Internet

28/07/2014 14h46 - Atualizado em 14/08/2014 08h12

Veja a tecnologia que, enfim, levará a Estátua da Liberdade ao Street View

Paulo Figueiredo
por
Para o TechTudo

O Google vai disponibilizar em breve imagens em 360º da Estátua da Liberdade no Street View, ferramenta do Google Maps que permite conhecer "de perto" diversas ruas e pontos turísticos. Para registrar a Estátua e seu entorno – como a Ilha Ellis, no delta do io Hudson – foi usado o Google Trekker, equipado com 15 câmeras que registram as imagens em 3D a cada dois segundos e meio.

Como explorar o fundo do mar no Google Maps

Conheça a tecnologia que disponibilizará as fotos da Estátua da Liberdade no Street View (Foto: Reprodução/The New York Times)Conheça a tecnologia que mostrará as fotos da Estátua da Liberdade no Street View (Foto: Reprodução/The New York Times)


Carregado por uma mochila nas costas de um funcionário e controlado por um dispositivo Android, o Google Trakker pesa 18 quilos e possui quatro metros de altura. Suas câmeras capturam imagens dos locais que só são acessíveis a pé – o Grand Canyon, o Monte Fuji e a Torre Eiffel foram os primeiros pontos registrados pelo equipamento. Sua estrutura representa uma evolução de portabilidade se comparada com os Trolleys, os Trikes e os snowmobiles, que são os carros, os triciclos e os trenós.

Para registrar as imagens panorâmicas, o Trekker também possui um dispositivo de GPS e um sistema de laser usado para medir a distância entre objetos. Mas, para fotografar a Estátua da Liberdade foi preciso mais do que toda esta tecnologia. Obter a permissão do Serviço Nacional de Parques foi uma tarefa complicada.

Equipamento para registrar as imagens em 360 graus da Estátua da Liberdade (Foto: Reprodução/The New York Times)Equipamento para registrar as imagens em 360 graus da Estátua da Liberdade (Foto: Reprodução/The New York Times)











Puro detalhe

Para realizar o trabalho, um funcionário contratado e um técnico do Google pegaram uma balsa de Nova York para a ilha às 7h30 da manhã. 

Qual lugar você gostaria que o Google fizesse Street View? Comente no Fórum do TechTudo.

Alberto Elias, encarregado de caminhar com o Trekker, começou percorrendo o perímetro da Ilha da Liberdade, repetindo o caminho várias vezes para se certificar de que as redondezas estavam sendo registradas de todos os ângulos.

Funcionário caminha ao entorno da Estátua da Liberdade para registrar o local para o Street View (Foto: Reprodução/The New York Times)Homem no entorno da Estátua da Liberdade registra o local para o Street View (Foto: Reprodução/The New York Times)

Pela primeira vez

“Pela primeira vez, a Ilha da Liberdade estará disponível para as pessoas explorarem por meio do Street View no Google Maps”, disse o técnico Daniel Sieberg que acompanhava o trabalho.

“Então não importa se você é um turista, um nova-iorquino, ou apenas alguém querendo vê-la, nos próximos meses qualquer um será capaz de fazer um tour pela ilha a apreciar a história da Estátua e a beleza das imagens em 360 graus”, completa.

Via The New York Times

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares