Internet

11/07/2014 10h33 - Atualizado em 11/07/2014 10h33

Google ensina crianças e jovens a arte dos Doodles no Museu do Futebol

Renato Bazan
por
Para o TechTudo

Organizado pelo Google, o projeto para aproximar crianças e jovens dos esportes misturou uma visita guiada ao Museu do Futebol, no Estádio do Pacaembú, em São Paulo, com uma oficina de criação artística de doodles sobre a Copa do Mundo na última quinta-feira (10). Com inscrição aberta ao público e gratuita, o gigante de buscas dividiu o encontro entre dois grupos: crianças de 8 a 11 anos e jovens de 12 a 15 anos. O objetivo é, também, que os desenhos que, ocasionalmente, substituem o logo do Google na página inicial do buscador, estimulem o interesse dessa geração por design e animação.

A história por trás dos Doodles do Google; entenda como nasceu o projeto

Crianças colorem o doodle que criaram na oficina promovida pela empresa, no Museu do Futebol  (Foto: TechTudo/Renato Bazan)Crianças colorem doodle em oficina do Google no Museu do Futebol, SP (Foto: TechTudo/Renato Bazan)


Eu não sabia mexer no computador, então eu fazia minhas animações num flip book
Matthew Cruickshank

O evento contou com a presença de dois responsáveis pelas ilustrações que vêm animando a página do Google no mundial, Matthew Cruickshank e Ryan Germick, e propôs que cada criança criasse o seu próprio doodle inspirada no evento que tomou conta da agenda dos brasileiros entre junho e julho.

Qual é o melhor Doodle do Google? Opine no Fórum do TechTudo. 

Cruickshank é o líder do projeto de desenhos para a Copa do Mundo e conduziu a oficina pessoalmente. O designer tentou inspirar as crianças a desenhar mesmo que não tenham muito contato com tecnologia.

“Quando eu era da idade de vocês, eu não sabia mexer no computador, então eu fazia minhas animações num flip book [bloquinho de giro rápido]. E é por aí que comecei a entender sobre animações”, explicou. 

O doodler Matthew Cruickshank ensina a turma a técnica da "Bola Pingante", num bloquinho giratório (Foto: Google) (Foto: O doodler Matthew Cruickshank ensina a turma a técnica da "Bola Pingante", num bloquinho giratório (Foto: Google))Doodler Matthew Cruickshank ensina a técnica da "Bola Pingante", num bloquinho giratório (Foto: Google)


O objetivo foi engajar jovens e crianças de oito a 15 anos na história do futebol brasileiro e, ao mesmo tempo, fazer com que tivessem contato com o movimento cultural de arte digital na Internet.

Ao final da oficina, cada jovem mostrou sua criação, a maioria delas retratava diferentes jogadores da Seleção brasileira – com uma compreensiva dominância nas letras caracterizadas como Neymar Jr. e David Luiz, jogadores da Seleção Brasileira que ganharam destaque durante os jogos do mundial.

Garoto desenha as letras do Google como Neymar, David Luiz e Fred, respectivamente (Foto: TechTudo/Renato Bazan)Garoto desenha letras do Google como Neymar, David Luiz e Fred (Foto: TechTudo/Renato Bazan)


Doodles no Brasil

Foi a primeira vez que o Google trouxe pessoas de sua equipe de doodlers para o Brasil, que vieram produzir em tempo real os desenhos sobre o evento esportivo. O gesto de aproximação com as crianças no Museu do Futebol, embora pontual, é parte da prática constante da equipe artística do Google.

Nos Estados Unidos, o mesmo grupo já organizou diversos concursos populares para a criação do melhor doodle, o Doodle 4 Google. Os vencedores podem passar um dia com a equipe criativa e têm suas artes estampadas como um Doodle do Google, para que todos os PCs do país o vejam.

Brasil e Alemanha supera recordes de Twitter e Facebook como evento mais comentado da história.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Divonsir Borges
    2014-08-10T18:21:04

    O Google abre portas a todos, apos o mesmo ter entrado no mundo da informática, provou que a informação como forma de homogeneizar o mútuo conhecimento da população mundial eta dando certo e leigos são só os que cospem no prato. O Google veio esta vendo e atuando incansavelmente faltava ele em preencher a atualidade de oportunidades e sucessos.!.