Internet

02/07/2014 13h58 - Atualizado em 02/07/2014 14h26

Copa da redes sociais: Facebook e WhatsApp lideram mesa redonda virtual

João Kurtz
por
Para o TechTudo

Um estudo divulgado pela empresa de marketing digital Global Web Index confirmou o que muito brasileiro já sabia: a Copa do Mundo de 2014 é a copa das redes sociais. Segundo levantamento, metade dos torcedores (50%) afirmaram usar pelo menos delas para acompanhar ou comentar os jogos do mundial. A pesquisa foi feita com usuários do Brasil, Reino Unido e Estados Unidos no dia 12 de junho – o dia da abertura – e procurou descobrir como estão sendo usadas as redes sociais.

Como acompanhar a Copa do Mundo com Facebook, Twitter, Instagram e mais

O uso das redes sociais durante os jogos tem função bem diversificada: comemorar gols e resultados, comentar lances, "cornetar jogadores" e, claro, opinar sobre o desempenho dos times e motivá-los.

Estudo mostra comportamento do torcedor durante a Copa do Mundo (foto: Divulgação/Estudo mostra comportamento do torcedor durante a Copa do Mundo (foto: Divulgação/Global Web Index)


Pelo menos 85% declarou estar acompanhando o evento em casa, a maior parte 77% assistiu ao jogo Brasil x Croácia na televisão – número ainda maior quando considerados apenas os brasileiros: 96%. Um total de 25% preferiram assistir através de streams online - cuidado, há golpes na rede. Uma fatia menor optou por assistir às partidas mais tarde, em sites vídeo (19%) ou gravando-as em casa (15%).

Facebook é a rede social mais usada durante a Copa do Mundo (foto: Divulgação/GWI)Facebook é a rede social mais usada durante a Copa do Mundo (foto: Divulgação/GWI)

A pesquisa também indicou que metade dos usuários usam as redes sociais para conferir resultados de partidas, enquanto um terço postam suas próprias atualizações. Neste quesito, o estudo comprovou o que as redes sociais já divulgaram: tanto o Facebook quanto o Twitter bateram seus próprios recordes de mensagens publicadas em um evento durante a Copa do Mundo de 2014.

O próprio Facebook lidera a lista de redes mais utilizadas, preferência de 93% dos usuários. O Twitter por sua vez, é usado por 59% deles. Outras redes não ultrapassam um quarto de interações cada.

WhatsApp 'bomba' no Brasil

Todas elas possuem uso semelhante nos três países pesquisados, mas o estudo revela que o uso do WhatsApp Messenger no Brasil (57%) é maior que a média mundial (cerca de 25%) e também ultrapassa o Twitter no país, que atingiu cerca de 50%.

Os conteúdos mais postados são o resultado final dos jogos (74%) e quando um gol é marcado (73%). Um dado que se destaca, no Brasil, são os comentários sobre o entusiasmo antes das partidas, com 49% das menções no país contra 26% no total geral. A arbitragem e os cartões são pouco mencionados, com 19% cada.

A pesquisa também mostra que os usuários preferem ficar em casa (85%) para assistir as partidas. Outros 36% estão assistindo as partidas em bares, um número impulsionado pelos resultados do Reino Unido, onde 43% preferem assistir aos jogos em pubs. A verdade, porém, é que ninguém sai das redes.

O levantamento foi compartilhado pelo próprio Facebook, que lidera disparado a preferência, e está disponível também no site e no Google+ da Global Web Index.

Quais são os melhores jogos e aplicativos da Copa do Mundo? Comente no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares