22/07/2014 14h07 - Atualizado em 22/07/2014 14h33

Project Athena: Chrome OS terá redesenho completo inspirado no Android L

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

O Google vai incluir também o Chrome OS na onda de redesenho, inaugurada pelo Android L no último mês. Batizado de Project Athena, o trabalho está ainda em estágio inicial, mas a primeira imagem do sistema para Chromebooks já foi divulgada – e se parece muito com o Material Design adotado na versão mais recente do sistema operacional móvel para smartphones e tablets.

Android L; veja o que muda em relação ao KitKat

Project Athena se parece muito com o Material Design adotado no Android L (Foto: Reprodução/Google)Project Athena se parece muito com o Material Design adotado no Android L (Foto: Reprodução/Google)



A imagem mostra abas e apps do Chrome em cascata, lembrando o novo design do recurso multitarefa do Android L, para smartphones. 

Chrome OS ou Ubuntu, qual é o mais leve? Comente no Fórum do TechTudo.

Em comparação com o design atual, a visão expandida dos aplicativos e abas em uso do Chrome OS agrupa as telas lado a lado em uma grade. 

“Athena é um projeto novíssimo que a equipe do Chromium OS está experimentando para trazer um novo tipo de experiência do usuário”, disse o funcionário do Google François Beaufort, no Google+.

Pode-se ver também uma barra de buscas posicionada abaixo da cascata de cards, junto a botões de apps favoritos, provavelmente personalizáveis pelo usuário. De maneira geral, a aparência do Chrome OS também parece se adaptar a dispositivos com telas sensíveis ao toque. Hoje, somente o Chromebook Pixel, fabricado pelo Google, tem display touch, mas outros podem estar a caminho.

Versão atual do Chrome OS em um Chromebook (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Versão atual do Chrome OS em um Chromebook (Foto: Reprodução/Paulo Alves)


Beaufort ainda revelou como os desenvolvedores interessados podem acompanhar o progresso do Project Athena por meio da compilação de uma parte específica (athena_main) do código-fonte do Chrome OS. Ainda não há previsão de quando a atualização chegará para equipamentos rodando o sistema operacional baseado na nuvem.

Via Google

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Paulo
    2014-07-22T18:40:37

    Será que agora o Chrome OS deslancha? Não, acho que ainda não.