Internet

17/07/2014 09h32 - Atualizado em 16/02/2016 15h06

Orkut russo? Conheça o VKontakte, a rede social do criador do Telegram

Carol Danelli
por
Da redação

Desde o anúncio da morte do Orkut, a rede social russa VKontakte ganhou forças no Brasil. O VK, como é conhecido, possui aproximadamente 260 milhões de usuários, sendo 340 mil deles brasileiros. Entre os mais ilustres, encontram-se Shakira, Kevin Spacey e Enrique Iglesias. O também chamado de "Orkut russo" já é o 25º site mais visitado no mundo e a sua interface lembra muito o famoso site do Google.

Facebook exclui perfis brasileiros com nomes considerados ofensivos

VK (Foto: Divulgação/VK)Rede social ganha forças após anúncio de encerramento do Orkut. Conheça a VKontakte (Foto: Divulgação/VK)


Em setembro de 2006, surgia a versão beta da VK. Já no mês seguinte, o site foi cadastrado como vkontakte.ru, e como no falecido Orkut, para ser usuário era necessário receber um convite. Em menos de um ano, já tinha um milhão de usuários. Em dezembro de 2008 a VK ultrapassou a Odnoklassniki, principal rede social da Rússia até então. Febre no país, a rede social já é o 3º website de toda a Internet mais visitado na Ucrânia e Bielorússia, e o 2º em toda a Rússia.

Atualmente, ela está disponível em mais de 70 línguas, incluindo o português brasileiro, e funciona tanto na web como em dispositivos móveis com plataforma Android, iOS (iPhone e iPad) e Windows Phone

Interface do VK, muito semelhante a do Orkut (Foto: Divulgação/VK)Interface do VK, muito semelhante a do Orkut (Foto: Divulgação/VK)



O fundador

Pavel Durov, atulamente com 29 anos, criou a VKontakt quando estava saindo da Universidade de São Petesburgo, em 2006. Conhecido no setor de tecnologia como o Mark Zuckerberg russo, Durov criou o maior canal de mídia independente (até janeiro de 2014) na Federação Russa. 

Pavel Durov criou a rede social aos 21 anos e é conhecido como Mark Zuckerberg russo (Foto: Divulgação/VK)Pavel Durov criou a rede social aos 21 anos e é conhecido como Mark Zuckerberg russo (Foto: Divulgação/VK)



Além do VK, no ano passado, Durov lançou o Telegram, aplicativo que fez sucesso após a compra do WhatsApp Menssenger pelo Facebook. Saiba mais sobre os donos do Telegram e do VK.

Usuários brasileiros

O Orkut, rede social do Google, ficou dez anos no ar e já foi considerado o queridinho dos usuários brasileiros. Após o anúncio de seu encerramento, milhares de pessoas se sentiram órfãs. Se recusando a migrar para o Google+ ou Facebook, o jeito foi procurar algo parecido com a falecida rede social. 

Tem como instalar WhatsApp no PC? Veja no Fórum do TechTudo.

De acordo com a rede social, 340 mil brasileiros já se cadastraram, antes mesmo do fim do Orkut. As consultas tanto para VK, quanto para VK.com, dispararam desde junho, segundo o Google Trends.

Semelhanças com o Orkut

Com a VKontakte, o usuário pode compartilhar fotos, atualizações de status e links com quem for seu amigo. Mas, a principal semelhança da rede russa com o Orkut é a presença de comunidades. Existe dois tipos: os grupos, que são comunidades descentralizadas, como fóruns de discussão; e as páginas públicas, para feed de notícias de famosos, por exemplo. Vale conferir.

O que acontecerá com as comunidades após o fim do Orkut? Saiba tudo

As comunidades são a maior semelhança entre as duas redes sociais (Foto: Reprodução/Carol Danelli)As comunidades são a maior semelhança entre as duas redes sociais (Foto: Reprodução/Carol Danelli)


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Comentarista Sites
    2014-07-17T11:00:18  

    Sou cadastrado no vk desde de desembro de 2012, sempre achei essa rede social melhor, inclusive as mulheres que a usa, pois sua grande maioria são as eslavas. Não coloco que moro no brasil, nem idioma portugês, eu espero que os brasileiros não estraguem o site.

    recentes

    populares

    • Comentarista Sites
      2014-07-17T11:00:18  

      rsr, Uruguaios me diz como se sente rsrs, o pessoal vai inventar uma pra vcs tbm :p

    recentes

    populares

    • Comentarista Sites
      2014-07-17T11:00:18  

      Comentarista Sites rsr, Uruguaios me diz como se sente rsrs, o pessoal vai inventar uma pra vcs tbm :p

  • Fernando Adams
    2014-07-17T22:53:28  

    Vai pegar mesmo com esse nome facinho de pronunciar e escrever. Tão fácil quanto pronunciar Shuaistainger.

    recentes

    populares

    • Fernando Adams
      2014-07-17T22:53:28  

      Difícil demais. É quase impossível digitar "vk".

  • Ranniery Teixeira
    2014-07-18T08:41:39  

    Se eu quisesse algo parecido com o orkut eu teria ficado no orkut original mesmo.

    recentes

    populares

    • Ranniery Teixeira
      2014-07-18T08:41:39  

      é vamos ficar la como depois de 30 de setembro? grande ideia, não sei como ninguém pensou nisso

    recentes

    populares

    • Ranniery Teixeira
      2014-07-18T08:41:39  

      Eu não disse que vou ficar por lá, e sei que vai acabar, eu disse que "teria" ficado, porém não acesso com frequência faz anos, estou no facebook faz tempo porque não gosto do orkut, quanto mais de algo parecido com ele. Tá ruim de interpretação heim

  • Leonardo Pareja
    2014-07-17T23:00:48  

    Se a rede social fosse realmente famosa no Brasil, não precisaria de matéria de divulgação...

    recentes

    populares

    • Leonardo Pareja
      2014-07-17T23:00:48  

      Mas o inicio de todas as redes sociais foram assim. Como você fica conhecendo algo? Ela não é famosa ainda, mas com o tempo que as pessoas forem conhecendo e divulgando não demora fará sucesso e concerteza se tornará febre como Orkut e Facebook foi. As pessoas gostam de novidades, coisas diferentes.

  • César R.
    2014-07-18T08:39:47  

    Se a globo ta tão interessada em promover esse site russo, provavelmente ele é controlado pelo governo.

    recentes

    populares

    • César R.
      2014-07-18T08:39:47  

      tão interessada que a matéria ja saiu em tantos lugares, desde o anuncio do fim do orkut, e só agora tem uma matéria aqui

  • Jorge Cavalcante
    2014-07-18T10:24:15

    O pessoal está migrando só por causa das Comunidades!

  • César R.
    2014-07-18T08:33:19

    Orkut Russo? Não confio nesse site russo não, prefiro os sites americanos, vai saber depois esse site é controlado pelo governo. Prefiro o Facebook ou Gloogle+ é mais confiável.

  • José Paulo
    2014-07-18T08:12:20

    Exclui uma moça do meu facebook por que desde que entrou no curso superior de enfermagem, fica colocando foto de pessoas sem perna, sem braço... e até foto de cadáver com frases " somos nada, somos todos iguais".

  • Juarez Nato
    2014-07-18T01:51:00  

    saudades do video casete, do walkman, do telefone sem fio, do super nintendo, do 486, etc.

    recentes

    populares

    • Juarez Nato
      2014-07-18T01:51:00  

      Você pode ter tudo isso ainda. Não precisa morrer de saudades

  • Victor
    2014-07-18T00:15:23

    O mais engraçado é ver pessoas contra a entrada de outras na REDE SOCIAL. O objetivo é que as PESSOAS se cadastrem! Se quiser manter contato com o seu grupinho cool monte uma rede PRIVADA e pare de defecar na internet.

  • Fabio Ribeiro
    2014-07-17T23:04:02

    O maior mito da internet é que o brasileiro estraga uma rede social com imagens e piadinhas. Cara, TODOS os memes começaram no proprio Estados Unidos, isso desde aqueles mal desenhados, como tambem a ideia de pegar um personagem e escrever piadas. Ao invés de serem hipocritas, entrem em paginas americanas. Se souberem um pouco de ingles, é claro. Essa mania de falar mal do proprio país de forma gratuita, é desprezível..

  • Fugiro Nakombi
    2014-07-17T23:01:41

    Fora Dilma e leva os Petralhas juntos.

  • Everton
    2014-07-17T22:51:09

    Mais do mesmo...

  • Taylon Hung
    2014-07-17T22:49:12

    Fora PT... Ops pagina errada.

  • Sociólogo Humanos
    2014-07-17T20:11:23  

    Eu gostaria de ver a Dilma morta

    recentes

    populares

    • Sociólogo Humanos
      2014-07-17T20:11:23  

      kkkkkk

  • Alessandro
    2014-07-17T20:42:13

    Putz, os brasileiros descobriram? Pode anotar aí que em 2 anos o site vai estar uma porcaria (cheio de piadinha com a foto do Chapolim e do Félix ao fundo) e que em 5 ele deixa de existir.

  • Wladimir Froes
    2014-07-17T17:55:27  

    A coisa mais idiota e falsa é a tal rede social, o povo agora vive em funçao disso. As muié ficam 3 horas no salao de beleza pra posta foto toda arrumada no facebook, ce vai ver ao natural é aquela baranguice,kkkkkk

    recentes

    populares

    • Wladimir Froes
      2014-07-17T17:55:27  

      O Orkut foge um pouco desse estereótipo, essa foi a causa de sua sobrevida, por conta das comunidades, as pessoas podem manifestar suas opiniões em relação a tudo e sua vida particular fica em segundo plano, diferente das outras que só serve para bobagens.

  • Wladimir Froes
    2014-07-17T17:49:25

    Eu quero que rede social se exploda!

  • Gaucho Macho
    2014-07-17T12:43:10  

    Odeio o facebook, pessoas postando pessoas mortas e bobagens o dia todo, no orkut tinha as comunidades e vc se relacionava com pessoas que tem interesses em comum...

    recentes

    populares

    • Gaucho Macho
      2014-07-17T12:43:10  

      verdade gáucho. snifffffff

    recentes

    populares

    • Gaucho Macho
      2014-07-17T12:43:10  

      O povo ja é falso na realidade, imagina em rede social.

  • Vinicius Antunes
    2014-07-17T17:40:36

    bah parece o proprio facebook nas primeiras interfaces

  • Leonardo Araujo
    2014-07-17T17:39:26

    Bobo é quem cai nessas jogadas. Toda vez que eles querem alavancar uma rede social, eles começam assim. Foi assim quando o facebook bombou no Brasil, e vai ser assim com esse ai também. Atrativos, olha esse perfil, tem algo feio nele? As amigas? ah, cansei dessa besteira de rede social.

  • Guilherme
    2014-07-17T17:13:12

    A interface é meio pobre, simples demais...

  • Diego Pinheiro
    2014-07-17T15:47:30

    Essa Carol Danielli (que escreveu a matéria) é um princesinha hein??

  • Elton Freitas
    2014-07-17T15:38:49

    A interface lembra muito a do Facebook

  • André Teixeira