25/07/2014 08h00 - Atualizado em 25/07/2014 08h00

Tênis inteligente com Bluetooth vibra para ajudar a achar o caminho

Edivaldo Brito
por
Para o TechTudo

Um tênis inteligente que vibra para ajudar o usuário a encontrar o caminho certo foi desenvolvido pela startup indiana Ducere Technologies. Chamado de Lechal, o acessório conta com Bluetooth e tem integração com o Google Maps para obter as informações que precisa para conduzir corretamente as pessoas

Wi-Fi 802.11 ax: entenda como será o próximo padrão de conexão sem fio

Tênis Lechal vibra para indicar a direção a ser seguida (Foto: Divulgação/Ducere)Tênis Lechal vibra para indicar a direção a ser seguida (Foto: Divulgação/Ducere)

O Lechal foi originalmente desenvolvido como um meio de ajudar pessoas com deficiência visual, para que estas pudessem se deslocar com mais facilidade. Agora, ele é comercializado como um recurso complementar para auxiliar aqueles que utilizam os mapas do Google e outros aplicativos de do gênero, mas que se atrapalham ou não podem ficar olhando para baixo toda vez que precisam rever sua localização em uma área desconhecida.

Na sua opinião, como funcionam as casas do futuro controladas por iPads? Comente no Fórum do TechTudo

Com o tênis, o usuário recebe uma vibração no pé direito ou esquerdo, dependendo de para qual lado ele precisar ir para chegar ao seu destino. A conexão Bluetooth serve para integrar o calçado ao smartphone do proprietário e, assim, usar os dados encontrados através deles. O nome Lechal significa “me leve junto” em hindi.

Caso prefira, é possível comprar apenas a palmilha inteligente (Foto: Reprodução/Duchere)Caso prefira, é possível comprar apenas a palmilha inteligente (Foto: Reprodução/Duchere)



O acessório estará disponível nas cores vermelha e preta e será vendido por entre US$ 100 e US$ 150 (cerca de R$ 222 e R$ 330, respectivamente), em lojas selecionadas. O comprador poderá optar por comprar um par de tênis ou apenas as palmilhas vibratórias, que de acordo com o site da empresa, se encaixam na maioria dos sapatos. No momento, ele já está disponível para pré-encomenda através do site da startup.

O tênis da Ducere Technologies é apenas um dentre os vários calçados inteligentes que têm aparecido no mercado recentemente. Entretanto, a maioria desses gadgets vestíveis, estão mais focados em saúde e fitness, enquanto que os recursos de navegação do Lechals oferecem um número de possibilidades de uso bem mais amplo.

Via Lechal

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Lalala Sousa
    2014-07-25T22:05:32  

    Era pro Fred ter jogado a copa com um tênis desse pra ver se achava a bola em campo.

    recentes

    populares

    • Lalala Sousa
      2014-07-25T22:05:32  

      Se você fosse inteligente e entendesse de futebol, saberia que para ele fazer alguma coisa, teriam de tert tocado a bola para ele. Não existia meio campo na seleção. Repetir o que outros falam para parecer engraçadinha, fica feio. Vai comentar fofoca... aliás, acho que vai ser o máximo que você vai chegar perto de comentar algo sobre futebol - sobre a cor do cabelo da Marquezine.

    recentes

    populares

    • Lalala Sousa
      2014-07-25T22:05:32  

      Vc é revoltado ou torce pro FluminenC

  • Sergio Braganca
    2014-07-26T08:23:44

    Muito bom, vou poder encher a cara que o tênis me leva pra casa

  • Jefferson Martins
    2014-07-26T07:08:29

    O cara vai ser zoado de andar com um tênis desse na rua, parece mais um carro. Melhor comprar só a palmilha mesmo. E se a bateria descarregar ou o sinal do bluetooth falhar? O cego vai ficar parado na rua? No kit tem que vir uma bengala também, pra reserva.

  • Jose Soares
    2014-07-26T00:33:02

    Ai o cara vai e compra um tênis desse, configura p ir numa Zona, e vai com outro calçado! Amulher vai pega o tênis e vai direto noPuteiro e pega o jaguara furunfando kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Alex Roriz
    2014-07-26T00:29:35

    Vender para o time do Framenginho para ver se acha o caminho do gol...

  • Lorica Segmentata2
    2014-07-25T22:31:13

    Parece que estou vendo os funkeiros ostentação, roubando e matando para ter um desses.

  • Lalala Sousa
    2014-07-25T22:08:18

    Era pra ter dado um desse pro Fred pra ver se na copa ele acharia a bola em capo.

  • Anderson Lage
    2014-07-25T22:04:34

    sera que nao tem jeito de adaptar nas chuteiras dos jogadores da selecao para achar o goollll

  • Sociólogo Humanos
    2014-07-25T13:53:14  

    Isso é sabotagem ao Brasil! Se tivessem divulgado esse tênis inteligente na Copa, eu mesmo já teria encomendado do meu próprio bolso um par pro Fred achar o caminho do gol.

    recentes

    populares

    • Sociólogo Humanos
      2014-07-25T13:53:14  

      teria que ser no tênis e na bola!! Porque a bola não chegava nele.

    recentes

    populares

    • Sociólogo Humanos
      2014-07-25T13:53:14  

      Genial

  • Jacques Coutinho
    2014-07-25T18:35:58

    TINHA QUE DAR CADA UM PAR DESTE TENNIS PARA OS POLITICOS E O TENNIS IR DIRETO PARA A CADEIA RSRSR

  • Compremuitopontocom
    2014-07-25T18:13:04

    Quem estiver precisando de uma bateria extra para seu Samsung Galaxy SIV . Acesse CompreMuito ponto com, é só tirar o ponto e colocar o simbolo que vc chega lá.

  • Gilberto Takaki
    2014-07-25T14:34:54  

    Devia fazer um que fizesse a mulher desviar para não esbarrar nos outros, ou que desligasse o piloto automático.

    recentes

    populares

    • Gilberto Takaki
      2014-07-25T14:34:54  

      E aquelas donas gordas q vão andando no modo automático pra frente e olhando pro lado, para as vitrines, na certeza de q todos vão desviar delas... rs

  • John Trafoi
    2014-07-25T17:14:34

    tenis gay.

  • Alex Rc
    2014-07-25T16:38:11

    Por que não pulseiras ou tornozeleiras?

  • Mia Silva
    2014-07-25T11:58:13  

    Agora quero ver os maridos inventarem que esqueceram o caminho de casa! rs

    recentes

    populares

    • Mia Silva
      2014-07-25T11:58:13  

      Verdade Douglas kkkl

    recentes

    populares

    • Mia Silva
      2014-07-25T11:58:13  

      "Agora, ele é comercializado como um recurso complementar para auxiliar aqueles que utilizam os mapas do Google e outros aplicativos do gênero..."

  • Luis Lisboa
    2014-07-25T12:07:23  

    no Brasil preço estimado de R$ 1.200,00

    recentes

    populares

    • Luis Lisboa
      2014-07-25T12:07:23  

      "O acessório estará disponível nas cores vermelha e preta e será vendido por entre US$ 100 e US$ 150 (cerca de R$ 222 e R$ 330, respectivamente), em lojas selecionadas."

    recentes

    populares

    • Luis Lisboa
      2014-07-25T12:07:23  

      Eduardo Prates, esqueceu da carga tributária?

  • José Silva
    2014-07-25T13:43:13

    Interessante!! Ainda mais para que tem problemas de visão e tem receio de sair para passear

  • Daniel Garcia
    2014-07-25T13:34:35

    Preço estimado no Brasil: R$ 1.000,00. A palmilha.

  • Rafael Panham
    2014-07-25T13:12:57

    BLZ JUCELINO... JA ENTENDEMOS O SEU PONTO DE VISTA AMIGO!!!

  • Juscelino Peixoto
    2014-07-25T12:57:38

    JÁ PENSOU SE PUDÉSSEMOS PROGRAMA-LOS SÓ PARA O CAMINHO DO BEM?.. E ASSIM OFERECESSEMOS E OBRIGANDO AOS POLÍTICOS BRSILEIROS, DERREPENTE FICARÍAMOS LIVRES DELES PRA SEMPRE........

  • Juscelino Peixoto
    2014-07-25T12:53:24

    COISA DE BOI.............OLA.

  • Juscelino Peixoto
    2014-07-25T12:52:18

    QUEM SABE UM BOCADO DESTES PARA OS POLÍTICOS BRASILEIROS, HEIN?.....

  • Juscelino Peixoto