Internet

21/08/2014 17h00 - Atualizado em 21/08/2014 17h08

4Shared e ListenGo lideram 1 milhão de denúncias de pirataria no Google

Aline Jesus
por
Para o TechTudo

4Shared, ListenGo e outros sites de torrents estão envolvidos em mais de um milhão de pedidos feitos diariamente ao Google para que “links piratas”, com conteúdo protegido por direitos autorais, sejam removidos das buscas. A gigante revelou um relatório de transparência sobre as solicitações de remoção de conteúdo feitas por usuários e companhias com grande frequência. Os números são grandes: só o mês de julho, foram mais de 30 milhões de pedidos de exclusão de URLs das buscas.

Golpe de phishing usa epidemia de ebola para infectar seu PC com vírus

Google recebe 1 milhão de pedidos por dia para tirar ‘link pirata’ (Foto: Pond5)Google recebe 1 milhão de pedidos por dia para tirar ‘link pirata’ (Foto: Pond5)

Os dados são exibidos no Transparency Report (Relatório de Transparência) do Google, online. Nele, é possível visualizar as principais organizações relatoras e os proprietários de direitos autorais que entraram com recursos no último mês. Além disso, indicam quais são os domínios dos links piratas mais comuns, em sites como 4Shared e ListenGo.

“O Google recebe regularmente solicitações de proprietários de direitos autorais e de organizações relatoras - que representam esses proprietários - para remover resultados de pesquisa que supostamente violam direitos autorais. Cada solicitação menciona URLs para remoção, e listamos partes do domínio dos URLs que tiveram a remoção solicitada em domínios especificados”, explicam.

O site tem um registro que inclui mais de 95% das solicitações de remoção de links que quebram leis de direitos autorais desde junho de 2011. Nesses resultados, estão incluídos apenas sites que aparecem na Pesquisa do Google, sem contar outros serviços como YouTube e Blogger. Todos são de reivindicações feitas online. Cartas e fax, portanto não aparecem na lista.

Qual é o melhor antivírus? Opine no Fórum do Techtudo

Ao abrir a parte de “Solicitações de remoção de conteúdo”, do Transparency Report, o usuário poderá visualizar não só dados de “direitos autorais”, como também “de governos”, além de uma pequena introdução falando como funciona. Ao todo, só na área dos direitos autorais, há quase 2300 organizações informantes de infrações e mais de 47 mil domínios específicos sob a mira dos denunciantes.

Confira na tabela abaixo os sites com mais denuncias no último mês (julho):

 listengo.com 611.673
 4shared.com 585.980
 rapidgator.net 522.370
 mp3ler.biz 483.315
 genteflow.com 414.637

Outros nomes aparecem entre os 20 sites com mais pedidos de remoçao, são eles: uploaded.net, myfreemp3.cc, mp3juices.com, waptrick,com, flvto.com, torrentz.pro, myfreemp3.eu, torrenthound.com, extratorrent.cc, vmusic.net, limetorrents.com, torrentx.eu, come.in, chomikuj.pl e conexaomp3.com. A lista completa, com mais de 47,3 mil sites infratores, está disponível no relatório de transparência.

Via Google e Engadget

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares