais e peguei um T2 ultra da sony só pela tela grande mesmo mas tenho sds do D3.

  • Carlos Lopes
    2014-07-08T16:44:45  

    Não vale a pena comprar smartphone nenhum, depois de um ano o aparelho desvaloriza e a pessoa sai no prejuízo, o ideal é comprar um celular mesmo de 99 reais que faz ligação e manda sms, o resto é modismo...

    recentes

    populares

    • Carlos Lopes
      2014-07-08T16:44:45  

      e vc escreveu essa mensagem usando o quê mesmo?? uma máquina de escrever? um telex?

    recentes

    populares

    • Carlos Lopes
      2014-07-08T16:44:45  

      cada um tem sua necessidades ou seja, muitos utilizar um celular que tenha configurações boa para facilitar no seu dia a dia

  • Cilene Bezerra
    2014-07-08T18:29:08  

    A pessoa que escreveu essa matéria não conhece o Moto G nenhuma das versões tem entrada para cartão de memória sei porque tenho um, só o recente lançado Mot E que tem. A globo deveria escolher melhor a sua equipe que edita essas matéria.

    recentes

    populares

    • Cilene Bezerra
      2014-07-08T18:29:08  

      Moacir Borges não sabia que tinha a aparelho 4G com entrada para cartão, não vou chamar vc de nenhum animal que com certeza qualquer um deles é mais inteligente que vc. E zero deve ser o que vc mais levou na vida e ainda muitos virão.

    recentes

    populares

    • Cilene Bezerra
      2014-07-08T18:29:08  

      Cilene Bezerra sei que errar e humano, mas só falto um pouco mais de atenção na sua leitura da matéria, pois na matéria fala da versão do moto g 4G com a expansão de Sd

  • Jose Vieira
    2014-07-08T19:17:15  

    Meu moto G atualizo 4.4.4

    recentes

    populares

    • Jose Vieira
      2014-07-08T19:17:15  

      o meu tb a motorola e um show pra assistencia e pras atualizacoes realmente sem ter oq reclamar ja a samsung ....

  • Barbara Machado
    2014-07-09T09:17:10  

    Pesquisei valores, e na minha cidade estes aparelhos ultrapassam os valores mostrados acima... adquiri um L80 , bateria maravilhosa de 2460mAHh .. por 800!! fica a dica!

    recentes

    populares

    • Barbara Machado
      2014-07-09T09:17:10  

      Na minha cidade o Moto G 16 Gigas sai por 699 reais.

  • Leandro Santos
    2014-07-09T08:50:44  

    todo e qq celular, abaixo de 1000, 1200 reais, perde pro moto g...

    recentes

    populares

    • Leandro Santos
      2014-07-09T08:50:44  

      menos, menos...o proprio motox é melhor...e ainda tem o nexus 5 que está perto dos 1200, o moto G é um celular médio, não se compara aos tops....um Xperia ZQ é melhor que o motoG, pra começar pela Tela de 5 e por ser 4G em todas as versões

  • Joelson Ferreira
    2014-07-09T20:29:28

    As comparações aqui são muito estapafúrdias, comparando laranja com batata

  • Erik Sena
    2014-07-09T10:42:14

    NÃO VEJO A HORA DE COMPRAR O MEU MOTO G

  • Reginaldo Oliveira
    2014-07-08T19:42:07  

    comprei um motog e com um pouco mais de um mês parou de funcionar ou seja está na autorizada , e para minha surpresa quando o levei para a autorizada tinha uns cinco clientes com o mesmo defeito. Conselho. NÃO COMPREM O MOTO G, É UMA PORCARIA!!!

    recentes

    populares

    • Reginaldo Oliveira
      2014-07-08T19:42:07  

      Se fosse assim nenhum fabricante teria assistência técnica, só depende de sorte. Prefiro levar pra autorizada do que ver os ladrões levarem.

    recentes

    populares

    • Reginaldo Oliveira
      2014-07-08T19:42:07  

      Gol....Da Alemanha...

  • Jose Rodio
    2014-07-09T01:34:42  

    Olha não me acostumei com o androyd, tenho um Lumia 829, com Windows Phone, e não me arrependo, se trocar ou pedo o 1320 ou um Iphone

    recentes

    populares

    • Jose Rodio
      2014-07-09T01:34:42  

      cara eu tive varios celulares hoje tenho o lumia 925 nao tem comparacao e muito bom nao sei pq o pessoal e contra windows phone aonde vou todos querem ver meu cel gostam so estilo e da velocidade.

  • Roberto Santos
    2014-07-08T23:05:53

    to atualizando o meu moto G agora para adroid 4.4.4 kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk vida longa a montorola

  • Alan Oliveira
    2014-07-08T21:37:51

    o meu motorola v3 ganha de 7x1 dos 2 juntos..ha

  • Anselmo Azevedo
    2014-07-08T20:08:04

    porque nao comparou com alguns da nokia que tem windows phone ae quero ver !

  • João Ofugi
    2014-07-08T19:46:52

    se o Google investisse um pouco mais nos seus celulares, seria o LÍDER do mercado

  • Frederico Schnauzer
    2014-07-08T14:21:49  

    comparação meio injusta essa, ace fica no chinelo, obviu, para comparar mesmo tinha que ser contra o S4 mini, ai sim onde ele só perderia no tamanho da tela e no android podre da samsung e tb no preço, pq de resto o G da um couro nele, inclusive no principal, custo beneficio

    recentes

    populares

    • Frederico Schnauzer
      2014-07-08T14:21:49  

      Mais a e uns 200 a 300 Reais de diferença.

  • Otávio Duarte
    2014-07-08T18:55:21

    Não sei da onde tiraram a ideia de que o Galaxy Ace é concorrente do Moto G. Pra mim é concorrente do Moto E.

  • Samuel
    2014-07-08T18:08:02

    Um modelo similar ao Moto G seria o S3 Slim (G3812) ou o Grand 2 (só que mais caro com tela maior).

  • Paulo Mendes
    2014-07-08T17:48:00

    Gente, isso nao se faz, Comparar o galaxy ace com o moto g? q maldade c a samsung kkkkkkkk a intenção era humilhar neh?

  • Dyego Marques
    2014-07-08T16:46:27

    A comparação correta deveria ser com o Moto E, ai sim seria na mesma faixa de preço.