01/07/2014 10h04 - Atualizado em 06/10/2014 17h49

Movimento inverso: Microsoft pode priorizar desktops no Windows 9

Elson de Souza
por
Para o TechTudo

A Microsoft pode voltar atrás e priorizar o visual desktop “clássico” na próxima versão do Windows 9. Internamente chamado de "Threshold”, o novo sistema operacional deve desativar a tela Iniciar nos computadores e notebooks com teclados e mouse. Outra possibilidade é que a atualização para a nova plataforma seja disponibilizada gratuitamente para os usuários do Windows 8, 8.1 e também 7.

A barra lateral do Windows 8 sumiu? Saiba como restaurar a ‘charm bar’

Windows 9 deve priorizar a interface desktop e trazer de volta o menu Iniciar e apps em janelas (Foto: Reprodução/Microsoft)Windows 9 deve priorizar a interface desktop e trazer de volta o menu Iniciar e apps em janelas (Foto: Reprodução/Microsoft)

De volta ao desktop

Segundo um relatório divulgado pelo site ZDNet, a nova versão do Windows será capaz de trabalhar de diferentes formas nos dispositivos em que estiver instalado. Caso o usuário o utilize em um computador ou notebook convencional, o sistema desativará automaticamente a tela inicial da interface Modern (antiga Metro), dando prioridade ao menu clássico e aplicativos em janelas, como apresentado em abril.

O recurso, no entanto, não será obrigatório e o usuário poderá reativar a tela com as live tiles (blocos dinâmicos) caso desejar. A expectativa da Microsoft é corrigir dificuldades de usabilidade da atual versão em dispositivos com mouse e teclado e atrair novamente os usuários que preferiram continuar no Windows 7 mesmo após as diversas atualizações da versão 8.1.

Qual o melhor Windows de todos os tempos? Opine no Fórum do TechTudo. 

Híbridos, tablets e telefones com características próprias

O Windows 9 (Threshold) deve ainda funcionar de forma híbrida em dispositivos “dois em um”, como o Surface Pro 3 e o Lenovo Yoga. Ao usar esses aparelhos como tablets através da tela touchscreen, o sistema dará foco à interface Modern com os blocos na tela Iniciar e os aplicativos em tela cheia.

Ao conectar os aparelhos aos teclados destacáveis ou capas com touchpad e mouse, o Windows dará foco à interface desktop com o menu iniciar clássico e os programas em janelas individuais.

Dispositivo com teclados destacáveis, como o Acer Switch 10, deve alternar entre as interfaces (Foto: Divulgação/Acer)Dispositivo com teclados destacáveis, como o Acer Switch 10, deve alternar entre as interfaces (Foto: Divulgação/Acer)

Já em tablets e em smartphones, o Windows 9 deverá priorizar a interface Modern, com os blocos dinâmicos atualizados em tempo real e aplicativos em tela cheia ou lado a lado, como na edição 8 e 8.1.

Nesse caso, a Microsoft deixará a versão clássica de lado, dando destaque à interface mais amigável às telas sensíveis ao toque. O “Threshold Mobile” deve funcionar tanto com processadores ARM, comum em tablets e telefones, como na arquitetura Intel-Atom, presente na versão completa do sistema.

Atualização grátis

Outro ponto destacado pelo ZDNet, é que a Microsoft pode liberar o Windows 9 gratuitamente para as versões 8.1 e 7 com Service Pack 1, de forma semelhante ao que a Apple fez com o Mac OS X Mavericks e Yosemite. Assim, a companhia americana facilitaria a migração da maior parte dos usuários, que está no Windows 7, para a próxima versão do sistema operacional.

Disponibilidade

Ainda segundo relatos, Windows 9 “Threshold” deve ser disponibilizado na próxima primavera americana, outono aqui no Brasil, entre o fim de março e junho de 2015. Além disso, a expectativa é que o sistema, que ainda não tem nome definido, ganhe uma versão de testes pública a partir do fim de setembro deste ano.

Antes disso, a Microsoft lançará ainda o Update 2 do Windows 8.1. A atualização, que deve ser a última do atual sistema, não deve trazer de volta o menu Iniciar clássico e nem os programas em janelas individuais, conforme o esperado. As novidades devem se limitar a algumas mudanças visuais e pequenas melhorias no sistema.

Via ZDNet

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Rafael Silveira
    2014-07-01T11:14:37  

    Moral da história: Microsoft cedendo a tirania de pessoas que não sabem manusear um computador e seu sistema operacional. As mudanças foram radicais, eu sei, mas a má vontade e preguiça das pessoas fizeram com que a Microsoft retrocedesse e reimplantar o menu iniciar como era antes. Nota zero MS!

    recentes

    populares

    • Rafael Silveira
      2014-07-01T11:14:37  

      Moral da história: Microsoft atende aos usuários que exigem que a MS tenha o melhor SO possível, e mostrando que não são ovelhas, que aceitam todos os erros que ela tenta enfiar através do marketing. E não se trata só do menu Iniciar

    recentes

    populares

    • Rafael Silveira
      2014-07-01T11:14:37  

      Pois então.......

  • Gabriel Cavalcanti
    2014-07-01T15:50:50

    Ja usei Windows por muito tempo, ainda bem que esse tempo passou.

  • Carlos Reis
    2014-07-01T13:02:50

    O Windows 8 é moderno e muito bom, o Windows 8.1 veio pra melhorar o que já era muito bom. O que falta são as pessoas pararem de mimimi e usar o sistema que é bom d+! :D

  • Marco Souza
    2014-07-01T11:56:53

    Quando li o título da matéria achei ruim, mas então li a matéria e até gostei do que a MS vai fazer, porque deixa o dispositivo para uso mútuo, independente do usuário.