Tablet

13/07/2014 07h03 - Atualizado em 13/07/2014 07h03

Pesquisa mostra que 8 de 10 aplicativos estão escondidos na App Store

Elson de Souza
por
Para o TechTudo

A loja de aplicativos da Apple tem pouco mais de um milhão de apps disponíveis para iPhone, iPad ou iPod Touch. No entanto, uma pesquisa da Adjust mostrou que os usuários do iOS estão longe de aproveitar ou sequer conhecer a maior parte deles. Segundo a análise, cerca de 80% das aplicações da App Store estão praticamente invisíveis para os donos de aparelhos.

Como saber quais apps ocupam mais espaço no iOS?

App Store tem muitos aplicativos disponíveis para usuários, mas maior parte está escondida (Foto: Reprodução/Elson de Souza) (Foto: App Store tem muitos aplicativos disponíveis para usuários, mas maior parte está escondida (Foto: Reprodução/Elson de Souza))App Store tem muitos aplicativos disponíveis para usuários, mas maior parte está escondida (Foto: Reprodução/Elson de Souza)


Batizados de “Apps Zumbis”, esses aplicativos levantados pela Adjust não estão ranqueados em nenhuma das 39.171 principais listas da loja da Apple. Isso ocorre em pelo menos dois de três dias em uma avaliação de um mês. Os seja, essas aplicações dificilmente alcançarão um grande volume de downloads por exigirem uma busca mais trabalhosa por parte dos usuários do iOS.

Android, Windows Phone ou iOS: qual melhor SO para SmartPhone? Comente no Fórum do TechTudo

De acordo com a análise, o número de aplicativos que estão praticamente invisíveis na App Store chega a 953.387 dos cerca de 1,2 milhão dos disponíveis na loja. Esse número equivale a 79,6% do total. Os dados foram obtidos em junho deste ano e mostram uma piora em comparação ao mesmo período de 2013, quando o índice de apps escondidos era de 70%.

O cenário pode piorar ainda mais, já que a loja do iOS recebe cerca de 60 mil aplicativos e jogos diariamente. O aumento de “Apps Zumbis” pode fazer com que muitos desenvolvedores sintam-se desencorajados a lançar novas aplicações para o sistema, já que as chances de sucesso tendem a se reduzir drasticamente.

Via Phone Arena

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Marcus Rocha
    2014-07-14T07:21:41

    Não troco meu z2 nem de longe por i phone 5s , minha esposa tem um e quando esta em casa so fica no meu celular

  • Rafael Lima
    2014-07-13T20:50:09  

    O iPhone é feito para pessoas normais que estudaram e hoje recebem um bom salário. Já os aparelhos asiáticos (tipo Samsung, LG ou Motorola) são disponibilizados somente para pessoas que não estudaram na vida e hoje recebem o programa Bolsa Família do governo federal.

    recentes

    populares

    • Rafael Lima
      2014-07-13T20:50:09  

      Alexsander Macedo, quanta bobagem... Apenas no Brasil que os valores de smartphone são este absurdo. Pra te basear em pesquisas e porcentagens, cite fontes. Números posso disponibilizar a vontade, mas sem fonte confiável, de nada vale.

    recentes

    populares

    • Rafael Lima
      2014-07-13T20:50:09  

      Ô rafinha, quando você sair da aba da calça do papai e puder comprar seu iPhone podemos conversar sobre estudar para ter iPhone, beleza, fera? A propósito, garoto, pesquise o preço do iPhone 5C, do Galaxy S5, do LG G Flex, tá bom, garoto?

  • Gabriel Moreth
    2014-07-13T12:52:11  

    Cheio de usuario de android aqui em ... quando tiverem dinheiro pra comprar um iphone, vocês repensem sobre o que estão falando...o melhor sistema operacional para dispositivos moveis é o ios, disparado, na velocidade, no processamento, e a app store tem os aplicativos mais sólidos e completos do mercado.

    recentes

    populares

    • Gabriel Moreth
      2014-07-13T12:52:11  

      gabriel para de falar besteira. é ridículo isso. argumento de fanboy da apple é sempre "quando alguém tiver dinheiro pra comprar iphone" como se só por ser caro o treco fosse bom. e de boa, hoje em dia qualquer pé rapado compra um iphone nas casas bahia em 20 vezes. mas já que vc prefere pagar o triplo do que o produto custa em qualquer outro país, boa sorte pra vc com isso... o dinheiro é teu mesmo. quer gastar em porcaria fique a vontade.

    recentes

    populares

    • Gabriel Moreth
      2014-07-13T12:52:11  

      Iphone é dahora mesmo, o ruim é ficar "preso" a forma q ele é fabricado. Não pode expandir memória, não pode trocar bateria.... O IOS é muito rápido e eficiente mesmo, mas meu S3 atende minhas necessidades em 100%. Muita gente compra um Iphone 5 e não usa nada do q ele oferece... só para "pagar de gatão". Cada um, cada um.

  • Rafael Lima
    2014-07-13T22:43:08  

    O iPhone é feito para pessoas normais que estudaram e hoje recebem um bom salário. Já os aparelhos asiáticos (aparelhos do tipo Samsung, LG ou Motorola) são disponibilizados somente para pessoas que não estudaram e hoje recebem o dinheiro Bolsa Família do PT.

    recentes

    populares

    • Rafael Lima
      2014-07-13T22:43:08  

      Celular da Samsung ou LG vale como atestado de pobreza para o bolsa família. kkkkk

  • Victor Silva
    2014-07-14T01:43:40  

    A Apple parou de fabricar o iPad 1 em 2011 e desde então simplesmente ABANDONOU OS USUÁRIOS - não há mais suporte, nem atualizações. Não dá pra baixar a maioria dos aplicativos nem navegar com estabilidade na web. Já com um SOFTWARE LIVRE com base Linux, como o Android, é comum os desenvolvedores criarem novos sistemas para ressuscitar aparelhos antigos até os primeiros smartphones Android de 2008. Mas claro que em vez de atualizar o iPad 1, a Apple prefere induzir o consumidor a jogar fora seu iPad "velho" e comprar o último lançamento (e daqui a 3 anos já estar quase inutilizável).

    recentes

    populares

    • Victor Silva
      2014-07-14T01:43:40  

      Victor, o segredo da Apple é esse. Ela NÃO TEM que vender ou manter tecnologia antiga. Isso não cria necessidade e muito menos hábitos de consumo. O pensamento dela é baseado no way of life americanos e adaptados em certas doses para o resto do muno. Já o Google se fia no populacho e para manter-los às vezes necessita rebuscar soluções antigas. Hoje mesmo vi anuncio de smartphone novo Samsung de $200 e poucos dilmas com, pasme Android 2.3 e dual-chip. Para quem é esse aparelho? Quanto ao induzir o consumidor a "jogar fora" seu iPhone antigo, é aí que reside a magia da Apple e de seus gadgets.

  • Danilo
    2014-07-14T09:25:08  

    Some para pos modinhas que só entram na Store pra ver os TOP FREE hahhahaa. Ja baixei um monte de App legal procurando por categoria.

    recentes

    populares

    • Danilo
      2014-07-14T09:25:08  

      Só não procura quem não quer...

  • Thiago Souza
    2014-07-14T15:46:49  

    É surpreendente como em todas as matérias que publicam algum assunto relacionado à Apple, vêm um bando de idiotas criticar negativamente os produtos da empresa. Sempre os mesmos comentários. Dinheiro não cai do céu... A Apple não é a empresa mais rica do mundo por acaso. "Pense Diferente". Quando tenho uma duvida do sistema (iOS 7), eu ligo pra Apple do Brasil. Mas quando vocês tem uma duvida do sistema Android, vocês ligam pra quem?

    recentes

    populares

    • Thiago Souza
      2014-07-14T15:46:49  

      kkkkkkkkkk...bela e oportuna pergunta.

  • Lula Molusco
    2014-07-16T17:35:37  

    QUEM PRODUZ O IPHONE É A FABRICA DA SAMSUNG ---------A APPLE SÓ PRODUZ A CAIXA E COLOCA O EMBLEMA DA MAÇÃ -----A APPLE NÃO TEM COMPETÊNCIA NEM TECNOLOGIA PARA PRODUZIR NADA ---QUEM JA VIU UM ABERTO SABE QUE AS PEÇAS SÃO DA SAMSUNG. ------------ATÉ O MAC IOS X É UMA COPIA DESCARA-DA DO FREEBSD.

    recentes

    populares

    • Lula Molusco
      2014-07-16T17:35:37  

      Você viajou longe hein.

    recentes

    populares

    • Lula Molusco
      2014-07-16T17:35:37  

      Viajou mesmo. A propósito meu caro molusco, o kernel do OS X (Darwin) é baseado no OpenBSD, que depois de implementado alterações pode ser fechado e comercializado dessa forma. Quanto às peças, EU já vi um aberto e muitas indústrias tem participação nele (inclusive a xeroquina Samsung) com tecnologia licenciada pela Apple e que não pode ser utilizada senão em gadgets da Apple. Inclusive esse é um dos motivos das velhas e conhecidas brigas da Apple com a Samsung.

  • Eudo Leite
    2014-07-15T16:54:49

    putz, como tem admiradores da segunda linha de aparelhos nessa discussão.... Depois que tiverem o melhor...um iPhone 5S ...dai sim....serão consideradas as opiniões dos segundinhas.... E haja anti-vírus para os "andróides" da vida

  • Andersson
    2014-07-15T12:53:17

    O Iphone é a sintonia perfeita entre software e hardware pois a apple faz um IOS para cada modelo de aparelho, iphone, ipods , ipads... um para cada um respeitando as limitações do aparelho, diferente da google que faz um Android só , para que rode em todos os aparelhos asiáticos, por isso que vemos muito aparelho por ai com configuração de computador, agir como uma lesma em questão de performance e utilidade no dia-a-dia uso iphone desde a versão 4, e hoje tenho meu 5s com IOS 7 e não troco por nenhum outro lixo desses que vendem por ai no mercado brasileiro... IOS é organização é confiável

  • Mirai Densetsu
    2014-07-15T10:09:58

    Aí fica difícil. Não à toa que tem uma pesquisa mostrando que a maioria dos APPs na verdade dão prejuízo a seus desenvolvedores. Ao menos, no caso da Apple, sabemos o motivo. E eu imagino que a Apple deve cobrar (além da taxa de simplesmente colocar o seu APPzinho na APP Store) uma taxa extra para colocar o aplicativo em destaque em alguma dessas listas.

  • Tiago Costa
    2014-07-14T21:49:12

    Pesquisa coloca o iPhone 5s como o aparelho mais vendido no mundo! De acordo com uma pesquisa feita pela Counterpoint em 35 países, o iPhone 5s, da Apple, continua sendo o telefone mais vendido do mundo, um lugar que muitos esperavam ser do Galaxy S5, da Samsung. O tão aguardado Galaxy S5 vem em segundo lugar, mas ainda um número dois bem distante em termos de número de vendas. As vendas do aparelho o colocam atrás dos topo-de-linha da Samsung do ano passado, o Galaxy S4 e o Galaxy Note III.

  • Danilo
    2014-07-14T15:48:15

    O mais engraçado na Google Play são os comentários. "App podre,demora pra baixar" "Ainda nao experimentei mas depois volto e mudo a classificação" " App lixo,fica lento no meu Galaxy Y" HAHAHAHAHAHAHAHAHAHHAHAHA

  • Auto Silva
    2014-07-14T14:50:55

    Rafael Lima,1-a Motorola era uma empresa americana,não asiática.2-pesquisas recentes mostram que só a Samsung já é responsável por mais de 1/4 da venda de smartphones nos EUA,onde os índices de escolaridade e renda são muito maiores do que no BR.3-Se você pagou 1.000/1.500 reais a mais que um americano paga por um iphone,que bom,para a Apple.Qualquer jovem que faz umas economias pode comprar um Iphone.A maioria não compra pq não vale a pena,pelo menos aqui.Além disto,as funcionalidades do Iphone são limitadas,não atingem todo tipo de público.Não existe Iphone de 5 polegadas,2 chips,etc..

  • Murilo Carvalho
    2014-07-14T13:52:56

    nada a ver! os apps não são secretos só são apps que ninguém procura. você pode ser um zé ninguém e seu app totalmente desconhecido se os primeiros que baixarem gostarem bastante a frebre se espalha e pronto seu app vira top, matéria sem sentido, isso sempre foi assim!

  • Otavio Castro
    2014-07-14T07:49:31  

    Ridiculo esse pensamento sobre "desecorajar desenvolvedores" por causa da quantidade de apps. Se fosse assim os desenvolvedores teriam parado de fazer coisas para Windows. rsrsrsrs. Existem milhares de apps que são específicos, tipo uma empresa que vende algum carrinho que é controlado pelo iphone e o app só tem utilidade se vc comprar o carrinho. Esses apps nunca serão listados como mais baixados, porém terão utilidade caso o cliente compre o carro. Etc

    recentes

    populares

    • Otavio Castro
      2014-07-14T07:49:31  

      A questão é a dificuldade de encontrar tais aplicativos, isso é que foi abordado na matéria.

  • Victor Vulcanis
    2014-07-14T03:36:37

    A Google nunca fez um sistema decente, ela simplesmente não quer saber de respeito ao usuário - o sistema não tem estabilidade, nem segurança. Não dá pra usar nem um simples cartão de credito com segurança, nem navegar com estabilidade com segurança. O sistema Android ficou um lixo, os desenvolvedores não querem fazer nada que preste. Apple faz o seu próprio sistema e ele está mil anos na frente da concorrência. Apple é Apple, o resto roda a porcaria de Android... sempre foi assim.

  • Ana Peixoto
    2014-07-13T16:44:24

    Depois q conheci o IOS me libertei dos outros... Amém senhor?!

  • Gabriela Garcia
    2014-07-13T13:02:55  

    Dúvido que esse seja um problema exlusivo da app store. Com a quantidade gente desenvolvendo pra todas as plataformas que existem no momento, é bem capaz que muitos apps acabem ficando no limbo.

    recentes

    populares

    • Gabriela Garcia
      2014-07-13T13:02:55  

      Parece, pela foto, que vc é uma gata! Vc tem namorado?

  • Rodrigo Santos
    2014-07-13T13:20:20

    Discussão apple x android é pura perda de tempo. O que se revela é que a questão está no usuário do telefone, seja ele qual for. Basta que uma pesquisa mais elaborada seja necessária para encontrar algum app mais específico para que as pessoas deixem de encontrar esses apps. Em tempos pré-google as boas pesquisas exigiam tempo, porque não se encontrava nada de bom no radauol, por exemplo. Em qualquer que seja o sistema para smarphones atuais, a matéria demonstra que as pessoas querem tudo nas mãos. O que não está evidente parece não existir para elas. Esse é o ponto.

  • Marcio Cavalcanti
    2014-07-13T11:24:56  

    Elson, aplicações não existem, são aplicativos: "Segundo a análise, cerca de 80% das aplicações da App Store estão praticamente" - Tech Tudo, ta com tudo na revisão de texto hein?

    recentes

    populares

    • Marcio Cavalcanti
      2014-07-13T11:24:56  

      Nada a ver Zé

    recentes

    populares

    • Marcio Cavalcanti
      2014-07-13T11:24:56  

      Aplicações existem sim meu caro, e podem ser softwares sim, é o termo mais comum nos setores de ICT de grandes empresas, alem do que, isso não prejudica seu entendimento, prejudica?

  • Luis Nervo
    2014-07-13T12:55:04

    Como se isso fosse problema da App Store. Qualquer loja, física ou virtual, que disponibilize mais de um milhão de produtos, por óbvio vai ter alguns em evidência e outros mais "nos fundos" da loja. É impossível entrar na App Store ou Google Play ou Window Market e visualizar 1 milhão de aplicativos. Para isso, existem listas por categorias, pra isso existe a busca de aplicativos relacionados, pra isso existe a busca por nome, pra isso existe a propaganda de quem se interessa em expor seus aplicativos. Igual a qualquer outro produto. Materizainha besta.

  • Carlos Eduardo
    2014-07-13T12:41:20

    Não troco o meu Android puro por NADA!

  • Guilherme Ramos
    2014-07-13T11:50:17

    pior q é mesmo..migrei faz 2 meses do android para apple, e quando vou procurar algum aplicativo tenho q digitar corretamente, senão fico a ver navios...O android coloca uma lista de aplicativos parecidos...vc digita 2 letras e ele mostra logo algumas opçoes...ou vc pode digitar o q o app faz que mesmo assim ele sugestiona...Caso contrario, va em um aplicativo mais conehcido e va em apps relacionados...Sao diferenças que podem ser sanadas rapido..