Tablet

05/07/2014 07h12 - Atualizado em 05/07/2014 07h12

Vulnerabilidade no Android expõe pontos de acesso Wi-Fi; se proteja

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

Especialistas descobriram que smartphones ou tablets Android podem disponibilizar publicamente todas as redes Wi-Fi já conectadas. Um recurso estreado na versão 3.0 do sistema, chamado Preferred Network Offload (PNO) pode tornar visível a lista completa de pontos de acesso wireless memorizados no telefone, gerando sérias preocupações com a privacidade.

Vírus para smartphones Android se propaga através de mensagens de texto 

Galaxy S5 (Foto: Luciana Maline / TechTudo)Android pode disponibilzar os pontos de acesso (Foto: Luciana Maline / TechTudo)


O PNO tem a função de buscar novas redes mesmo que o smartphone ou tablet esteja com a tela desligada, por isso há mais chances de a vulnerabilidade ocorrer quando o dispositivo estiver nesse estado. Ou seja, o usuário pode estar divulgando seus passos para o mundo sem ao menos precisar manusear o aparelho.

Com esse tipo de informação em mãos, uma pessoa mal-intencionada pode descobrir o trajeto diário de alguém, especialmente se os nomes das redes forem óbvios demais – nesses casos, um hacker poderia saber os SSID's de casa e do trabalho sem precisar lançar mão de engenharia social.

O Google foi procurado, mas a companhia se limitou a dizer que ainda estuda uma forma de abordar o caso em futuras atualizações, pois “mudanças no comportamento do PNO afetariam a maneira com que os dispositivos encontram redes escondidas”.

Mesmo assim há como se proteger. Segundo a organização sem fins lucrativos Electronic Frontier Foundation, que desvendou a falha, uma simples mudança de configuração no dispositivo Android pode evitar com que os dados pessoais sejam revelados. Veja como fazer.

Passo 1. Acesse as configurações de seu Android e toque no item “Wi-Fi”;

Acesse as configurações de Wi-Fi (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Acesse as configurações de Wi-Fi (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Abra o menu de configurações no canto inferior direito da tela e selecione a opção “Avançado”;

Vá até o menu de preferências avançadas (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Vá até o menu de preferências avançadas (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Abra o item “Manter Wi-Fi durante inatividade” e escolha “Nunca”.

Desabilite o Wi-Fi durante inatividade (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Desabilite o Wi-Fi durante inatividade (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Lembre-se, porém, que o procedimento deixa o aparelho mais seguro em troca de uma mudança de comportamento: a conexão Wi-Fi será desligada sempre que o smartphone ou tablet estiver inativo. Se a solução vale a pena ou não, cabe ao usuário decidir.

Via The Verge

É seguro acessar Bancos por apps do Android? Como aumentar a segurança? Comente no Fórum do TechTudo


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Monsenhor Razão
    2014-07-05T22:31:42  

    Como dizia Steve Jobs: Nunca se aproxime de uma cabra pela frente, de um cavalo por trás ou de um burro que usa Android por qualquer dos lados. Se você tem um celular com Android e alguém te chamar burro, não ligue, mas continue pastando. Obrigado

    recentes

    populares

    • Monsenhor Razão
      2014-07-05T22:31:42  

      e se voce tem um celular da apple significa que voce é um retardado que só faz o que os outros mandam (no caso, a apple), sob o pretesto de que a apple "cuida" de voce... quer ver um filme, nao pode, quer transferir a musica para outro? nao pode, quer ver o dvd? nao pode, voce nao é autorizado.. tem até um nome para voce, chama-se "SHEEPLE" a mistura de "ovelha" com povo.. bééé... E se voce tem um celular da Micosoft, é por que voce quer ficar no seculo 20. Se voce tem android, e alguem te chamar de burro, nao ligue é apenas mais um SHEEPLE..

    recentes

    populares

    • Monsenhor Razão
      2014-07-05T22:31:42  

      como dizia Jobs, o Android é a UNICA ameaça ao sistema da APPLE, pois é a unica plataforma capaz de produzir produtos de qualidade a preços inferiores, e dando total liberdade ao usuario. Alquem pode comprar um android por R$200 ou por R$3000. e ter total liberdade de usar o que quizer, quando quizer, como quizer... por isso o android tem 88% dos usuarios, a apple tem 10% e a Micosoft, 2%...

  • Sergio Lenzi
    2014-07-05T21:45:20

    eu como acredito que a acesso a internet tem que ser livre, isso ai é uma BENÇAO... Ou voce é daqueles que paga plano de internet e coloca uma SENHA na tua rede para econimizar BANDA da operadora de internet??? sob o pretexto que vao "invadir"tua rede e roubar teus dados???? isso eles já fizeram!!! voce esta apenas economizando a internet que VOCE paga para ser ILIMITADA economizando assim $$$$ da prestadora de internet, pois voce usa NO MAXIMO 10% do tempo... O nome para isso é OTARIO... No brasil há jursidição dizendo que a internet do VIZINHO sem fins lucrativos É GRATIS!!!!

  • Nelson Santana
    2014-07-05T19:55:43

    Tanta tecnologia,mas não protege o principal;vc.da vulnerabilidade..