16/08/2014 07h20 - Atualizado em 16/08/2014 07h20

Android KitKat x Android L: veja em imagens o que muda no sistema

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

Com lançamento previsto para setembro, o Android L inaugura uma nova proposta visual para os produtos da companhia, chamada de Material Design. Disponível por enquanto somente no Nexus 5 – sem considerar a adaptação extraoficial para o Nexus 4 –, o sistema traz novas sombras, animações e uma paleta de cores mais clara para as telas do dispositivo. Confira abaixo as imagens do KitKat e Android L lado a lado, e veja o que muda.

Conheça os aplicativos para Android essenciais para novos usuários

Tela de bloqueio

A fonte Roboto está modificada, dando à tela de bloqueio uma aparência mais limpa. Além disso, não há mais o anel central para destravar o aparelho, nem widgets ou acesso ao Google Now. Três funções básicas são realizadas com arrastões: discador e câmera para os lados e desbloqueio para cima.

Tela de bloqueio do KitKat e do Android L (Foto: Reprodução)Tela de bloqueio do KitKat e do Android L (Foto: Reprodução)




Tela inicial

Na primeira tela, as únicas mudanças estéticas além do novo papel de parede padrão são o novo formato dos botões de navegação e o ícone que leva à bandeja de apps, que está branco. De resto, ícones e pastas permanecem como antes no Google Now Experience Launcher.

Tela inicial do KitKat e do Android L (Foto: Reprodução)Tela inicial do KitKat e do Android L (Foto: Reprodução)


Bandeja de apps

Aqui também quase não há modificações, a não ser pelos botões de navegação. Indicador de páginas, tamanho dos ícones e transparências permanecem inalteradas.

Bandeja de aplicativos do KitKat e do Android L (Foto: Reprodução)Bandeja de aplicativos do KitKat e do Android L (Foto: Reprodução)


Teclado

No teclado padrão, porém, as mudanças voltam a ficar evidentes. As cores são outras, assim como o espaçamento entre as teclas, que não têm mais divisões.

Teclado do KitKat e do Android L (Foto: Reprodução)Teclado do KitKat e do Android L (Foto: Reprodução)

Multitarefa

O acesso aos apps abertos está bem diferente. Embora ainda em forma de cards, as janelas agora se organizam em cascata, dando a profundidade característica do Material Design. Tudo está centralizado, mas o fechamento continua sendo feito com arrastões para os lados. A promessa também é que atividades de apps, e não necessariamente apps completos, estejam acessíveis por lá – esse recurso, porém, ainda não está disponível do Developer Preview.

Multitarefa do KitKat e do Android L (Foto: Reprodução)Multitarefa do KitKat e do Android L (Foto: Reprodução)


Configurações

O menu de configurações mudou de cor, e agora está com uma paleta clara, com tons em verde similar aos do novo teclado. A organização geral das informações permanece quase sem alterações, mas um novo campo de busca permite filtrar item por item.

Menu de configuração do KitKat e do Android L (Foto: Reprodução)Menu de configuração do KitKat e do Android L (Foto: Reprodução)


Notificações

Essa é outra área que recebeu redesenho. Os cards aparecem espaçados e invadem a tela com sombreados que dão, de novo, a impressão de profundidade do Material Design. O branco também é muito mais usado em detrimento do cinza do KitKat.

Notificações do KitKat e do Android L (Foto: Reprodução)Notificações do KitKat e do Android L (Foto: Reprodução)


Configurações rápidas

Os atalhos de configurações não estão mais “atrás” das notificações, como no Kitkat, mas logo acima. Uma pequena janela reúne poucos itens, como Wi-Fi, Bluetooth e o novo modo “Não Perturbe”, já o perfil do usuário e o botão para as configurações estão na barra superior. O Controle de brilho ganhou destaque também, logo embaixo do relógio.

Menu de configuração rápida do KitKat e do Android L (Foto: Reprodução)Menu de configuração rápida do KitKat e do Android L (Foto: Reprodução)


Discador

Um dos poucos apps a terem sido atualizados para o Material Design na versão de testes do Android L, o discador está completamente diferente. Há mais espaço entre as teclas, o botão de chamada “flutua” sobre o teclado e o acesso às configurações avanças mudou do canto inferior direito para o campo de digitação. Além disso, o tom de azul está diferente.

Discador do KitKat e do Android L (Foto: Reprodução)Discador do KitKat e do Android L (Foto: Reprodução)

O Android L vai bater o iOS? Opine no Fórum do TechTudo

Calculadora

Outro app também já redesenhado é a calculadora, que também está sem separador entre os números e ganhou novas cores. Os cálculos mais avançados agora não aparecem somente no modo de paisagem, pois podem ser acessados com um arrastão da direita para a esquerda.

Calculadora do KitKat e do Android L (Foto: Reprodução/@evleaks)Calculadora do KitKat e do Android L (Foto: Reprodução)



Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Wagner Oliveira
    2014-08-16T12:45:32

    Esses tres botoes da base são horriveis, nota 0 pro cara que criou isso e não muda.

  • Fernando Kusaba
    2014-08-16T12:22:36

    Não vi nada demais. Só mudanças estéticas como cor e sombreado.

  • Vinicius Oliveira
    2014-11-14T09:54:49

    Esse pessoal que quer inovação, pesquisem mais e irão ver q a substituição do Dalvik pelo ART é a principal inovação, nessa versão do android. Aqui no techtudo eles não aprofundam no assunto.

  • Diego Ferrarini
    2014-08-16T10:53:20  

    Daki uns 5 anos a samsung libera essa versão para os Galaxys!! kkkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Diego Ferrarini
      2014-08-16T10:53:20  

      Só que com TouchWiz...

  • Freejack Bra
    2014-08-17T09:53:19  

    Até parece que se acrescentar ou retirar alguma coisa alguém vai notar, só o básico já basta, velocidade na navegação e em apps, uma boa câmera e uma bateria que dure, só isso faz um smartphone bom, renovar OSes sem pensar nos aparelhos não há vantagem alguma

    recentes

    populares

    • Freejack Bra
      2014-08-17T09:53:19  

      Não. Renovar o OS pode mudar muito. Se a fabricante acha que o Android não está suficiente, ela pode mudar! O Android é um sistema aberto, e todos podem fazer modificações. Se, por exemplo a Samsung achar que falta a TouchWiz, ela coloca no Android L para o Galaxy S6! Se a Sony achar que precisa da interface dela, coloca!

  • Mateus Souza
    2014-10-08T13:19:10

    Pelo menos ele ficou mais rápido? Se não ficou, não vale a pena.

  • Joubert Vasconcelos
    2014-08-16T23:48:51  

    Esperava mais. Mas não "mais do mesmo". Totalmente desapontado. Mania de mudar apenas o visual. Quem gosta de ficar trocando de roupa é mulher em loja de shopping. Cadê mais tecnologia? Cadê mais funcionalidades? Cadê novidades de verdade? Ninguém mais consegue inovar em nada?

    recentes

    populares

    • Joubert Vasconcelos
      2014-08-16T23:48:51  

      Esta é uma matéria que queria mostrar o que muda visualmente. Se você quer saber o que muda de verdade no Android, sugiro outras fontes porque aqui no Techtudo não vai encontrar coisa mais aprofundada do que isso aí não.

    recentes

    populares

    • Joubert Vasconcelos
      2014-08-16T23:48:51  

      O TechTudo nunca mostra o que mudou de verdade. Aqui você não acha nada não. Eles só mostram o que mudou no design. Se quiser saber, acho que a única maneira é comprar um Nexus.

  • Evandro Gomes
    2014-08-17T08:28:11

    Vou continuar com o incomparável e incompatível (com tudo) apple.

  • Cicero Silva
    2014-08-17T00:49:17

    Impressionante como as coisas estão muito copiadas uns dos outros... no final das contas quem fica sem é o consumidor final!!! o Android evoluiu bastante, só que nada tão impressionante, porem a Apple também nunca mais impressionou como no tempo do Steve JOBS.

  • Paulo Moreira
    2014-08-16T23:59:27

    Só a escolha das cores lembra o IOs. E que eu saiba a Apple não inventou nenhuma cor, é simples escolha. A propósito, as principais vantagens do Android L passam longe do visual. A substituição do Dalvik pelo ART é a maior inovação.

  • Andrei Macedo
    2014-08-16T23:09:31

    Os Fanboys da Apple estão fazendo o que aqui num post sobre Android??

  • Sinceridade
    2014-08-16T19:29:36  

    Mil vezes o WP 8.1 rsrsrs Android é lixeira, tudo da google é lixeira.

    recentes

    populares

    • Sinceridade
      2014-08-16T19:29:36  

      So vi mudança nas cores de fundo.. rs. wp wins

    recentes

    populares

    • Sinceridade
      2014-08-16T19:29:36  

      Tudo da google é lixeira né bonitão? Não usa o chrome? não usa o Youtube? Não usa a ferramenta de pesquisar?

  • Lindemberg Lyra
    2014-08-16T22:07:20

    Android só melhora a cada dia. Pessoal que fica falando de iOS, dá uma olhada na última atualização deles pra ver a quantidade de coisas que copiaram do android, depois volte aqui pra conversar...

  • Julio Ferreira
    2014-08-16T21:59:39

    Cada Vez mais parecido com o iOS...

  • Alexandre F
    2014-08-16T21:58:25

    Vocês falam muito de Android, Samsung entre outros! A única verdade é que tudo isso não passa de plágio da APPLE. Não fou 1 fã idiota que irá defender a APPLE como se nada mais valesse a pena, mas sinceramente, teria vergonha de tanta cópia ! Beira ao rídículo.

  • Jorge Ribeiro
    2014-08-16T21:55:37

    Aguardando ansiosamente a tão prometida melhora na segurança, principalmente em caso de roubo. Achei que dessa vez eles arrumariam espaço para informar a Operadora dos números adicionados aos contatos.

  • Renan Carmo
    2014-08-16T17:22:17

    muita mudança msm... tirando o teclado mudaram pra pior... isso na estetica neh, nao sabemos com ele vai rodar ainda

  • Wesley Campos
    2014-08-16T20:32:34

    Que quer chegar perto do IOS 7

  • Wesley Campos
    2014-08-16T20:31:44

    Depois da Sansung lançar o Galaxy alpha que é copia do iPhone, agora é a vez da Google lançar o Andróid KitKat

  • Lourival Everton
    2014-08-16T19:22:44

    adorei as mudanças,espero que venham mais

  • Thiago Lourenço
    2014-08-16T16:46:20

    Nossa que mudança fantastica pelo amor de deus perdi tempo lendo isso sem contar que muitos não vou ter isso pq os fabricantes customiza o android

  • Duilio Moraes
    2014-08-16T14:21:15

    Não entendi o 'revolucionar' da manchete... foi ironia, e por isso está entre aspas simples?

  • Natália Castro
    2014-08-16T14:15:56

    Sinceramente achei tudo muito claro, o multi tarefas está um tanto esquisito, mas eu curti bastante o teclado. Joia essa mudança! De resto, acho que poderia ser menos branco!

  • Felippe Pataro
    2014-08-16T12:46:45

    então veras se a mudança e somente visual, apos a experiência vc fala melhor sobre o sistema!