Internet

18/07/2014 06h35 - Atualizado em 18/07/2014 06h35

Homem cria mais de 2,7 milhões de artigos no Wikipédia, 8,5% do site

Edivaldo Brito
por
Para o TechTudo

Sverker Johansson se destaca por ser o mais produtivo dos colaboradores da Wikipédia. O sueco já acrescentou mais de 2,7 milhões de artigos. Conheça um pouco mais sobre o homem que é considerado responsável por 8,5% de todo conteúdo da mais famosa enciclopédia online do mundo.

WhatsApp no desktop? Versão para Windows 8.1 pode ter vazado em evento

Sverker Johansson é responsável por 8,5% dos artigos da Wikipédia (Foto: Reprodução/TWSJ)Sverker Johansson é responsável por 8,5% dos artigos da Wikipédia (Foto: Reprodução/TWSJ)

O homem que mais contribui para a Wikipédia tem 53 anos, é sueco e trabalha como administrador. Ele tem graduação em linguística, engenharia civil, economia e física de partículas e faz boa parte de seu trabalho em seu escritório na Universidade de Dalarna, na Suécia. As contribuições de Sverker Johansson para a enciclopédia cobrem a catalogação de animais exóticos, principalmente borboletas e besouros, além de cidades que ainda não estão na enciclopédia colaborativa. Johansson afirma que sempre teve muito interesse na origem das coisas e que sua principal motivação é a democratização da informação: “Eu estou fazendo isso para ajudar a criar uma democracia on-line”, disse ele.

Publicação automática

Entretanto, um detalhe nas contribuições feitas por Sverker tem causado polêmica: ele usa um bot (programa) para adicionar entradas na enciclopédia online. Por conta disso, sua abordagem tem sofrido críticas de outros contribuintes, que o acusam de criação de páginas inúteis e chatas. Algumas pessoas alegam que isso também limita a criatividade humana, ainda que seu uso seja permitido pelas regras do site.

Qual é o melhor editor de PDF gratuito? Veja no Fórum do TechTudo.

Johansson parece não se importar e diz: “É uma minoria que não aprova o que faço”. Apesar disso, reconhece que seus artigos não contêm informações aprofundadas e que a maioria deles só conta com o básico, mas podem servir como ponto de partida para que outros autores editem a página e adicionem informações.

Até 10 mil artigos por dia

Chamado de ”Lsjbot”, o programa criado e usado por Johansson pega bases de dados e outras fontes digitais de informação e, em seguida, empacota tudo em um artigo, podendo produzir até 10 mil novas entradas na Wikipédia, em um dia. Para usar o programa, ele só precisa encontrar um banco de dados confiável, criar um modelo para um determinado assunto e executar o bot em seu computador. Na sequência, o programa procura por informações e em seguida, publica com suas fontes na Wikipédia.

Por mais estranho que possa parecer, bots têm sido muito utilizados para criar e editar entradas na Wikipedia e mais recentemente uma quantidade cada vez maior de novos conteúdos do site tem sido escrito por eles. Seu uso é regulado por usuários da Wikipedia chamado de “Bot Approvals Group”.

Via The Verge e The Wall Street Journal

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Herbertt Rabelo
    2014-07-18T14:28:37

    Há tempos procurava "o cara", acabei de achar...Parabéns e muito obrigado Sverker Johansson!!! Talvez sem perceber, você está enchendo nossas cabeças de coisas boas e sábias.

  • Luís Facuri
    2014-07-18T11:50:43

    Loas de gratidão por tamanha contribuição!!!!!!

  • Ana Nascimento
    2014-07-18T10:53:56

    O cara é gênio .