Internet

31/07/2014 06h15 - Atualizado em 31/07/2014 11h50

Maquiagem exótica pode enganar reconhecimento facial em fotos do Facebook

João Kurtz
por
Para o TechTudo

Quer fugir das marcações automáticas de fotos no Facebook? O recurso de reconhecimento facial está cada vez mais comum, inclusive nas redes sociais, e com isso surgiram novas tecnologias dispostas a burlar esse sistema. Pensando nisso, um projeto criado pelo artista americano Adam Harvey demonstrou uma forma simples e eficiente para enganar o sistema: uma maquiagem exótica no rosto.

Favourite Child Detector: app no Facebook revela quem é o filho favorito

Maquiagem no local certo pode enganar reconhecimento facial (foto: Reprodução/CV Dazzle)Maquiagem no local certo pode enganar reconhecimento facial de redes sociais(foto: Reprodução/CV Dazzle)

O projeto “Computer Vision Dazzle”, ou “CV Dazzle”, se inspira em um tipo de camuflagem usada nas duas Guerras Mundiais para que o inimigo não conseguisse estimar a distância e tamanho de navios.

A ideia é simples: o reconhecimento facial é composto de algoritmos que buscam nas fotos determinados padrões que identificariam uma face, como as sombras nas bochechas e as variações de cor no nariz, que ajudam a formar uma simetria. Usando a maquiagem, é possível esconder estes pontos e confundir o sistema de tags.

Facebook pode ficar parecido com o Orkut? Comente no Fórum do TechTudo.

O objetivo da "camuflagem" é criar um rosto assimétrico, abusando de padrões fortes de branco e preto. O site do projeto (ahprojects.com/projects/cv-dazzle/) mostra algumas dicas de como se esconder do reconhecimento facial, como obstruir o nariz e uma parte dos olhos.

Truque com o cabelo pode ajudar a enganar o reconhecimento facial, além da maquiagem (Foto: Reprodução/CV Dazzle)Truque com o cabelo pode ajudar a enganar o reconhecimento facial em fotos (Foto: Reprodução/CV Dazzle)


A inspiração do projeto CV Dazzle, segundo Frank, foi simples e surgiu em resposta ao sistema de reconhecimento facial do Facebook, que marca automaticamente uma pessoa em uma foto, assim que ela era enviada para a plataforma. O sistema parecia útil a princípio, mas podia trazer problemas para os usuários que não queriam ter seus nomes vinculados a uma determinada publicação de fotos.

De gosto duvidoso, visual CV Dazzle parece ser eficiente como mostram os testes (Foto: Reprodução/CV Dazzle)De gosto duvidoso, visual CV Dazzle parece ser eficiente como mostram os testes (Foto: Reprodução/CV Dazzle)



O site do projeto revela ainda testes feitos em vídeo com e sem a maquiagem. Disponível no Vimeo, a produção CV Dazzle vs PhotoTagger mostra a performance do sistema diante da técnica do CV Dazzle.

Via Ars Technica

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Manoel Júnior
    2018-02-09T08:17:19

    Só usar uma burca. Rsrs

  • Heider Sassou
    2014-07-31T10:36:23

    A melhor solução é desabilitar as marcações, quem usaria essas técnicas que te deixam ridículo só pra evitar marcações automáticas? hahsuahsuahsaushuas