Impressora 3D

13/07/2014 10h00 - Atualizado em 13/07/2014 10h00

Impressora 3D cria martelo e outras ferramentas a partir de cola e papel

Gabriel Ribeiro
por
Para o TechTudo

A Mcor IRIS é uma impressora 3D que surgiu com o objetivo de levar a tecnologia, ainda bastante cara, ao alcance da maiorias da pessoas. O modelo da empresa irlandesa Mcor utiliza papel para fabricar objetos 80% mais baratos do que os criados em plástico. Além do custo bem mais baixo, ela é capaz de fazer uma série de detalhes em cores que não são possíveis na impressão utilizando outros tipos de materiais.

Veja lista de objetos criados com perfeição por impressoras 3D

Impressora 3D adiciona detalhes realistas em objetos de papel (Foto: Divulgação/Mcor)Impressora 3D adiciona detalhes realistas em objetos de papel (Foto: Divulgação/Mcor)

O processo de fabricação das peças é bem simples. O software SliceIT é usado para criar um molde do objeto que será cortado. Depois, são adicionadas as cores utilizando um aplicativo chamado de ColorIt. Em seguida, uma impressora comum imprime uma a uma as folha que darão forma ao objeto.

Qual a melhor impressora multifuncional? Opine no Fórum do TechTudo.

Após este processo, a pilha de folhas é colocada na Mcor IRIS. Lá dentro, a impressora 3D corta o molde e adiciona cola para garantir que o objeto não desmonte depois de finalizado. Uma segunda cola de alta densidade é colocada e as folhas são pressionadas em uma placa aquecida para vedar as camadas. Depois, é só eliminar o excesso de papel.

Maquete construída de papel em impressão 3D (Foto: Divulgação/Mcor)Maquete construída de papel em impressão 3D (Foto: Divulgação/Mcor)

Além de produzir um objeto com a Mcor IRIS ser mais barato, ela é menos prejudicial ao meio ambiente do que o processo de fabricação em plástico, já que não produz gases tóxicos.

Ela é capaz de produzir pequenos objetos como martelos e brinquedos, mas também pode ser usada ser usada para a criação de maquetes e peças de protótipo. O preço da máquina, no entanto, ainda não foi revelado.

Via Pocket-lint, Mcor e Gizmag

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Rafael Xavier
    2014-08-22T08:55:15

    "ao alcance da maiorias da pessoas"