Internet

30/07/2014 11h28 - Atualizado em 30/07/2014 13h43

Google cria endereços exclusivos para apps: /docs, /sheets e /slides

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

Os processadores online de texto, planilhas e apresentações do Google estão mais independentes. Seguindo a mesma estratégia adotada em plataformas móveis, a empresa lança agora apps dos serviços também na web, já adotando o chamado Material Design. Cada ferramenta passa a ter sua página própria, que se assemelha muito à versão para Android, inclusive em termos de funcionalidade.

O que é Material Design presente no Android L? Entenda o novo conceito

Google: /docs, /sheets e /slides, ficou mais fácil acessar o Drive na web (Foto: Divulgação/Google)Google: /docs, /sheets e /slides, ficou mais fácil acessar o Drive na web (Foto: Divulgação/Google)


Ao acessar os webapps com novo visual flat, o usuário visualiza uma grade com miniaturas dos últimos arquivos editados e pode criar um novo clicando no botão de “mais” abaixo e à direita, assim como é feito no aplicativo móvel. A barra superior também ganhou cores e há um menu lateral, como no Android, para navegar entre documentos (Docs), planilhas (Sheets) e apresentações (Slides).

Google Docs ganhou Material Design e páginas separadas também para Slides e Sheets (Foto: Reprodução/Paulo Alves) (Foto: Google Docs ganhou Material Design e páginas separadas também para Slides e Sheets (Foto: Reprodução/Paulo Alves))Google Docs ganhou Material Design e páginas separadas também para Slides e Sheets (Foto: Reprodução/Paulo Alves) (


Há também outros três botões na barra superior, que mudam a visualização de grade para lista, organizam o conteúdo em ordem alfabética e dão acesso aos arquivos do Drive. A página de edição de conteúdo, porém, permanece inalterada nas três ferramentas.

Uma extensão para o navegador Chrome permite ainda a edição de arquivos do Microsoft Office e acesso offline a conteúdos selecionados pelo usuário no Google Drive.

Dúvidas sobre Google Chrome? Comente no Fórum do TechTudo.

Como prometido pelo Google durante o Google I/O de 2014, o acesso às novidades já está disponível aos usuários nos endereços:

Google Docs - Documentos: google.com/docs (ou Documents);
Google Sheets - Planilhas: google.com/sheets (ou Spreadsheets);
Google Slides - Apresentações: google.com/slides (ou Presentation).

Interface traz até o mesmo menu lateral da versão Android (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Interface traz até o mesmo menu lateral da versão Android (Foto: Reprodução/Paulo Alves)


Redirecionamento do Drive

A nova página própria dos Documentos do Google vai provocar também uma mudança de redirecionamento. Até então, o endereço docs.google.com levava o usuário para a página principal do Drive, mas, em alguns dias, o link dará acesso ao webapp de processamento de texto. O Drive, portanto, será acessado unicamente por meio dos endereço drive.google.com ou google.com/drive.

Via Google

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Paulo
    2014-07-31T18:03:20

    Já havia me libertado do M$ Office em detrimento do OpenOffice e estou gostando muito dos Google Docs!

  • Antonio Souza
    2014-07-30T14:50:22

    Uso sempre e me atende perfeitametne. Quase nem uso mais o MSOffice ou LibreOffice na empresa. Por mim poderia até não comprar mais licença do MSOffice e deixar só o LibreOffice mesmo já que é gratuito. Dá para fazer de tudo no Google Docs, já que as empresas tem aplicações de gestão específica para as demais coisas.