20/07/2014 07h30 - Atualizado em 20/07/2014 07h30

Mão robótica criada pelo MIT faz com que as pessoas tenham sete dedos

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

A mão do futuro terá sete dedos se depender dos pesquisadores do MIT (Massachussets Institute of Technology). A equipe de cientistas desenvolveu uma extensão que adiciona dois dedos ao membro, permitindo que as pessoas realizem um número maior de tarefas com o tato.

Qual sabor? Impressora 3D criada pelo MIT fabrica sorvetes em 15 minutos

Luva com dedos rebóticos foi desenvolvida pelo MIT (Foto: Reprodução/YouTube)Luva com dedos rebóticos foi desenvolvida pelo MIT (Foto: Reprodução/YouTube)

Um dos estudantes de engenharia mecânica do MIT responsáveis pelo projeto, Faye Wu, explicou o seu funcionamento em um vídeo no YouTube, que pode ser visto mais abaixo. De acordo com a divulgação da universidade, a ideia é atualizar a mão humana para que ela consiga, por exemplo, segurar itens grandes, pesados ou quentes com mais facilidade.

Para isso, basta vestir uma luva. Os dedos robóticos devem funcionar como uma extensão da mão e são bem grandes, maiores e mais longos do que os normais, justamente para permitir uma maior variedade de ações. Lembram os cabos flutuantes usados em câmeras GoPro, por exemplo.

A luva é capaz de medir a posição dos dedos humanos. Depois, um algoritmo controla o funcionamento dos dedos robóticos, posicionando-os conforme os sensores indicam a presença humana. Segundo Wu, para pessoas idosas ou com deficiência, a tecnologia pode ser importante para tornar suas vidas muito mais independentes.

O que a tecnologia ainda precisa inventar? Comente no Fórum do TechTudo.

Por enquanto, a mão robótica ainda é um projeto em fase inicial, que parece promissor, mas está longe de se tornar realidade no mercado. Porém, com o seu desenvolvimento seguindo adiante, a tendência é de que ele possa, sim, vir a ser lançado e acabe sendo ótimo para as pessoas que necessitam. Confira o vídeo da mão robótica:


Via The Verge

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Leonardo
    2014-07-20T20:15:27  

    Querem de alguma forma ''melhorar" a perfeição feita por Deus.

    recentes

    populares

    • Leonardo
      2014-07-20T20:15:27  

      leonardo meu querido, deus não existe, sei como está "olhando" pra mim e o que está pensando agora", já acreditei um dia, sei como é, até em santo acreditei kkk como fui tolo, ou melhor moldado pelo mundo pronto, antes das pesquisas, estudos, pensamentos, discursões, da razão, da lógica, das cências, da verídica inteligência, etc.. bom, te "olho" com um "olhar" muito mais forte do que o seu, só os previlegiados racionais sabem como é. Desculpa..

    recentes

    populares

    • Leonardo
      2014-07-20T20:15:27  

      criação perfeita kkkkkkkkkkkkkk. humanos estão longes de serem perfeitos, pelo contrário.. destroem tudo por onde passam....

  • Gramático
    2014-07-20T21:52:25

    Bobagem! O PT desenvolveu uma mão com quatro dedos bem grandes, maiores e mais longos do que os normais, justamente para permitir uma maior variedade de ações há mais de 30 anos!

  • Pedro Savio
    2014-07-20T20:52:07

    Que coisa mais inútil. Ainda bem que esse dinheiro desperdiçado não está saindo do país dos PeTralhas.

  • Eveline Ferreira
    2014-07-20T19:59:27

    O sétimo dedo é pra meter no fundo do inventor!

  • Gilson Almeida
    2014-07-20T19:59:27

    espero que essa tecnologia nunca apareça em Brasilia, se 5 dedos eles roubam bilhões do povo imagine 7

  • Torcedor
    2014-07-20T19:27:36

    Essa geringonça mais atrapalha do que ajuda.

  • Nelson Duarte
    2014-07-20T18:52:56

    Com sete dedos em cada mão, os políticos vão poder afanar melhor.

  • Elson Melaceta
    2014-07-20T18:49:52

    Bater um sexo nem pensar né!

  • Marcelo Silva
    2014-07-20T18:11:12

    Nao seria nada de anormal. Tudo na natureza tem padroes setenarios e porque, nao termos 7 dedos?

  • Loy Ciffer
    2014-07-20T15:57:30

    imagina uma p u n h e t a com essa mão

  • Nelson Santos
    2014-07-20T16:28:29

    Pobre Lula!!! Não terá futuro.

  • Natasha Dukan
    2014-07-20T14:28:52  

    Quem vai ficar muito feliz , são os fabricantes de esmaltes.... vão vender mais !!

    recentes

    populares

    • Natasha Dukan
      2014-07-20T14:28:52  

      Brincadeirinha, rsrsrsrsrs

  • Edna Queiroz
    2014-07-20T14:08:20

    Melhor seria 4 braços... tanta coisa pra carregar hoje em dia: sacolas, bolsa, mala, casacos, guarda-chuva, celular... e ainda ter mãos livres pra fazer tantas tarefas rotineiras enquanto se segura os primeiros e ainda se equilibrar pra não cair kkkk. Que tal? fica a ideia pra humanos transgênicos. Se aparecer um artista assim, todos vão querer e achar normal.

  • Paulo Bastos
    2014-07-20T11:52:14

    Só pode ser em homenagem a goleada da Alemanha em cima da seleção brasileira

  • William Atala
    2014-07-20T11:46:50

    Isso não é novidade, os políticos já têm sete dedos há muito tempo!

  • Flávio Lopes
    2014-07-20T11:39:25

    Pelo amor de DEUS, não divulguem isso aos políticos brasileiros.